• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    estratégia de inteligência de negócios

    [Engine, Infraestrutura, ERP na Nuvem, Liderança, business intelligence]

    5 passos para traçar uma estratégia de inteligência de negócios com sucesso

    5 de Março de 2024

    Business Intelligence (BI) é fundamental para a vantagem competitiva e avanço dos negócios, porém colher benefícios deste conceito pede mais do que implementar a tecnologia.

    As empresas devem abordar pontos sobre a qualificação dos profissionais e dos processos, como os aspectos principais da sua estratégia de BI, para obterem sucesso. As estratégias de BI também precisam ser divididas ainda mais, para abordar a propriedade e a melhoria constante.

    Segundo especialistas na área, ouvidos pelo portal CIO, alguns componentes são essenciais para qualquer estratégia de BI de sucesso. Confira:

    Unidades de negócio na linha de frente

    Empresas que colocam o BI nas mãos dos usuários corporativos têm maiores taxas de sucesso do que as que confinam BI dentro da TI, segundo Boris Evelson, vice-presidente da Forrester Research. Isso pode significar a incorporação de BI dentro das linhas de negócios ou a comunicação das operações de BI ao diretor executivo digital. “O negócio deve absolutamente estar no comando”, aponta.

    Monitore o uso do BI e ajuste quando necessário

    O negócio deve ter iniciativas de BI, mas a TI deve seguir como um parceiro ativo no monitoramento e na avaliação do uso dos sistemas. “Ao invés de implementar roadblocks, monitore o que eles estão fazendo, quais fontes de dados estão acessando, quais ferramentas estão usando e como estão sendo usadas, se a unidade de negócios A está usando BI mais do que a unidade de negócios B, etc”, explica o profissional.

    Valide!

    As empresas podem se sentir atraídas a desenvolver rápido muitos recursos de BI, porém a qualidade deve superar a quantidade, segundo Chris Hagans, vice-presidente de operações da WCI Consulting, focada em BI: “É melhor ter menos coisas que você confia do que ter muitas coisas suspeitas”.

    Concentre-se nos problemas de negócios e só então, nos dados

    Não tome uma abordagem “construa-e-venha” para iniciativas de BI, destaca Boris Evelson. Muitas companhias criam repositórios de dados, colocam o BI no topo e esperam que os usuários de negócios entrem e brinquem, afirma. “O que funciona melhor é uma abordagem de cima para baixo, apoiada nos resultados de negócios. Nós não começamos com “onde estão os dados” Começamos com a solução de um problema de negócios ”.

    Priorize – e construa processos de melhoria

    Segundo líderes de BI, uma estratégia de BI bem-sucedida antecipa expansão e melhorias. Portanto, as empresas devem saber quais percepções de negócios querem e quais são as mais importantes, para que a TI possa entregar o que é mais importante para os usuários corporativos, e trabalhar em uma lista de prioridades.

    Fonte: CIO

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄