Na última década, o comportamento de consumo passou por um forte processo evolutivo devido ao avanço da transformação digital. Por consequência, o mercado está muito mais competitivo do que jamais esteve. Dito isso, não são poucos os empreendedores que têm procurado por soluções inovadoras de gestão empresarial.
Gerenciar o negócio adequadamente não se resume apenas a tomar boas decisões e ter um índice de vendas positivo. É preciso, também, manter-se por dentro das novidades tecnológicas e recursos criados para atender às demandas cada vez mais específicas das organizações modernas.
Dado o contexto, neste conteúdo, mostraremos o que é gestão empresarial e quais são as principais soluções para tornar o seu negócio mais competitivo. Continue a leitura do artigo para conferir!
Resumidamente, gestão empresarial nada mais é do que um conjunto de estratégias que têm como finalidade conduzir os negócios de uma empresa a fim de obter melhores resultados, por meio de medidas que envolvam controle financeiro, gestão dos recursos humanos, organização de processos e tudo que envolva o que é essencial para a manutenção da empresa.
Lembrando que esse conceito é amplo e abrange todas as áreas da companhia. Ou seja, toda empresa é como um organismo vivo que, para funcionar, necessita que todos seus órgãos e componentes estejam em pleno e harmônico funcionamento. Em outras palavras, a gestão empresarial é responsável pela otimização desse desempenho.
Para atingir os objetivos corporativos e garantir a consolidação do negócio em seu mercado, o gestor da empresa precisa não somente aderir às melhores práticas de gestão empresarial, como também adotar soluções e ferramentas inovadoras para tornar o negócio mais competitivo. E é exatamente sobre isso que falaremos nos próximos tópicos.
Há uma grande variedade de recursos e soluções tecnológicas voltadas para as necessidades das organizações atuais. Veja a seguir três ótimas alternativas criadas para empresas antenadas à transformação digital!
SAP é um conceito que tem se tornado muito popular no mercado de TI. De forma simplificada, trata-se de um pacote de aplicações corporativas que pode ser aplicado para a ferramenta de gestão empresarial ERP adotada pelo negócio. Ou seja, o SAP ajuda as companhias a fazerem a integração com diferentes departamentos da empresa e parceiros. Normalmente, o SAP é utilizado em quatro diferentes módulos, sendo eles a logística, os recursos humanos, as finanças e os aplicativos cruzados.
Outra forma de entender o que é SAP é pensar no conceito como uma plataforma em Nuvem que proporciona uma grande variedade de aplicativos, permitindo que as organizações incorporem suas funções com mais eficiência. Dessa forma, os desenvolvedores podem contar com todos os serviços necessários para o desenvolvimento de qualquer aplicativo. Isto é, podem construir, testar, executar e implantar aplicações de última geração na Nuvem.
Em geral, o SAP é usado para integrar os diferentes processos da gestão empresarial em várias funções. Cada função é tratada por um módulo específico, por exemplo, o SAP tem módulos como:
Com todas essas funcionalidades em uma única ferramenta, os gestores têm uma perspectiva muito mais ampla sobre todo o funcionamento do negócio, além de facilitar o trabalho entre os diferentes departamentos da organização.
Plataforma como Serviço ou PaaS é um ambiente completo na Nuvem que oferece todo o tipo de recursos para desenvolvimento e implantação, no qual os gestores têm acesso a diversos tipos de aplicativos, desde soluções simples a sistemas empresariais sofisticados habilitados para a Cloud Computing.
Para usufruir de uma solução em PaaS, é preciso adquirir seus recursos por meio de um provedor de serviços em Cloud Computing em uma base paga de acordo com as suas necessidades de uso e, é claro, por meio de uma conexão segura com a internet.
Além disso, a tecnologia PaaS proporciona toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de aplicativos, como armazenamento, rede, servidores, serviços de Business Intelligence, middleware, sistemas de gerenciamento de banco de dados e muito mais. Basicamente, PaaS serve para suporte a todo o ciclo de vida das aplicações Web, ou seja, desde a compilação, passando pelo teste e implantação até a gestão e atualizações.
Entre as inúmeras vantagens do PaaS, podemos citar o fato de que esse ambiente contribui com a redução de gastos e da complexidade na hora de adquirir e gerenciar licenças de software, middleware de aplicativo subjacente, infraestrutura, ferramentas de desenvolvimento, contêineres de Kubernetes e outros recursos. Resumindo, é possível gerenciar os serviços e aplicativos desenvolvidos e o provedor de serviços de Nuvem.
O Software como Serviço (SaaS) é outra vertente do ambiente da Cloud Computing, mas com foco em permitir aos usuários se conectarem e utilizarem aplicativos diretamente da Nuvem, sem que seja necessário baixar ou instalar sistemas na máquina física. Alguns exemplos básicos são o tradicional e-mail, ferramentas do Google, recursos do Microsoft Office 365 e até mesmo o calendário.
Em termos de gestão empresarial, o SaaS proporciona um conjunto de soluções de softwares que podem ser adquiridas em uma base paga em um provedor de serviços em Nuvem de acordo com as necessidades de uso para a sua organização e seus colaboradores. Tudo isso pode ser acessado com uma conexão segura à internet e um navegador da Web.
Toda a infraestrutura subjacente, software e dados de aplicativo e middleware permanecem no Data center do provedor de serviços. Por sua vez, o provedor realizar o gerenciamento de software e hardware e, conforme o contrato de serviços mais adequado às suas demandas, sua empresa tem a garantia de receber toda a disponibilidade e segurança de que precisa. O SaaS, ainda, permite que a companhia coloque um aplicativo em funcionamento em muito menos tempo e com custos significativamente mais baixos.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre como funciona uma plataforma em SaaS, pense nos serviços de e-mail baseados na Web. Certamente, você já usou o Gmail, Yahoo ou Outlook, correto? Pois bem, esses serviços são uma forma de SaaS. Com eles, é possível se conectar à sua conta por meio da internet, geralmente por um navegador da Web. O sistema de e-mail e suas mensagens são armazenados na rede por meio de provedor de serviço. Ou seja, o usuário pode acessar o e-mail por qualquer dispositivo conectado à internet.
No contexto da gestão empresarial, o SaaS tem usos mais específicos para fomentar a produtividade do negócio, como sistemas sofisticados e soluções para lidar com as tarefas operacionais da empresa. Por exemplo, um CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente ou o famoso ERP, um software voltado para as mais diversas necessidades corporativas.
Além disso, o SaaS também é uma ótima ferramenta para gerenciar arquivos e analisar dados, na qual você só paga pelos aplicativos que usar, visto que há diferentes pacotes de assinatura para cada porte empresarial.
Como você pôde conferir, a gestão empresarial tem sido cada mais vez beneficiada pela presença de tecnologias inovadoras baseadas em serviços na Nuvem, como SAP, PaaS ou SaaS.
Quer conhecer as melhores soluções de gestão empresarial baseadas na Nuvem para tornar seu negócio mais competitivo? Então acesse o site da Engine para saber mais sobre nossos produtos e serviços!