+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Diferenças entre SaaS e Cloud Computing: qual escolher?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Cloud Computing se tornou um conceito muito popular com o decorrer da última década, visto que houve um crescimento exponencial na digitalização da informação. Mas, mesmo sendo tão conhecida, há uma grande variedade de termos e tecnologias provenientes da Nuvem que até os profissionais mais experientes acabam se confundindo.

Dado o contexto, muitas organizações ligadas à transformação digital têm uma dúvida em comum: quais as diferenças entre SaaS e Cloud Computing, já que ambas têm  diversas características parecidas, como o armazenamento de dados em servidores virtuais e a facilidade de acesso por meio qualquer dispositivo conectado à internet.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você tenha uma perspectiva mais ampla sobre cada tecnologia e como escolher entre SaaS e Cloud Computing com base nas necessidades de sua empresa. Continue a leitura do artigo para conferir!

O que é Cloud Computing?

Como você já deve ter ouvido falar, Cloud Computing é um amplo conceito que abrange inúmeras aplicações a diferentes modelos de negócio, tanto para uso interno quanto para oferta de serviço pelas empresas.

De forma resumida, a Nuvem é qualquer modo de prover demandas tecnológicas por meio da internet, isto é, que não estejam presas a um ambiente físico específico. É correto afirmar que recursos como armazenamento, servidores, redes, comunicações e todo tipo de aplicações realizadas no âmbito digital integram a Cloud Computing.

Esses modelos são usados para inúmeras funções dentro e fora de uma organização, podendo ser contratados para uso remoto, flexível e adaptável às necessidades tecnológicas específicas de cada empresa.

Um exemplo básico sobre sua presença nas empresas é o caso dos softwares de gestão integrados à Nuvem, muito conhecidos como ERPs. Essas soluções são usadas para automatizar processos, facilitar o cotidiano de trabalho e gerar dados mensuráveis, tudo de forma remota e escalável graças à acessibilidade proporcionada pela Cloud.

O que é SaaS?

Se a Cloud Computing é a “mãe” de uma “família” de tecnologias, certamente o SaaS (Software as a Service) pode ser considerado um “filho”, ou seja, um recurso que está inserido na Nuvem, mas é especificamente voltado para a execução de aplicações por meio da internet para gerar produtividade.

Com foco na rodagem de aplicativos remotamente, o SaaS permite que softwares sejam executados a partir de uma estrutura fornecida por um provedor, no qual são realizadas todas as partes de armazenamento de dados, edição e computação. Dessa forma, uma empresa pode rodar softwares sem precisar instalá-los localmente em suas máquinas.

Com isso, a organização gera uma significativa economia de recursos, visto que pode “enxugar” sua infraestrutura substituindo equipamentos robustos e gastadores de recursos, como um Data Center, por uma disposição de espaço de trabalho muito menor. Os colaboradores podem acessar qualquer programa por meio de computadores mais simples ou até de dispositivos móveis, independentemente de quão pesado ou complexa ele seja.

As questões relativas ao licenciamento de software também são positivamente influenciadas pelo SaaS, já que a empresa não precisará gastar com licenças ou arcar com custos de atualização sempre que os sistemas forem atualizados com novos recursos.

A organização só precisa pagar por uma assinatura recorrente e personalizável conforme as ferramentas que necessita. No formato do SaaS, as atualizações dos programas são implementadas pelo próprio desenvolvedor e disponibilizadas de forma imediata no provedor contratado.

Quais as diferenças entre SaaS e Cloud Computing?

Se você ainda tem dúvidas sobre quais as diferenças entre SaaS e Cloud Computing, pense da seguinte forma: Cloud é o todo, enquanto SaaS é uma parte. Qualquer aplicação em SaaS depende da Cloud para entregar seus serviços, mas a Cloud não precisa do SaaS para existir.

Nesse momento do mercado, em tempos de transformação digital, evolução tecnológica acelerada e mudanças cada vez mais rápidas nas demandas do mercado, a Cloud Computing se mostra como uma verdadeira aliada do universo corporativo. Sua versatilidade é capaz de atender a inúmeras necessidades das organizações modernas, provendo armazenamento e computação remota.

O SaaS, por sua vez, é uma das alternativas mais eficientes, econômicas e viáveis de aproveitamento da Cloud pelas empresas. Como já mencionamos, nesse modelo é possível reduzir a infraestrutura de servidores e usufruir de softwares que proporcionam mobilidade, economia e produtividade ao negócio.

Não importa qual seja o porte ou segmento de atuação que a empresa está inserida no mercado, o fato é que a equipe de TI deve estar devidamente preparada para lidar com os dois conceitos em seu cotidiano de trabalho. O alinhamento à transformação digital é o que sustentará as organizações nos próximos capítulos dessa jornada tecnológica que estamos vivendo.

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre Cloud Computing, SaaS e novas tecnologias.

Como optar pela escolha ideal?

Antes de finalizarmos, vale ressaltar os pontos positivos pelos quais o SaaS e Cloud Computing foram consolidados no mercado na última década.

As vantagens da Cloud Computing

Se você é uma pessoa antenada com as novidades que circundam o vasto universo da inovação digital, deve ter familiaridade com o termo Indústria 4.0, não é verdade? Pois bem, só este fato, por si só, já é suficiente para provar que a Nuvem tem grande poder dentro de modelos de negócio que investem pesadamente em tecnologia.

Os recursos proporcionados pela Cloud criaram um no qual atualização, manutenção e análise de dados integram um ambiente de trabalho perfeito, permitindo que profissionais de TI foquem seu intelecto e energia em aspectos mais estratégicos.

A princípio, acreditava-se que a Nuvem ficaria limitada a uma tecnologia de armazenamento remoto. De fato, sua forma de guardar dados corporativos sem que sua capacidade dependesse do tamanho de sua estrutura física foi algo inédito em um passado não muito distante. Mas, os anos passaram, e a Cloud se tornou um sofisticado conjunto de soluções não apenas para ampliar a capacidade de armazenamento, mas também proporcionar economia, escalabilidade e eficiência.

Substituindo os modelos de servidores tradicionais que exigiam investimentos iniciais significativos e muito planejamento, a Nuvem só precisa de uma estrutura mínima e algumas configurações para que a empresa tenha tudo o que precisa ao seu alcance em poucos minutos.

As vantagens do SaaS?

Quando se trata de SaaS, produtividade é a palavra-chave. Seus benefícios suprem a uma grande variedade de necessidades das empresas modernas, trazendo economia financeira ao eliminar despesas com licenciamento de softwares por planos de assinatura personalizáveis de acordo com as ferramentas necessárias.

Sua conexão e execução de aplicativos diretamente da Nuvem traz mobilidade para a empresa e permite que os colaboradores usufruam de sistemas complexos mesmo em computadores mais simples. E isso é crucial em um período em que o home office tem se mostrado como um formato de trabalho muito eficiente e viável tanto para as organizações quanto para os próprios funcionários.

O que queremos dizer é que uma das maiores vantagens do SaaS é que esse tipo de serviço ajuda a desenvolver um ambiente de trabalho muito mais homogêneo. Um profissional pode fazer login em sua conta de acesso ao software e aos recursos de que precisa para realizar suas funções diárias, independentemente de qual dispositivo use ou onde quer que esteja.


Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre as diferenças entre SaaS e Cloud Computing, embora sejam conceitos parecidos, as duas tecnologias se complementam e proporcionam uma infinidade de vantagens para as empresas modernas. Também mostramos o que levar em consideração ao optar pela alternativa mais adequada às demandas de sua organização.

Ainda está em dúvida em relação a qual tecnologia escolher para suprir as necessidades de seu negócio? Então entre em contato com a equipe da Engine para conhecer as melhores soluções em SaaS e Cloud Computing do mercado

Veja também