• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    ERP industrial: por que aplicar também no setor farmacêutico?

    20 de Dezembro de 2023

    Entenda o valor do ERP industrial para um dos setores mais complexos e regulamentados

    Em 2018, ao menos 7% de todas as advertências aplicadas a empresas farmacêuticas nos EUA foram relacionadas a problemas de conformidade, segundo relatório oficial divulgado pela FDA. É por essas e outras que a indústria farmacêutica é considerada uma das – se não a – mais complexa devido à rigorosa regulamentação. Sendo assim, o setor demanda precisão e eficiência em todos os processos da cadeia. 

    Extrair o máximo potencial de um ERP industrial abre um mundo de possibilidades para obter ganhos reais em performance, além de simplificar operações inteiras. O valor do ERP industrial para o setor farmacêutico se expressa em diversos âmbitos, entre eles:

    ERP industrial para gerenciamento logístico

    Os sistemas ERP industriais oferecem uma abordagem integrada da gestão logística, oferecendo visibilidade e controle em tempo real sobre toda a cadeia de abastecimento e entrada e saída de produtos farmacêuticos – da aquisição de matéria-prima à fabricação e distribuição. Nesse contexto, a ERP industrial estabelece um fluxo contínuo de informações, promovendo agilidade na resposta às demandas do mercado e colaborando para mitigar erros. Veja mais caminhos inovadores para ERP na logística farmacêutica clicando aqui.

    ERP industrial para conformidade

    É com um ERP industrial que empresas do setor farmacêutico têm alinhado o negócio aos regulamentos com documentações automatizadas, rastreabilidade e recursos completos para gerar relatórios importantes para manter o negócio à frente das eventuais mudanças regulatórias – tudo isso com suporte de tecnologias como a nuvem e a integração à Inteligência Artificial. Como sinaliza a própria SAP, em site oficial: 

    “Da segurança cibernética às regulamentações comerciais e ao RH, as empresas modernas enfrentam uma gama crescente de regulamentações globais. Os sistemas ERP na nuvem não só gerenciam e atualizam as regulamentações de conformidade global em tempo real, como também podem ajudar na configuração de processos automatizados e atualizações de processos em resposta às constantes mudanças nas regulamentações”.

    ERP industrial para análise de dados

    Você já deve ter ouvido falar sobre o valor dos dados, considerados hoje em dia como “o novo petróleo”. E, de fato, a indústria farmacêutica movimenta ao menos 30% do volume de dados do mundo inteiro, segundo estudo da PwC. Para gerenciá-los de forma segura e descomplicada, é comum a aplicação de um ERP industrial.

    O ERP industrial capacita as empresas farmacêuticas com recursos analíticos avançados, transformando dados brutos em insights importantes para novas estratégias e planos de ação. Do monitoramento dos principais indicadores de desempenho à previsão de tendências de mercado, a tomada de decisões baseada em dados torna-se uma realidade, orientando seu negócio em direção a um crescimento sustentável e constante. Um exemplo é o SAP Analytics Cloud, que pode ser aplicado a todos os níveis de uma mesma organização para fornecer insights de valor para o negócio.

    ERP industrial no relacionamento com o cliente

    Basta uma experiência ruim para que quase 80% das pessoas abandonem uma marca ou serviço, indica pesquisa desenvolvida recentemente pela Bloomreach. Com um ERP de nível industrial, é possível aplicar, mesmo em um setor tão complexo quanto o farmacêutico, a personalização de produtos e serviços, a aproximação com o cliente e respostas mais ágeis em relação às necessidades e transformações no consumo. “Isso ajuda a nutrir relacionamentos com clientes além da transação inicial, fornecendo serviços e suporte personalizados”, afirmam especialistas da SAP ao analisar o potencial do ERP para melhorar os índices de satisfação do cliente.

    Com uma operação industrial baseada em um ERP qualificado, o seu negócio fica pronto para integrar novas tecnologias, como Robótica e IA, e aumentar o nível competitivo com maior capacidade de inovação em produtos e serviços.

    “Em um ERP para e-commerce, por exemplo, a inteligência artificial pode melhorar ainda mais processos logísticos de armazenagem e distribuição. Não só isso, mas também otimizar o atendimento ao cliente bem como reduzir a incidência de retrabalhos e acelerar processos”, afirmam especialistas do E-Commerce Brasil em artigo. Planejamento, estratégia, gestão de qualidade, previsibilidade e escalabilidade de produtos e serviços também são metas muito mais factíveis com o suporte de sistemas de ERP, mas nestes casos, na nuvem. 

    Por que investir em ERPs industriais SAP?

    Diversas instituições renomadas, como Gartner, Forrester e IDC já definiram a SAP como líder no mercado de ERPs. E não acaba por aí: o ERP da SAP também foi reconhecido pela crítica especializada por reconhecer e atuar com excelência nas demandas específicas de diferentes indústrias – entre elas, a Indústria da Saúde como um todo. 

    Posicionada como líder no Quadrante Mágico do Gartner para ERPs há anos, a SAP tem as ferramentas necessárias para promover a transformação digital em níveis industriais. Aliadas ao conhecimento e à experiência dos consultores especializados, como os que você encontra aqui na Engine, essas ferramentas têm forte poder transformador para alavancar resultados. Entre em contato com nosso time agora mesmo e saiba como aplicar a melhor ERP para atender aos objetivos do seu negócio.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄