• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Como gerir uma fábrica de alimentos usando Cloud Computing

    20 de Dezembro de 2023

    Se antes da pandemia causada pelo Covid-19 ainda havia alguma resistência ao uso da nuvem por parte das indústrias, com as restrições e o rápido avanço das medidas de lockdown, isso mudou. Essa acelerada transformação de negócios dos últimos anos fez com que tecnologias como a nuvem e o software as a service (SaaS) conquistassem ainda mais espaço no mercado. Dentro das fábricas de alimentos e bebidas, não foi diferente. 

    Na indústria de alimentos e bebidas, que configura a maior geradora de empregos do Brasil e registrou um crescimento de 16,9% no faturamento de 2021 em comparação ao ano anterior, essas inovações também ganharam força, e são importantes para simplificar as dinâmicas de gestão da produção, tornando-as mais modernas. Nesse cenário, o uso do Cloud Computing tornou-se importante para a automatização de tarefas e evolução do caráter estratégico do negócio.

    O papel da Cloud Computing em uma fábrica de alimentos

    O cenário brasileiro de produção de alimentos e bebidas está no ranking do top 3 de maiores produtores e exportadores mundiais de produtos como suco de laranja, açúcar, bombons e doces, café solúvel, entre outros. O avanço tecnológico do setor está diretamente ligado a esses bons resultados e ao papel de destaque das fábricas de alimentos brasileiras nos mercados nacional e internacional. 

    Com suporte da nuvem, a administração tradicional dos dados de gestão de qualidade da fábrica se torna muito mais rápida e eficiente. A prancheta, o papel e a caneta tornam-se itens dispensáveis para o operador, que passa a ter à sua disposição um sistema unificado e tecnológico, e reduz significativamente as chances de erro e o tempo dedicado à gestão da produção.

    Aqui no Brasil, a indústria de alimentos e bebidas é a responsável por processar 58% de tudo o que é produzido dentro do campo, segundo dados divulgados pela ABIA (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos). São incontáveis os dados obtidos em operações tão grandes. Com Cloud Computing, torna-se muito mais simples também o desenvolvimento e o acesso ao histórico daquela fábrica de alimentos, colaborando para a identificação de aspectos positivos e de pontos a serem melhorados dentro da cadeia produtiva para certificar a máxima qualidade de todo e qualquer produto. 

    O papel da Cloud Computing é, de maneira geral, simplificar não apenas a coleta e o armazenamento unificado de informações, mas também a análise em tempo real e a interpretação dos dados gerados pela produção, a fim de estabelecer os melhores padrões de qualidade e a distribuição correta de recursos em um setor que, hoje, representa 10,6% do total do PIB brasileiro, afirmam dados da ABIA de 2022.

    Resumindo, com mais de 10 anos de experiência na modernização de empresas e indústrias de diversos setores, aqui na Engine identificamos os diversos benefícios do uso da Cloud Computing e do modelo de software as a service (SaaS), principalmente, na operação de uma fábrica de alimentos, um dos principais segmentos atendidos pelos nossos especialistas e a mais importante do mercado brasileiro. São eles:

    1. Mais controle sobre a produção da fábrica

    Com um processo mais moderno e tecnológico, toda a cadeia de produção é impactada: desde o etiquetamento até a gestão de estoque. A estrutura desenvolvida pela nuvem em SaaS permite a visualização dos histórico e do status de produção em uma plataforma unificada e fácil de usar.

    2. Processos mais transparentes 

    A comunicação entre a operação de uma fábrica de alimentos pode se tornar muito mais simples e, por isso, mais transparente, com o uso de uma ERP, plataforma que centraliza todas as informações importantes e garante acesso em tempo real a todos os envolvidos no processo. 

    Dessa forma, as compras de novos insumos, as negociações com fornecedores, os status dos pedidos e tantas outras informações fundamentais para a operação da indústria de alimentos se tornam processos mais fáceis de identificar e administrar.

    3. Mais tempo e embasamento para traçar novas estratégias

    O acesso rápido ao sistema para o cadastro de novos dados obtidos na produção garantem que a produção de relatórios e análises seja feita em um tempo muito mais curto, deixando mais tempo disponível para o desenvolvimento de projetos e processos que possam gerar novas fontes de valor para o negócio. Assim, estimula-se o caráter estratégico da operação, o que pode atrair bastante o olhar de investidores e conselheiros. 

    Se você quer otimizar o seu negócio na indústria de alimentos, seja uma fábrica ou um revendedor, as tecnologias SAP têm as soluções necessárias. Para identificá-las corretamente, entre em contato com os consultores da Engine e solicite um orçamento. Nosso papel é identificar as suas principais necessidades e mostrar com atendê-las com Cloud Computing, SaaS ou qualquer outra inovação proposta pela SAP. Será um prazer ajudá-lo com a transformação digital do seu negócio!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄