• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Infraestrutura, ERP na Nuvem]

    Como a digitalização favorece a segurança na indústria de alimentos

    20 de Dezembro de 2023

    Os desafios que a indústria de alimentos enfrenta nesta década não são poucos, muito menos simples. Se não bastasse a pandemia do novo Corona vírus, quando a segurança alimentar nunca esteve tão em voga como agora, há outros obstáculos a vencer, como, por exemplo, o cumprimento de legislações cada vez mais regulatórias e rígidas sobre segurança e qualidade alimentar

    . Além disso, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o crescimento da população mundial exigirá em 2050 um adicional de 70% na produção de alimentos e bebidas, se comparado aos números de hoje, para atender a um mercado cada vez maior e, principalmente, mais exigente.

    Para se ter alguma ideia do tamanho destes desafios e do quanto as empresas estão investindo e trabalhando para superá-los, basta pontuar que entre os anos de 2013 e 2018 as ações de recall na indústria de alimentos cresceram nada menos do que 10%, segundo dados da norte-americana Food & Drug Administration (FDA). Isso significa que o setor está respondendo às suas necessidades e se adequando aos novos tempos. 

    Investimentos pesados em tecnologia e digitalização é a resposta que a indústria de alimentos encontra para alcançar seus objetivos e vencer seus desafios, entregando ao consumidor justamente o que ele exige: qualidade e saúde. Mas como a digitalização favorece a segurança na indústria de alimentos? É o que a Engine responde neste conteúdo. Saiba o que é e como favorece sua empresa, lendo o artigo até o fim!

    O que é digitalização?

    Digitalizar nada mais é do que tornar um processo digital. Ou seja, eliminar o processo analógico, inserindo-o no meio digital. Para que utilizemos todo o potencial da Internet das Coisas (IoT), que possibilita análises em tempo real, é fundamental que os processos estejam integralmente digitalizados, oferecidos por meio digital. Quando você digitaliza um documento, por exemplo, significa que você passa a ter acesso a ele não apenas fisicamente, em papel, mas também em seu computador, a um clique do mouse. 

    Portanto, a transformação digital das empresas da indústria de alimentos passa necessariamente pela digitalização de seus processos. 

    A transformação digital na indústria de alimentos

    Nada menos do que 66% de tudo que é desperdiçado na indústria de alimentos ocorre entre a produção e o varejo, garante a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).  Além disso, um pequeno erro, mesmo um descuido, ou ainda uma inconsistência, são capazes de gerar problemas enormes para uma empresa, com a necessidade de instituir um recall, perdas financeiras e, o que pode ser inevitável, uma grave crise de imagem.

    Como cuidar da produção de uma forma tão eficiente de modo que se evite situações como estas? Como estabelecer controles profundos e assertivos? A transformação digital é a resposta para estas perguntas. E a digitalização é o meio para garantir a segurança na indústria de alimentos.

    Na verdade, um mundo absolutamente conectado não permite mais ações reativas, ou seja, tentar entender o problema depois que ele acontece. É preciso se antecipar, evitando falhas e identificando-as logo no início do processo, quando ainda não causam prejuízos contundentes e estão muito longe da mesa do consumidor.

    Quando uma empresa se transforma digitalmente, adere a indústria 4.0 e assume essa necessidade, a produção é toda interligada e isso permite que tudo seja controlado a um clique do mouse. Todo o processo, de ponta a ponta, é controlado em tempo real, e remotamente, identificando gargalos, inconsistências e erros muito rapidamente, de forma automatizada.

    Quais as vantagens de digitalizar dados e processos?

    A digitalização de dados garante algumas vantagens à indústria de alimentos, como: 

    • A utilização da expertise humana aliada a modernos softwares (big data) permite, por exemplo, a manutenção preventiva de um equipamento que está prestes a apresentar algum tipo de defeito, possibilitando o acerto e evitando desperdício e prejuízos.
    • É possível investir em sistemas de rastreabilidade ativa, uma demanda cada vez maior da legislação e, ainda, dos próprios consumidores. É possível, por exemplo, identificar produtos com problemas antecipadamente, antes de eles chegarem ao mercado consumidor, evitando recalls de lotes inteiros. A rastreabilidade permite processos transparentes.
    • É possível estabelecer um histórico de produção dos produtos, permitindo um controle muito maior de todo o processo.
    • Aumento direto na capacidade de produção, com investimento na qualidade dos produtos. Utilização de máquinas cada vez mais inteligentes, eficientes e automatizadas.
    • Redução do desperdício.
    • Redução de custos.
    • Diminuição de impactos ambientais.
    • O uso de análises profundas, inclusive por meio da Inteligência Artificial (IA), é um dos maiores impulsionadores da transformação digital. E isso só é possível por meio da digitalização.
    • Maior produtividade.
    • Permite controles absolutos relacionados à segurança do alimento.

    Como a digitalização impacta na segurança da indústria de alimentos

    Você já deve ter percebido o impacto gigantesco que a transformação digital tem sobre qualquer setor industrial, ainda mais na indústria de alimentos, certo? Os impactos são igualmente sentidos na qualidade dos produtos, nos controles de processos, na produtividade e, sobretudo, na segurança dos alimentos.

    A partir do momento que toda a produção é controlada, os alimentos se tornam mais seguros para o consumidor. Um ótimo exemplo de como os controles turbinam a segurança é o controle automatizado do tempo e da temperatura da produção de um determinado produto. O tratamento térmico tem tudo a ver com a qualidade do alimento e, claro, com sua segurança também, pois esse controle automatizado permite alcançar exatamente os resultados esperados. Mais do que isso: indica se algo estiver fora do comum. Um sistema automatizado identifica se há algum erro e o corrige automaticamente. 

    Controles rígidos oferecem muito mais segurança. Dá para imaginar a importância e o alcance disso em toda a cadeia produtiva da indústria de alimentos, da produção ao armazenamento, chegando até mesmo à prateleira do supermercado.

    A Engine está pronta para transformar digitalmente sua empresa

    Com mais de 25 anos de atuação, a Engine é especialista na transformação digital da indústria alimentícia. Oferecemos as melhores soluções de gestão empresarial de classe mundial, ajudando na transformação digital de sua empresa. Isso significa que nosso modelo de referência garante processos seguros, sustentáveis e informações ágeis entre as áreas estratégicas do negócio para a tomada de decisões.

    A implantação de soluções de negócios, como o SAP, traz melhorias de processo, compliance e governança. Especificamente na indústria de alimentos estas soluções se convertem em produtividade, melhores resultados e segurança. Além de soluções de software de gestão especialistas, oferecemos ERP SAP para a indústria de alimentos

    Fale agora com um de nossos especialistas e saiba o que podemos fazer para transformar digitalmente sua empresa! Venha conversar conosco.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄