• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    O papel das soluções SAP na transformação das telecomunicações

    20 de Dezembro de 2023

    Com todas as indústrias em processo de transformação digital, muitas estratégias passaram a permear o mercado das telecomunicações com o objetivo de melhorar os resultados do setor com novas possibilidades e novos modelos de negócio. Para tornar a transformação possível, a SAP desenvolveu ferramentas importantes para a área – e é delas que vamos falar hoje.

    Atualmente, 70% das despesas de telecomunicações estão na rede, segundo estudo do Proximus Group. Para mudar isso e garantir que o operacional acompanhe as transformações na estratégia, o software de telecomunicações da SAP permite a redução de custos em soluções que oferecem visualização de dados em tempo real, melhor planejamento do ciclo de vida de ativos e aprimoração de manutenção e análise preditivas. Além disso, é possível usar uma ferramenta para fazer a gestão de projetos, planejamento da cadeia de suprimentos, gestão de serviços externos e ativos de rede.

    A SAP divulgou em maio de 202 o relatório “Estratégias para empresas de telecomunicações atuarem como empreendimentos inteligentes” a transformação de negócio dentro deste setor aponta o que os líderes devem ter em mente ao desenvolver novas estratégias:

    1. Foco no cliente

    Para os especialistas da SAP, que já atuam com mais de 50 anos de experiência em inovação empresarial, é fundamental colocar a experiência do cliente no centro de todas as estratégias do negócio. Com projetos que buscam transformar digitalmente todos os pontos de contato do negócio com o seu usuário e personalizar a experiência do cliente, é possível fortalecer tanto taxas de retenção quanto de conversão, duas das mais importantes para a manutenção da saúde do negócio. Entre as melhores práticas de valorização do cliente, a SAP reforça a importância de:

    • Digitalizar a jornada do cliente via ativação e interação multicanal (omnichannel)
    • Equilibrar o atendimento humano com o autoatendimento digital
    • Simplificar do processo de compra dos produtos disponíveis
    • Flexibilizar modelos complexos de precificação
    • Habilitar de produtos e ofertas adequados à etapa em que o cliente se encontra

    Segundo os dados apurados pelo SAP Performance Benchmarking também em 2022, as estratégias acima garantiram a empresas de telecom 15% de aumento de receita devido à personalização inteligente, 7% de redução no churn de clientes e ganho de 7 pontos no Net Promoter Score, que metrifica a lealdade dos clientes de uma empresa. E não acaba por aí: o SAP Commerce Cloud, também é possível criar uma experiência unificada em todos os canais, independente de servidores ou aparelhos, trazendo os benefícios de um sistema integrado para os pontos de contato com o cliente. 

    2. Conectividade inteligente

    Combinando recursos como 5G, Inteligência Artificial, machine learning e edge computing, as indústrias apostam na conectividade inteligente como ferramentas para oferecer uma melhor experiência do usuário durante a jornada e levar o conceito de empresa inteligente até a outra ponta – a de quem consome. Para se ter uma ideia, no benchmark desenvolvido pela SAP, concluiu-se que a digitalização com tecnologia 5G já contribuiu com um cenário de mais de US$580 bilhões em novas oportunidades de receita para a área.

    Aqui na Engine, muitos clientes teleco aceleram o negócio com infraestrutura adequada para controle dos ativos durante e após o desenvolvimento de novos projetos e ainda automatizam as funções de compra e faturamento. 

    Outra solução que se aplica às principais necessidades e demandas do setor é o Rise with SAP, que com suporte do SAP S/4HANA Cloud viabiliza a virada inteligente dos processos e, ainda, a transformação da gestão financeira, a gestão do ciclo de vida dos ativos, a operação do varejo e outros benefícios.

    3. Crescimento sustentável

    A preocupação com o crescimento sustentável está avançando nos mas diversos setores, e nas empresas de telecomunicações não poderia ser diferente. É importante que a indústria invista em estudos que proporcionem soluções menos prejudiciais ao meio-ambiente dentro de sua operação seja reciclando telefones e outros dispositivos de consumo ou utilizando a Internet das Coisas e análises avançadas para reduzir custos de energia, enquanto ainda não investe em fontes renováveis de energia, como aponta o relatório publicado no site da SAP.

    Do ponto de vista dos especialistas, a inovação nas telecomunicações deve deixar de ser entendida como algo pontual, que acontece apenas em uma ou outra área. Ela deve passar a ser intrínseca a todos os departamentos da indústria, e para isso, é preciso estimular uma mentalidade de transformação em todo o quadro de funcionários. Neste caso, usando as ferramentas corretas, torna-se mais fácil garantir que o negócio esteja em compliance com as obrigações legais de crescimento sustentável. 

    Gostou deste conteúdo e quer potencializar os ganhos do seu grupo de telecomunicações com as melhores tecnologias do mercado? É simples: entre em contato com os consultores da Engine e comece a transformação digital via SAP de maneira segura e com acompanhamento de especialistas. Será um prazer atendê-lo!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄