• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Empresa Inteligente]

    Quais departamentos enxergam mais resultados com SAP S/4HANA?

    11 de Abril de 2024

    É fato que, cada vez mais, as empresas estão caminhando de encontro a uma abordagem digitalizada e, de acordo com o Índice Transformação Digital Brasil 2023 (ITDBr), produzido pela PwC e pela Fundação Dom Cabral (FDC), 93% das companhias entrevistadas fizeram mudanças nas áreas de automação e processos digitais nos últimos 5 anos. A tendência é que esse movimento continue ganhando força nas operações administrativas.

    Segundo o mesmo relatório, independentemente de serem grandes ou pequenas, todas as empresas que fizeram parte do levantamento demonstram espaço significativo para melhorias em sua trajetória de digitalização.

    É nesse cenário que soluções, como o SAP S/4HANA, se consolidam como um caminho seguro para os que estão nessa trilha. O software de gestão da SAP reúne o que há de mais moderno em gestão digital, promovendo máxima qualidade e eficiência nos processos operacionais e administrativos, além de possuir as features específicas para integrar os diferentes setores de uma organização. 

    SAP S/4HANA: Um ERP capaz de integrar estratégias na nuvem

    Com o mercado cada vez mais inclinado à digitalização, investir em recursos para aprimorar a qualidade e eficiência torna-se uma questão de sobrevivência corporativa. O SAP S/4HANA surge então como uma ferramenta necessária para manter a organização sempre atualizada e preparada para o novo mercado, possibilitando uma experiência mais evoluída e conectada.

    Mesmo não sendo uma criação recente, o software tem operado verdadeiras transformações nos processos internos e na rotina dos colaboradores. Entre os maiores benefícios citados pelos entrevistados em utilizar o sistema de gestão estão a melhora na segurança de TI (33%), o aprimoramento na produtividade das equipes de tecnologia, e a simplificação e padronização da infraestrutura tecnológica e plataformas de aplicativos (ambas com 27%).

    Maior controle e agilidade também foram observados entre as vantagens: para 24% dos respondentes, o SAP S/4HANA proporciona às unidades maior controle sobre a aquisição de soluções, enquanto para 23%, promove mais agilidade e resiliência dos negócios.

    O ERP em nuvem da SAP ainda provou direcionar a transformação digital (22%), melhorar a conformidade com regulamentos setoriais e geográficos (22%), além de aprimorar o tempo de introdução ou expansão para novos segmentos do mercado (21%).

    Complementar a todas essas mudanças, 20% dos entrevistados notaram que o SAP S/4HANA reduz os custos de maneira geral, melhora a experiência do usuário e habilita o acesso remoto, uma funcionalidade primordial para os negócios modernos. Sem mencionar que transfere do modelo de custo capex para opex (18%).

    Como o SAP S/4HANA impacta diferentes departamentos de uma organização

    Os recursos do ERP SAP promovem inteligência e eficiência em todas as áreas da organização, beneficiando a empresa como um todo. Com o software, a companhia desenvolve e aprimora a sua gestão, obtendo excelentes resultados. Abaixo, falaremos detalhadamente sobre alguns desses impactos direcionados a cada departamento:

    Recursos Humanos

    Aplicado aos Recursos Humanos, a solução possibilita gerenciar todo o quadro de funcionários de forma eficiente e precisa, favorecendo a liderança. Seu sistema inclui módulos para gerenciamento da folha de pagamento, além de recursos para gestão de talentos, recrutamento, seleção e benefícios. Entenda mais sobre como ele auxilia a otimizar os processos nesse setor:

    • Gestão humanizada do capital humano

    Por ser um ERP personalizável, o SAP S/4HANA oferece experiências únicas e individualizadas. Assim, com um ambiente de trabalho mais personalizado, as operações tornam-se mais produtivas e satisfatórias. O software ainda fornece informações precisas para os gestores compreenderem as necessidades, os métodos de trabalho e as motivações de cada colaborador. Além de oferecer o empoderamento individual, graças às suas funcionalidades via nuvem.

    • Revoluciona a gestão com SAP SuccessFactors HXM

    Com os recursos integrados de inteligência artificial, o SAP S/4HANA coloca as pessoas no centro das operações. O RH torna-se mais descomplicado e a gestão de talentos otimizada. KPIs de produtividade, turnover, permanência de talentos e absenteísmo… tudo isso passa a ter embasamento técnico, resultando em tomadas de decisões mais firmes e assertivas.

    E por falar em tomada de decisão, com o SAP SucessFactors HXM, do SAP S/4HANA, é possível ter acesso ao histórico do colaborador, people analytics e gestão de desempenho, além de automatizar o compliance, para maior tranquilidade e conformidade com as regulamentações em constante atualização.

    • Maximizando a eficiência colaborativa

    O SAP S/4HANA promove a eficiência colaborativa, permitindo que as equipes cooperem juntas no mesmo projeto. As operações e formas de trabalho se tornam mais dinâmicas, aprimorando a rotina corporativa, resultando em crescimento e impulsionando novas oportunidades, afinal, as possibilidades na gestão de pessoas são muitas. 

    E-book | Inteligência emocional e os estilos de liderança

    Financeiro e Contabilidade

    O SAP S/4HANA também promove melhorias na área financeira e contábil. Por meio de seus recursos avançados, CIOFs conseguem ter uma visão ampla das finanças, o que lhes dá maior controle e segurança para a tomada de decisão. Veja a seguir:

    • Análise em tempo real:

    Com o SAP S/4HANA, todas as operações podem ser observadas em tempo real, gerando insights mais rápidos. Desse modo, é possível identificar de forma ágil e precisa onde é preciso investir, além de realizar previsões ou gerenciar possíveis crises no momento em que são identificadas.

    • Automação de processos

    Tarefas financeiras repetitivas, como reconciliação de contas e fechamento financeiro, podem ser automatizadas. Isso gera um aperfeiçoamento nas operações, além de uma notável redução no tempo gasto com processos morosos e manuais.

    • Previsão e planejamento financeiro

    A ferramenta do SAP ajuda na elaboração de orçamentos mais precisos e na identificação de oportunidades de economia. Ou seja, com esse ERP na nuvem é possível realizar uma alocação de recursos mais adequada e inteligente.

     Guia  O planejamento eficiente do CFO em 2024

    Supply Chain e Logística

    Os recursos do ERP SAP elevam as operações logísticas a outro patamar: com ele, toda a cadeia de suprimentos (isso é, design, produção, armazenamento, expedição e distribuição) é aprimorada, com redução dos custos operacionais. Entenda mais abaixo:

    • Resiliência e sustentabilidade para a cadeia de suprimentos

    O SAP S/4HANA oferece recursos que favorecem o crescimento sustentável: com o software, é possível aprimorar a cadeia de suprimentos, e conectar sistemas e processos, para desenvolver produtos e soluções mais sustentáveis e recicláveis.

    • Gestão de Pedidos

    O processo de pedidos ganha um reforço poderoso com o SAP S/4HANA: da entrada à entrega do item, o software automatiza toda a operação, contribuindo para uma gestão de pedidos mais eficiente e uma redução importante nos prazos de entrega.

    • Rastreabilidade de Produtos 

    Além disso, torna-se possível rastrear todos os produtos, a qualquer tempo e de qualquer lugar, independente da etapa em que estão na cadeia de suprimentos. Isso certamente garante movimentações e deslocamentos mais seguros, além da conformidade regulatória  dos produtos.

    Produção e Manufatura

    O software também traz impactos à cadeia de produção: os processos integrados e as funcionalidades avançadas do SAP S/4HANA Manufacturing, por exemplo, permitem uma gestão otimizada e eficiente dos recursos, além de um planejamento assertivo e aprimorado.

    Suas ferramentas viabilizam a produção, interferem positivamente nas operações e resultam em uma atuação mais inteligente, um controle de qualidade aprimorado e em produtos de maior qualidade, que irão suprir - ou ainda superar - as expectativas do consumidor. Veja mais sobre esses impactos:

    • Gestão de produção integrada 

    Com a visão unificada e em tempo real das operações, a produção se torna homogênea e assertiva. Recursos, mão de obra, materiais necessários à produção, máquinas e equipamentos de apoio, todos esses ativos passam a trabalhar de forma coordenada, potencializando a produção e minimizando os períodos de inatividade.

    • Planejamento da produção avançado 

    O SAP S/4HANA permite um planejamento completo e abrangente, que considera as restrições de capacidade e disponibilidade de material, integra roteiros e listas técnicas e programa  toda a produção de acordo com o mercado e a demanda do cliente. Seus algoritmos avançados otimizam os cronogramas e maximizam a utilização de recursos, preservando a saúde financeira da empresa.

    • Manutenção Preditiva

    Com a manutenção preditiva e os dados em tempo real do SAP S/4HANA, falhas de equipamentos podem ser previstas e evitadas a tempo. Assim, antes que qualquer ferramenta ou máquina apresente defeito, é possível programar a manutenção, minimizando o tempo de inatividade não planejado, aumentando a confiabilidade do equipamento e favorecendo o cumprimento de prazos e o bom fluxo de trabalho.

    A plataforma oferece ainda suporte para a inclusão de tecnologias como RPA (automação de processos robóticos), que aprimora ainda mais toda a tratativa.

    Como a Engine integra toda a inteligência do SAP S/4HANA em sua organização 

    Como podemos ver, o SAP S/4HANA traz resultados positivos para muitos departamentos. Porém, a sua implementação demanda tempo, recursos e esforços, além de conhecimento técnico e experiência.

    Nesse cenário, a contratação de um parceiro pode ajudar a empresa a simplificar a operação e obter os resultados que tanto almeja. A Engine, parceira gold da SAP, é a solução ideal para as companhias que precisam criar um ambiente mais inteligente e integrado, e elevar sua eficiência através do SAP S/4HANA.

    Há 13 anos no mercado, a Engine possui uma abordagem focada em resultados, e conta com equipe multidisciplinar, cessão de propriedade da fonte, gestão de projetos e PMO, bancos de APIS e fontes próprios, métodos ágeis, processos e procedimentos eficazes, além de conhecimento especializado e qualidade assegurada.

    Deseja desfrutar de todas as vantagens de digitalizar sua empresa, garantir melhorias que vão da segurança de TI à experiência do usuário, além de obter impactos positivos na área de recursos humanos, no departamento financeiro, no setor de logística ou na cadeia produtiva? A Engine é a resposta certa!

    Entre em contato com os nossos especialistas, entenda mais sobre o SAP S/4HANA e dê agora o próximo passo em sua jornada de inovação.

     

     

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄