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    [Liderança]

    SAP S/4HANA: agilizando o lançamento de produtos farmacêuticos

    22 de Outubro de 2024

    A pesquisa e desenvolvimento (P&D) é o que move as empresas rumo ao constante auto aprimoramento. A busca por novas tendências e oportunidades traz robustez às soluções desenvolvidas, sendo indispensável à realidade altamente competitiva das indústrias 4.0. Afinal, o lançamento de produtos novos e competitivos garante às empresas sólido posicionamento de mercado e conquista de novos horizontes. 

    Para que os investimentos em novos produtos tragam retorno financeiro, as empresas precisam saber prontamente identificar as novas necessidades do mercado e ser ágeis no desenvolvimento de soluções. Assim, rapidez com qualidade é o maior diferencial competitivo, uma vez que são muitas etapas desde o início do desenvolvimento até o lançamento no mercado.

    Nesse contexto, o SAP S/4HANA surge como grande aliado para tornar ágil e simples o fluxo de desenvolvimento na indústria farmacêutica. Vamos agora entender juntos como o SAP S/4HANA contribui para  o sucesso no lançamento de novos produtos!

    Etapas de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos

    O cronograma de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos compreende diversas etapas até a realização do seu lançamento no mercado. Os fluxos podem ser adaptados conforme a realidade de cada empresa e do segmento atuante (humano ou veterinário, por exemplo), bem como das necessidades específicas de gestão de projetos. 

    Assim, de maneira bem simples e resumida, as atividades podem ser categorizadas da seguinte maneira:

    1. Surgimento de novas ideias:

    A constante busca por potenciais novos negócios é o que alimenta a máquina de P&D das empresas. As ideias de novos produtos para agregar ao portfólio empresarial surge de diversas frentes, como, por exemplo:

    • Análise de concorrência (evitando quebras de patente)
    • Parceria com universidades e institutos de pesquisa que estudam alguma molécula ou composto que possua comprovada ação biológica
    • Sinalização de alguma necessidade pelo próprio consumidor
    1. Pré-pesquisa e viabilidade

    O que é somente uma ideia precisa tomar forma, concorda? Assim, a empresa precisa primeiramente realizar as pesquisas bibliográficas prévias para saber se a proposta possui fundamento técnico. Além do mais, a viabilidade calculada pela Controladoria vai permitir saber se os investimentos no novo produto vão compensar e trazer o retorno financeiro adequado.

    1. Desenvolvimento das propostas de fórmula e embalagens

    Aqui iniciam-se os desenvolvimentos de bancada e estudos para a definição de quais serão os materiais utilizados. Muitos testes são necessários e é bem comum que esta seja uma das etapas mais demoradas do desenvolvimento. 

    Alguns produtos precisam até mesmo de centenas de tentativas para se chegar a uma formulação satisfatória.

    1. Execução de partidas piloto + elaboração de dossiês

    As primeiras produções realizadas em escala industrial são denominadas partidas piloto e possuem papel fundamental para o registro de medicamentos. Essas produções servem para assegurar aos Órgãos Reguladores que o medicamento possui segurança, qualidade e eficácia, tendo sido produzido conforme as boas práticas de fabricação. 

    Vale observar que alguns produtos são isentos de registro, portanto não necessitam desta etapa.

    1. Recebimento da licença e lançamento

    Uma vez aprovado o dossiê, o produto recebe seu número de registro e pode ser comercializado. É nesse momento que começam os preparativos para finalmente lançar o novo medicamento no mercado!

    Agora que já passamos brevemente pelas principais etapas de desenvolvimento de novos produtos, vamos entender quais os principais desafios para realizar o lançamento!

    Principais desafios estratégicos da etapa de lançamento

    A tão aguardada etapa de lançamento mobiliza esforços para que o produto cause o melhor impacto possível no mercado. Assim, surgem diversos desafios:

    • Resgatar histórico de produções anteriores 

        Uma das grandes dificuldades de algumas empresas é justamente o resgate das informações específicas dos testes/partidas pilotos realizados antes do lançamento, para que se corrija potenciais erros e divergências.

    • Cadastro correto de itens 

    O cadastro correto de códigos para insumos, materiais de embalagem e SKUs é essencial para a realização do lançamento.  Erros nas informações contidas na criação dos itens afetam toda a cadeia produtiva de lançamento, pois os códigos serão utilizados pela empresa inteira.

    • Sustentabilidade

    Existe a tendência global de incorporar aspectos sustentáveis ao desenvolvimento de produtos. Essa é um desafio presente no lançamento de novos medicamentos, não somente no que tange aos insumos e embalagens, mas também nos próprios processos de produção.

    • Bom rendimento dos primeiros lotes

    As produções de lançamento podem ser as primeiras a envolver  execução de lotes cheios. Assim, existem desafios relacionados à garantia de quantidade correta de material, principalmente considerando a possibilidade de overfill de insumos e formulação. 

    • Logística adequada

    Muitos são os medicamentos que precisam ser transportados em condições específicas. Por exemplo, as vacinas e produtos biológicos devem ser distribuídos por cadeia refrigerada altamente controlada, devido a sua grande termossensibilidade. Dessa forma, existe o desafio de se garantir o transporte nas condições específicas conforme as regulamentações técnicas.

    • Alinhamento entre os setores

    P&D, Produção,Garantia da Qualidade, PCP, Suprimentos… são inúmeros os departamentos envolvidos no lançamento de um produto. Dessa forma, o grande desafio de se garantir a agilidade do lançamento é disponibilizar as informações necessárias a todos os envolvidos. 

    Considerando os desafios para o lançamento de um novo produto, a tecnologia torna-se a principal aliada para a execução de projetos de maneira mais ágil e produtiva. Nesse contexto, os produtos e serviços do portfólio da Engine se destacam, em especial a implementação/migração para o SAP S/4HANA.

    SAP S/4HANA: grande aliado das indústrias farmacêuticas

    O SAP S/4HANA é a atualização mais recente e moderna do SAP ERP. É o software de gestão empresarial feito para atender às demandas e especificidades da era digital das produções. A presença marcante de automatização, inteligência artificial e machine learning permite maior rapidez no processamento e maior confiabilidade nas informações.

    Vantagens do SAP S/4HANA no lançamento de produtos:

    A enorme quantidade de atividades envolvidas no lançamento de um produto depende de um ágil e confiável software de gestão empresarial. Desta forma, o SAP S/4HANA destaca-se por:

    • Rapidez e praticidade na tomada de decisões críticas:

    O  SAP S/4HANA é sinônimo de agilidade, pois remove estruturas complexas das transações e automatiza processos que antes eram manuais, apresentando desempenho superior aos demais softwares de gestão integrada. Dessa forma, as decisões importantes e urgentes podem ser feitas com mais assertividade e segurança, por possuírem à disposição serviços e funções tecnológicas inteligentes.

    • Manutenção do histórico de produções anteriores: 

    A existência de banco de dados unificado altamente confiável permite o fácil rastreamento de informações necessárias ao lançamento do produto. Por exemplo, a consulta de quais listas técnicas e versões de produção foram utilizadas na execução de partidas piloto ou testes prévios, bem como o controle inteligente do estoque de tais produções. 

    • A gestão inteligente de estoque:

    O controle de estoque inteligente permite maior confiabilidade nos saldos de materiais informados. Além do mais, a facilidade de requisição de materiais para a execução de testes prévios aos lotes de lançamento significa maior agilidade na execução de ideias inovadoras! 

    • Praticidade e agilidade na solicitação de pedido de compra de amostras nacionais e importadas:

    A rápida sinalização ao time de Suprimentos da necessidade de amostras já possibilita o start nos pedidos. A rapidez nessa etapa auxilia muito o encurtamento de prazos nos cronogramas de desenvolvimento!

    • Conformidade com os requerimentos regulatórios e fiscais

    A maior confiabilidade e transparência no controle de produção e estoque auxilia nos informes mensais ao FISCO referentes ao Bloco K. Assim, o SAP S/4HANA é um grande aliado para o lançamento de produtos já conforme as exigências regulatórias e fiscais. 

    • Sustentabilidade

    A sustentabilidade no lançamento de um produto pode envolver diversas frentes. Uma delas é o planejamento e controle de materiais e produção realizado de forma mais assertiva e fiel às demandas sinalizadas, significando menos descarte de materiais.

    • Prevenção de erros de sistema

    O SAP S/4HANA possui elementos de AI e Machine learning, reduzindo significativamente os erros do sistema. Assim, o lançamento dos novos produtos é altamente beneficiado pela redução de problemas nas emissões de Ordem de Produção, nos pedidos de compra de insumos, nas confirmações de produção, entre outros. Como o tempo é dinheiro, a maior produtividade dos lotes de lançamento significa colocar os produtos nas prateleiras dos clientes mais rapidamente.

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