+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Gestão das movimentações de materiais no ambiente da Indústria Química: Uma otimização do processo

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quimica_texto_blog

Clique aqui para deixar os seus dados e teremos o prazer em entrar em contato com você!

A produção na Indústria Química é um dos itens-chave para o sucesso da organização. Processos de produção bem estruturados permitem aos gestores a realização de suas decisões munidos das melhores informações. Por isso é importante que os profissionais tenham condições de registrar todas as documentações de formulações e processos fabris, a fim de saber qual o consumo dos materiais e, por fim, os tempos padrões de produção e até mesmo os gastos gerais de fabricação.

As técnicas de produção utilizam o modelo de produção por batelada ou processo, que pode apresentar fluxo contínuo ou não, impactando diretamente no controle de materiais e custeio de produtos. A solução de ERP da SAP, implementada pela Engine em seus clientes, possui o módulo de produção por processo, que possibilita o cadastramento das formulações, o cadastramento dos recursos e com a abertura das ordens de produção e seu apontamento, o controle tanto do custo, como do consumo de matéria-prima. O sistema possui funcionalidades específicas para atuar na Indústria Química, tais como, fórmulas que possibilitam o ajuste de princípios ativos, de acordo com as variações do ambiente ou pela composição do material.

Na liberação das ordens de produção pode-se verificar se existem todos os materiais disponíveis para atender a produção e, caso negativo, informa o operador ou impede que este inicie a produção sem ter todos os componentes necessários para fabricar.

O controle integrado com a visão de gestão de posições do sistema possibilita saber qual material e lote está separado e para qual ordem o mesmo teria sido separado, garantindo a rastreabilidade completa do material.

Gestão de estoques

No ambiente da Indústria Química há o desafio de rastrear o material após a sua comercialização e fazer o recolhimento, caso haja necessidade. Dentro da fábrica também é fundamental saber por quais caminhos os materiais passaram e publicar no relatório de encerramento da ordem. Para realizar essa rastreabilidade interna, a Engine criou uma forma de parametrização do SAP, combinada com alguns desenvolvimentos específicos, que possibilitam a realização das movimentações e fracionamento das matérias-primas de maneira segura. Alguns clientes não possuem uma área de fracionamento com cabines individuais, e isso pode trazer o risco de contaminação cruzada. Nossa funcionalidade permite que nesses casos o fracionamento seja realizado individualmente por ordem de produção.

É possível citar também a automatização das movimentações de estoque que, com o uso de coletores de dados no armazém, apontou 40% mais rapidez nas contagens de inventário e mais de 80% nas movimentações entre as áreas. Os processos de estoque, automatizados pelo Modelo de Referência Engine, propiciou maior Compliance e mais confiabilidade nos saldos de estoque, passando no crivo de grandes auditorias de mercado e clientes.

O processo de separação ganha um aliado, disponível no modelo de referência, que consiste em um painel de separação, onde o profissional da pesagem recebe as requisições de movimentação da produção e, baseando-se nessas informações, gera de maneira automatizada as solicitações de movimentações para o almoxarifado ou estoque de material e embalagem. Essa funcionalidade tem características específicas das indústrias de processo, que possibilita de maneira muito simplista realizar os fracionamentos e pesagens. Todas as operações, desde o envio do material para a área de fracionamento até a devolução desse material são registrados para histórico.

O procedimento também contempla um mapa de separação que, quando lido pelo operador, indica quais materiais deve-se separar e onde cada estoque está localizado no armazém.

As experiências da Engine comprovam os seguintes benefícios e ganhos:

  • Aumento do Compliance e organização;
  • Redução do retrabalho e geração de informações manuais;
  • Processos organizacionais integrados;
  • Maior assertividade na realização das atividades de logísticas, como aquisições direcionadas, previsibilidade de demandas;
  • Comunicação instantânea entre as áreas (base única de informações);
  • Aumento da segurança nos processos fabris com o controle por lote e movimentações pelo código de barras do material.
  • Processos estabelecidos com base em melhores práticas de mercado.
  • Agilidade e redução de riscos nos processos de separação de material;
  • Agilização e simplificação nas auditorias externas e internas.

Clique aqui para deixar os seus dados e teremos o prazer em entrar em contato com você!

Veja também