+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Os principais benefícios do SAP S/4HANA

sap s/4hana

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O SAP S/4HANA é uma solução ERP inteligente com a qual as empresas podem capturar todas as oportunidades do mundo digital atual. Ele remove obstáculos comuns associados a aplicações ERP legadas, por exemplo, latência em lotes, estruturas complexas e processos manuais.

Com o SAP S/4HANA é possível, de forma geral, usar um sistema ERP inteligente para tratar dos desafios atuais e das futuras oportunidades com flexibilidade, velocidade e insights.

Com um sistema descentralizado existem dois grandes problemas: os dados são mantidos localmente nos departamentos individuais; os departamentos não têm acesso a informações ou dados de outros departamentos.

Para identificar problemas que surgem devido ao sistema de gerenciamento corporativo descentralizado, vejamos um exemplo: um cliente aborda a equipe de vendas e precisa de um produto urgentemente. Por ser um processo descentralizado, a equipe de vendas não tem acesso a informações em tempo real à disponibilidade da produção. Então eles abordam o departamento de estoque para verificar a disponibilidade do produto. Esse processo leva tempo e o cliente escolhe outro fornecedor, levando à perda de receita e à insatisfação do cliente.

Agora, suponha que o produto esteja sem estoque e a equipe de vendas se aproxime da equipe de planejamento da produção para fabricar o produto para uso futuro. A equipe de planejamento da produção verifica a disponibilidade das matérias-primas necessárias. Em um sistema descentralizado, as informações da matéria-prima são armazenadas separadamente pelo planejamento da produção e pelo departamento de estoque. Assim, o custo de manutenção de dados (neste caso, matéria-prima) aumenta.

As informações da matéria-prima estão disponíveis em dois departamentos diferentes: inventário e planejamento de produção. Quando a equipe de vendas verifica uma matéria-prima específica necessária para fabricar o produto, mostra que a matéria-prima está disponível conforme o estoque, mas segundo o banco de dados da equipe de planejamento da produção, a matéria-prima está fora de estoque. Então, eles vão em frente e compram a matéria-prima e, assim, o material e o custo do estoque aumentam.

Quando a matéria-prima está disponível, o departamento de chão-de-fábrica percebe de repente que está com falta de trabalhadores. Eles abordam o RH, que por sua vez contrata funcionários temporários a taxas mais altas do que o mercado. Assim, o custo do trabalho aumenta. O departamento de planejamento da produção falha ao atualizar o departamento financeiro dos materiais adquiridos. O departamento financeiro adia o prazo de pagamento estabelecido pelo fornecedor, causando a perda de reputação da empresa e até mesmo convidando uma possível ação legal.

Ou seja: numerosos sistemas de informação díspares criados individualmente ao longo do tempo e difíceis de manter; a integração dos dados consome tempo e dinheiro; inconsistências e duplicação de dados; a falta de informações oportunas leva à insatisfação do cliente, perda de receita e reputação; alto custo de estoque, material e recursos humanos.

Essas são algumas das principais desvantagens para as quais precisamos de um ERP, ou especificamente, o SAP S/4HANA.

Principais benefícios do SAP S/4HANA

Ofereça uma experiência de usuário da era digital

Proporcione uma experiência premiada de usuário em toda a organização, incluindo um assistente digital com reconhecimento de contexto e negócios.

Automatize tarefas

Introduza automação nas principais funções e indique para os usuários quando for necessária a entrada de informações, com funcionalidade inteligente e recursos de aprendizagem.

Execute processos de última geração

Desvende novos valores empresariais com as inovações mais recentes, assim seus colaboradores tomarão decisões mais efetivas com maior rapidez.

SAP S/4HANA para gestão da manutenção

Com a solução é possível obter o maior potencial do sistema de controle de manutenções. A elaboração de bons planos de manutenção e a criação das listas de engenharia dos equipamentos são fundamentais para a boa utilização do sistema. Atualmente, nossos consultores têm auxiliado fortemente nos projetos na visão de negócio. Com isso, conseguimos direcionar os clientes às melhores práticas a serem seguidas.

SAP S/4HANA para gestão de estoques

Com a automatização das movimentações de estoque e com o uso de coletores de dados no armazém, é possível ter 40% mais rapidez nas contagens de inventário e mais de 80% nas movimentações entre as áreas. Os processos de estoque automatizados pelo Modelo de Referência Engine junto à solução SAP propicia maior Compliance e mais confiabilidade nos saldos de estoque.

SAP S/4HANA para vendas e faturamento

Na indústria farmacêutica há longos períodos de negociação. Isso porque os clientes mudam seus hábitos de acordo com as flutuações do mercado, o que dificulta a previsibilidade. Contudo, é fundamental uma interação ágil com a área de vendas e seus representantes. Por isso, a Engine criou um protocolo de integração. Ele possibilita que as empresas enviem e consultem dados do SAP de maneira rápida e com segurança.

SAP S/4HANA para finanças

Com o objetivo de reduzir o impacto do contraponto gerencial, a Engine obteve sucesso criando um engajamento da área financeira. Para isso, estabeleceu um fluxo de caixa com três visões: planejado, previsto e realizado. Sendo que no previsto já se tem a visibilidade das requisições de compras e pedidos emitidos aos fornecedores.

SAP S/4HANA é parte do processo

Muitas empresas realizam transformações do S/4HANA antes de estarem prontas. Elas ainda estão tentando descobrir como adaptar modelos de serviços compartilhados ou aprimorar as experiências dos clientes. Sobrepor qualquer tecnologia sobre essa base organizacional é uma receita para o desastre; não se iluda pensando que a tecnologia também resolverá esses problemas. É por isso que o design organizacional e outros componentes mais estratégicos e não tecnológicos do gerenciamento de mudanças são tão importantes para o sucesso. Claro, você pode abordar a tecnologia S/4HANA em paralelo, mas não espere muito para abordar os detalhes estratégicos que precisam ser definidos.

Há três realidades que qualquer empresa que queira adotar o SAP S/4HANA precisa se atentar

Antecipação: só se mantém no mercado quem é capaz de adotar uma postura visionária, com o desenvolvimento constante de novos produtos e tecnologias. Há enormes oportunidades para as empresas que estiverem bem preparadas.

Controle dos processos: a vigilância em cima das empresas do setor farmacêutico é grande, proporcional à responsabilidade deste segmento. Não há outra possibilidade a não ser atuar de acordo com a legislação e cumprir todas as regulamentações nos mínimos detalhes. É preciso ter controle de todos os processos dentro da empresa e ainda estar atento para inovar.

Inteligência financeira: para investir em pesquisa e inovação, necessidades primordiais para esse setor, é preciso ter um fluxo de caixa equilibrado. A máxima de que são necessários altos investimentos para implementar processos de classe mundial em pequenas e médias empresas já caiu por terra. É possível ter um sistema de gestão alinhado às melhores práticas do mercado sem grandes investimentos iniciais.

Basicamente, em linhas curtas, os desafios que a indústria farmacêutica enfrenta são: uma adoção rápida de processos de classe mundial que facilitam o controle e a redução dos custos operacionais; otimização dos processos produtivos e rastreabilidade da produção, garantindo atuação mais segura e responsável e melhor gestão dos assuntos regulatórios; e desenvolvimento ou substituição de produtos importados, além do volume para atender à demanda em déficit do mercado.

O que nos leva à uma necessidade: o mercado apresenta oportunidades para a ampliação da oferta de insumos industriais, o que poderia estimular o crescimento e aliviar pressões inflacionárias. O mercado exige cada vez mais aperfeiçoamento dos processos de produção pela automação, planejamento e controle dos custos em processo. Concretizar oportunidades depende de condições como: infraestrutura local e logística, preços de energia, tributação, entre outros que afetam os resultados.

Ecossistema SAP

Proteção de dados

De acordo com o GDPR, Regulamento Geral de Proteção de Dados, da União Europeia as organizações que controlam e/ou processam dados pessoais precisam tomar medidas adicionais de segurança. O SAP S/4HANA pode ajudá-lo a cumprir essa exigência a tempo.

Segurança da rede e da comunicação

O SAP S/4HANA oferece suporte às comunicações necessárias em toda a empresa sem permitir o acesso não autorizado. Uma topologia de rede bem definida elimina várias ameaças à segurança.

Administração e autenticação de usuário

O SAP S/4HANA conta com os mecanismos de autenticação e gestão de usuários fornecidos na plataforma SAP HANA. Dessa forma, garantindo compliance à sua empresa.

SAP HANA: o que é

A ideia deste texto é explicar o que é o SAP HANA, aprofundar um pouco no SAP S/4HANA – a solução oferecida pela Engine, em parceria com a SAP – e mostrar como a solução facilita a vida dos gestores e quais os benefícios de se ter processos automatizados.

Muitos gestores ou líderes das organizações têm dúvidas em relação a isso, uma vez que o “HANA” evoluiu com o passar dos anos e teve o seu conceito atualizado. HANA é uma sigla para “High Performance Analytic Appliance”, algo que pode ser traduzido como “ferramenta analítica de alto desempenho”. 

Quando o HANA surgiu, em 2011, a tecnologia tinha o objetivo de ser utilizada em aplicativos analíticos e que processavam muitos dados ao mesmo tempo. Ferramentas, como as de Big Data, se beneficiaram disso. O primeiro produto a contar com o HANA foi o SAP Business Warehouse, que é utilizado para gerar e analisar relatórios. 

Em 2013, o SAP HANA evoluiu, uma vez que o os algoritmos dos dos mecanismos de cálculos programados (ABAP) começaram a ser implantados no banco de dados. A tecnologia in-memory é uma peça importante para as novas infraestruturas de TI. 

O SAP Business Suite é um software que abriga todas as áreas relevantes da empresa, como as finanças, a logística e os processos do cliente. Assim sendo, a tecnologia se estabeleceu como uma plataforma, possibilitando que novos aplicativos fossem criados. Tudo para gerar mais facilidade para os usuários.

À essa altura, o SAP HANA já oferecia análise de texto, ferramentas para análises preditivas, data mining e motor de busca geoespacial. Em outras plataformas, era necessário integrar softwares adicionais para contar com esses serviços, enquanto a plataforma SAP HANA já os incluía.

O SAP HANA passou então a investir em Machine Learning. Isso quer dizer que a plataforma começou a ter a capacidade de aprender com os dados que administra. Em 2015 surgiu o SAP S/4HANA, que possibilitou processos ainda mais simplificados, auxiliando as empresas em procedimentos diversos, como a transformação para economia digital. 

Basicamente, o ERP SAP S/4HANA se tornou a 1ª solução realmente completa desenvolvida e otimizada com base no SAP HANA. É uma plataforma aberta e, de tal modo, podem surgir aplicativos adicionais que forneçam novas soluções, para atender a demandas específicas.

Já existem mais de 70 aplicativos que foram desenvolvidos tendo o SAP HANA como base, como o SAP Fraud Management: desenvolvido para detectar fraudes; o SAP Smart Business Cockpit: ferramenta para geração e análise de relatórios de vendas e pagamentos; e o SAP Customer Activity Repository: aplicativo para o comércio varejista, em que se pode analisar o histórico de compras dos clientes a qualquer momento e assim oferecer promoções personalizadas.

Outro marco importante para o sistema HANA é a Cloud Platform, que torna possível acrescentar aplicativos adicionais ao núcleo padronizado. Além do mais, a quantidade de aplicativos personalizados aumenta. As companhias podem desenvolver aplicativos independentes com base em SAP HANA.

O SAP HANA Cloud Platform é operado pelas organizações, nos próprios centros de processamento de dados da SAP. A plataforma de serviço conta com recursos como os aplicativos Java, soluções desenvolvidas para smartphones e tablets, integração de aplicações em nuvem.

Em outros sistemas, os add-ons in-memory ainda precisam copiar os dados processados na memória de trabalho. Para a SAP isso não é necessário, uma vez que o processamento de dados transacionais e analíticos ocorre de forma simultânea. Sempre que um lançamento é feito no sistema, as atualizações ocorrem de imediato. Assim, se evitam problemas, como dados conflitantes em diferentes áreas da empresa, dados transacionais e analíticos provêm de uma única fonte.

A geração de banco de dados no centro faz com que o SAP HANA seja o ideal para que as empresas se transformem digitalmente. Uma infraestrutura de TI ágil, aberta e segura é necessária na era da Nova Economia Digital. Logo, novas soluções poderão ser desenvolvidas e facilmente absorvidas, fazendo com que a organização se torne ainda mais inteligente.

A Engine é parceira certificada da SAP. Confira nossas soluções e produtos disponíveis para indústrias de diversos segmentos, entre eles a farmacêutica, química, alimentícia, de serviços e também cosmética. Acesse e entre em contato conosco, um de nossos consultores irá lhe atender.

Veja também