+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Como o ERP na modalidade SaaS impulsiona o crescimento das empresas

ERP SaaS

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A transformação digital está mudando fundamentalmente o valor do software ERP. Além disso, ela incentiva as empresas a repensarem suas estratégias tecnológicas e irem além dos antigos sistemas ERP e de back-office. Com isso, agora, o sistema de gestão permite que as empresas transformem a tomada de decisões e aprimorem os resultados empresariais. E isso, claro, na nuvem – no modelo de ERP SaaS.

Esse tipo de sistema é concebido para atender às demandas da maioria das áreas de uma empresa de maneira integrada, dando aos gestores do negócio importantes ferramentas para o controle de operações e planejamento. Além disso, é um investimento que, comprovadamente, gera grandes retornos a curto, médio e longo prazo.

O ERP é um software de gerenciamento de negócios que permite que uma organização utilize um conjunto de aplicativos integrados para otimizar e automatizar processos, criando uma operação mais enxuta, mais precisa e eficiente. O ERP fornece visibilidade completa dos principais processos de negócios e otimiza os sistemas por meio de rastreamento e relatórios de recursos e gerenciamento e compartilhamento de banco de dados. 

Os sistemas de ERP permitem que seus negócios se expandam sem a adição de custos de TI ou de força de trabalho. Pense em um sistema ERP como o cérebro do sistema de tecnologia da sua empresa. No corpo humano, o cérebro controla todas as áreas do seu corpo, dizendo-lhes o que fazer e garantindo que todos trabalhem juntos. O corpo humano é incapaz de funcionar sem o cérebro e uma empresa de varejo, por exemplo, não pode funcionar sem um sistema ERP adequado. 

Ele integra todas as facetas de uma empresa, incluindo desenvolvimento de produtos, fabricação, marketing e vendas. Ao sincronizar todas essas áreas, as empresas são capazes de ganhar visibilidade, aumentar a produtividade e eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a competitividade.

Entre benefícios bases, estão: elimina a duplicação, descontinuidade e redundância nos dados; fornece informações entre departamentos em tempo real; fornece controle sobre vários processos de negócios; aumenta a produtividade, melhor gerenciamento de estoque, promove qualidade, custo reduzido de material, gerenciamento eficaz de recursos humanos, despesas gerais reduzidas aumentam os lucros; melhor interação com o cliente e maior produtividade. 

Um bom sistema de ERP é flexível, modular e escalável o suficiente para se adaptar às mudanças na dinâmica do mercado e às mudanças nas necessidades dos clientes. Inicialmente, você pode implementar aplicativos específicos que fazem sentido agora e adicionar aplicativos perfeitamente integrados, conforme necessário, à medida que sua empresa cresce.

Planilhas ineficientes, fluxos de trabalho manuais e software desatualizado podem inibir o crescimento do seu negócio. Um sistema ERP pode otimizar toda a organização e colocar seus dados em um só lugar, permitindo relatórios mais precisos e um ambiente de trabalho mais eficiente, baseado em colaboração e orientado a dados. 

Mover seus aplicativos de ERP para a nuvem permite dimensionar, estender, atualizar e aumentar ainda mais sua visibilidade e acessibilidade, aproveitando ao máximo os recursos de um sistema ERP.

Ao atualizar para a nuvem, você também obtém a parceria do seu provedor de implementação de ERP e todo o suporte – desde a implementação e o treinamento até o suporte ao software e a participação na comunidade – que eles têm a oferecer. Alguns sistemas ERP têm grupos e comunidades de usuários dedicados que abrem redes inteiras de inovadores do setor e marcas dinâmicas.

Mas essa jornada para a nuvem não é tão simples. Separamos alguns tópicos importantes a serem abordados ao longo da trajetória a fim de facilitar o caminho. Entre eles, qual o momento de migrar para a modalidade SaaS e quais os benefícios da nuvem. Tudo isso pensando em um objetivo maior: o crescimento da empresa. 

Você sabe o que é SaaS?

SaaS (ou Software as a Service – software como serviço) significa que o software é vendido como um serviço, não como um produto, de forma que, em vez de comprar licenças de uso, você paga apenas uma mensalidade para utilizar o software. 

Ou seja: basicamente, a modalidade SaaS oferece uma solução pronta na nuvem, sem necessidade de instalação de nenhum recurso na infraestrutura de TI do cliente. Simplesmente, basta criar a conta, fazer as parametrizações dos sistemas e os usuários já podem utilizar a ferramenta no dia 1. Diferentemente do modelo On Premise, em que o cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software.

Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet. Os aplicativos SaaS também são chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados. Independente do nome, eles são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

O momento de migrar para um ERP na nuvem

As necessidades cruciais para uma migração mudam com o crescimento das empresas, mas isso nem sempre é óbvio para a organização. Nas médias e grandes empresas, um indicador é relacionado com a expansão das operações e a inclusão de novos locais. Nesses casos, um número cada vez maior de colaboradores precisará de transparência, visibilidade e informações em tempo real.

Outro indicador importante de que a tecnologia atual não está mais atendendo às necessidades da empresa é quando há dificuldade em conectar os dados entre as diferentes funções. Essa situação cria um verdadeiro desafio na hora de compor uma visão abrangente das operações de negócios.

Este é o momento em que as abordagens que talvez tenham dado certo no passado deixam de ser adequadas, pois há necessidade de ferramentas de gestão mais abrangentes. As organizações passam a precisar de uma única “fonte da verdade”. E, mais do que isso, precisam de transações sem atritos, recursos de processamento instantâneo de pedidos e níveis mais altos de engajamento. Sempre mantendo o foco externo em atender às exigências dos clientes em tempo real, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Benefícios e vantagens de adotar ERP SaaS

De um modo geral, as soluções baseadas na nuvem são consideradas despesas operacionais. Como essas soluções têm um custo de entrada menor em comparação à modalidade on-premise, as soluções baseadas na nuvem tornaram-se o método moderno de implantação do ERP preferido por um número cada vez maior de organizações de todo porte. O software habilitado para a nuvem oferece um sistema ERP flexível, ágil, configurável, rápido de implementar e escalável.

As soluções em nuvem também são atraentes por causa da capacidade de atualizar e aprimorar os recursos continuamente. Os aprimoramentos do software podem ser compartilhados automaticamente para todos usarem a versão mais recente dos recursos. E mais, a conectividade dos recursos baseados na nuvem garante que todos trabalhem com as mesmas fontes de dados cruciais.

Embora a nuvem já tenha sido atraente acima de tudo por causa do preço mais baixo (o modelo “pague pelo que você usa”), hoje os verdadeiros atrativos são a facilidade de implantação, a gestão eficaz e a capacidade de integrar recursos no atual ambiente de TI da empresa.

Usando o SaaS, os desenvolvedores podem dar suporte aos clientes com apenas uma versão de um produto. Essa abordagem possibilita às empresas um dimensionamento com a rapidez necessária, sem substituir a infraestrutura cara, nem aumentar a equipe de TI.

Os preços são baseados em assinatura, o que ajuda a manter os custos mínimos de orçamento de TI em comparação aos produtos de software em pacotes ou desenvolvidos internamente. Por simplificar processos e reduzir os custos de aquisição do cliente, a popularidade do SaaS tem crescido e deve continuar a aumentar.

A praticidade não é a única vantagem do modelo SaaS. Conheça outros benefícios de ter o seu ERP na nuvem. Faça parte da era cloud!

Acesso remoto

Como o sistema fica hospedado na nuvem, ele pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, basta um computador com internet. Dessa forma, a empresa ganha em mobilidade e proporciona maior praticidade e agilidade na execução das tarefas.

ERP traz maior flexibilidade

Outra grande vantagem é a flexibilidade no gerenciamento do ERP. No ambiente local, modalidade On Premise, o desempenho da solução fica restrito ao ambiente em que ela está instalada. Caso surja uma demanda em excesso não programada, a tendência é que os sistemas fiquem lentos e com risco de paradas, afinal os servidores não estavam dimensionados para suportar esta nova carga de trabalho.

Já na modalidade SaaS, a solução pode crescer automaticamente de acordo com a demanda. Essa flexibilidade não compromete a funcionalidade nem a disponibilidade dos serviços.

ERP traz mais segurança

A segurança da informação é uma das maiores preocupações em um ambiente de TI, requer altos investimentos, mão de obra especializada e diversos cuidados na sua gestão. Uma solução instalada em um ambiente de cloud computing de confiança terá todos os recursos de segurança disponíveis para evitar acessos indevidos ou a perda de informações. Esses ambientes são construídos em datacenters de alta segurança, garantindo o acesso aos sistemas da empresa somente a pessoas autorizadas.

Facilidade de upgrade

As atualizações e melhorias são de responsabilidade da empresa fornecedora e a principal vantagem disso é que não é necessário fazer download de nenhum aplicativo — ou mesmo uma nova instalação. Os upgrades são feitos na nuvem, sem prejuízos para as operações.

Um ERP facilita integrações com outros sistemas 

Outra grande vantagem do SaaS é a possibilidade de integração com outros sistemas. De forma inteligente, os softwares já são criados para permitir essa integração, de maneira simples e rápida.

Baixo custo de investimento

Um dos indicadores mais importante e atrativo para os gestores é o baixo investimento inicial de um ERP na nuvem. De modo geral, os clientes não precisam fazer desembolsos iniciais, já que o modelo de cobrança na modalidade SaaS costuma ser mensal e de acordo com os recursos utilizados de cada solução.

Como um ERP SaaS ajuda no crescimento da sua empresa

O ERP pode desempenhar um papel importante no crescimento da empresa aprimorando as operações para melhorar tanto a posição competitiva como a flexibilidade no longo prazo.

Além disso, a economia digital exige que o ERP em nuvem ofereça suporte à inovação e facilite as mudanças nos processos e práticas de negócios para toda a organização. 

Por exemplo, os pacotes de software ERP habilitados para a nuvem estão se tornando cada vez mais inteligentes com aspectos cognitivos como aprendizado automático, aprendizado profundo, processamento de linguagem natural e analítica avançada em grandes conjuntos de dados preservados e, em muitos casos, usando IUs que facilitam a navegação e a obtenção de insights.

Essas soluções ERP habilitadas para a nuvem, com inteligência integrada, permitem que os usuários estabeleçam processos e decisões de negócios orientados por dados mais impactar com maior rapidez, reduzam o TtV e melhorem significativamente a capacidade de gerar mais receita, fluxo de caixa e crescimento lucrativo. Além disso, um aspecto fundamental para a rentabilidade é que os custos operacionais são reduzidos, uma vez que as tarefas rotineiras são simplificadas, os erros humanos eliminados, os processos básicos de negócios automatizados; e a necessidade de outras pesquisas detalhadas, extração de dados e análise é eliminada.

Como alcançar sucesso com um ERP SaaS?

Primeiro, acompanhe a utilização do produto: o modelo SaaS oferece inúmeros fatos e estatísticas sobre os seus clientes. Por isso, utilize esses recursos e monitore a utilização.

Não pare depois de adotar o SaaS: considerando que o software como serviço elimina grande parte do trabalho inicial (como instalação e manutenção contínua), é importante continuar a desenvolver ofertas atrativas e criar estratégias em seu plano de marketing.

Evite ficar dependente de estratégias tradicionais: a Internet está em constante transformação. Você pode modificar seu serviço e lançar novas interações, em vez de acompanhar o ritmo mais lento dos lançamentos de software tradicionais.

Por fim, obtenha feedback: interaja com os clientes e aproveite seu feedback para aprimorar futuras interações do produto. Essas são somente algumas vantagens do ERP vendido na modalidade SaaS. 

Quer fazer parte dessa transformação digital e impulsionar o crescimento da sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores. Eles estarão à disposição para tirar todas suas dúvidas.

Veja também