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    [Liderança]

    Táticas de gestão administrativa para potencializar a eficiência do negócio

    20 de Dezembro de 2023

    A transformação digital agora é como uma filosofia de vida. E quem diz isso são os especialistas da IBM no relatório “5 tendências para 2022 e além”. Na gestão administrativa, essa mudança de cultura resultou em novas áreas de atuação, metas, diretrizes e, é claro, novas ferramentas.

    O processo, que já avançava dentro das empresas, foi bruscamente acelerado nos últimos 2 anos, um efeito da pandemia causada pelo Covid-19. Por exemplo, só no Brasil, 87,5% das empresas aceleraram a transformação digital devido ao contexto pandêmico, aponta estudo realizado pela Dell Technologies com mais de 200 empresas. 

    Principais tendências da gestão administrativa

    O relatório da IBM constatou que as empresas que resistem a atender as necessidades e expectativas dos funcionários, correm mais risco de sofrer  churn. Só em 2021, 1 em cada 3 dos funcionários entrevistados pelos pesquisadores, trocou de emprego. E mais: 56% das pessoas que mudaram voluntariamente de empresa, classificaram a flexibilidade no trabalho como uma das principais razões para tal atitude. 

    Com a determinação de quarentena se espalhando pelo mundo, o contato com o home office e a aplicação forçada dos modelos remoto e híbrido fez com que a sociedade adquirisse novas perspectivas de relação com o trabalho  Segundo a IBM, o Covid-19 acabou fazendo com que as pessoas lembrassem do que realmente era importante para elas.. 

    Para pensar a relação com o colaborador, você pode conferir o nosso artigo sobre como evoluir a gestão do capital humano, e entender como fortalecer a responsabilidade social corporativa de acordo com esse cenário de mudanças. Mas os impactos no trabalho do gestor administrativo vão além da flexibilidade e do  home office. Outras tendências passaram a ser pauta central para garantir a boa estruturação da área. São elas:

    1. Responsabilidade socioambiental

    Quando o assunto é sustentabilidade, a IBM identificou que, durante a pandemia, mais de 90% dos consumidores repensaram as suas opiniões e as formas de consumo. Desde então, 4 em cada 5 consumidores têm a sustentabilidade e o bem-estar como atributos fundamentais na decisão de compra, estando aptos a pagar um valor superior pela garantia do cuidado com a saúde do planeta e das pessoas.

    Nas palavras dos especialistas Maia Laruccia (FEA-PUC-SP) e Dalton Tria Cusciano (FGV-Fundacentro), em material publicado pela Universidade Pontifícia Católica (PUC), ,”o conceito de sustentabilidade se consolidou na prática de gestão nas últimas décadas, avançando do discurso aplicado aos produtos e sua comunicação em marketing para a incorporação em princípios e valores organizacionais, que impactam o DNA da empresa e das suas marcas”.

    2. Soft skills como prioridade

    Atualmente, não basta analisar friamente a capacidade técnica daqueles que serão escolhidos para trabalhar dentro da sua empresa. É importante que os líderes responsáveis pela gestão dos times estejam atentos para a crescente valorização de atributos conhecidos como soft skills.

    Nesse contexto, habilidades como empatia, ética, proatividade, resiliência, colaboração, positividade, comunicação eficiente, entre outras, ganharam destaque. Cada vez mais apreciadas nos ambientes de convívio profissional, as habilidades socioemocionais apontam significativa maturidade profissional. 

    3. Novas ferramentas 

    Para dar suporte à modernização e transformação de uma empresa, ferramentas modernas foram implementadas no mercado, como as soluções desenvolvidas por meio do conhecimento especializado de profissionais da SAP. Trabalhar com uma ERP é obter um software de gestão personalizado, feito sob medida para o seu negócio, que garante maior transparência e segurança na gestão de dados em um sistema simples, moderno e alinhado com os principais objetivos do negócio.

    E por que é importante repensar a gestão administrativa? Só no período de 2013 e 2017, a má gestão levou mais de 3000.000 empresas à falência durante os estudos desenvolvidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para garantir o crescimento contínuo e permanente de um negócio, é preciso reforçar a capacidade de adaptação, algumas táticas de gestão administrativa são importantes para facilitar esse processo.

    Como aplicar táticas de gestão administrativa 

    Automatizando tarefas repetitivas

    Para garantir que os colaboradores tenham suas expectativas de desenvolvimento e crescimento profissional melhor atendidas, um passo importante é investir em ferramentas que automatizam tarefas repetitivas para permitir que a força de trabalho esteja voltada a desafios mais estratégicos e valiosos para o crescimento do negócio. Com suporte dos especialistas Engine, você descobre quais soluções SAP são ideais para a automatização do seu operacional.

    Integrando sistemas

    Além da automatização de tarefas, a integração de sistemas, serviço no qual a SAP é destaque no mercado, também é importante para garantir o alinhamento e o trabalho colaborativo entre as diferentes áreas de uma empresa, facilitando a gestão de dados, a implementação de novas ideias e o diálogo entre setores.

    Estabelecendo metas

    Um gestor administrativo tem como responsabilidade garantir que o trabalho dos times e a vontade dos colaboradores estejam alinhadas com as metas gerais do negócio, além das metas particulares de cada equipe. É muito importante garantir transparência e clareza ao processo de desenvolvimento e comunicação das metas.

    Entre em contato agora com os consultores da Engine e saiba como trabalhar a gestão administrativa do seu negócio com suporte das tecnologias SAP.

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