[Liderança]
Indústria da saúde: previsões dos especialistas para a alocação inteligente de investimentos
20 de Dezembro de 2023
Fusões, aquisições e investimentos em novas estratégias e tecnologias têm sido algumas das principais estratégias utilizadas pela Indústria da Saúde e pela Indústria Farmacêutica para buscar um alto valor de mercado mesmo diante de um nível altíssimo de concorrência.
Sabendo disso, estudiosos da PwC acompanharam o segmento no ano de 2022 e notaram uma grande movimentação da Indústria da Saúde em direção à resolução de gaps e automatização de tarefas diárias a fim de poder redistribuir a alocação de recursos. “As empresas farmacêuticas tradicionais estão otimizando seus portfólios com a alienação de ativos não essenciais a fim de liberar capital para investir em inovação e solucionar gaps do portfólio”, afirma artigo publicado no ano passado.
Nos mais de 10 anos de atuação em projetos de aceleração e transformação da Indústria da Saúde (confira todos os segmentos atendidos pelas soluções Engine), nossos especialistas também notaram o avanço rápido de tecnologias de ponta dentro do setor.
Tecnologias em ascensão na indústria da saúde
O foco na transformação do nível operacional industrial e na experiência farmacêutica é o que tem norteado o uso de novas tecnologias na Indústria da Saúde, o que tem contribuído para o aquecimento da biotecnologia, de plataformas especializadas em cuidados com a saúde, da telessaúde, entre outras soluções inovadoras. Hoje, vamos te mostrar algumas das tecnologias em ascensão entre a Indústria da Saúde e clientes Engine:
Inteligência Artificial
Você sabia que, só nos Estados Unidos, cerca de 400 mil pacientes hospitalizados sofrem danos evitáveis devido a erros de diagnóstico? É o que indica um estudo publicado em 2023 pela norte-americana National Library of Medicine, o centro de informações biotecnológicas do país, apontando uma falha no sistema atual de atendimento e cuidado ao paciente. Aqui, surgem oportunidades para o uso da Inteligência Artificial, que pode ser a base de soluções de saúde importantes para diminuir o tempo de resposta a diagnósticos e possíveis adversidades no tratamento, acelerando o atendimento e aprimorando a qualidade e assertividade do mesmo.
Já existem startups que, por exemplo, coletam dados dos pacientes e usam a IA para atuar sintetizando todos esses dados em busca de um diagnóstico. Além disso, as informações do paciente podem ser atualizadas em tempo real, de qualquer lugar, a qualquer hora, tornando o atendimento mais humanizado e personalizado.
Softwares de gestão
Para oferecer a melhor experiência farmacêutica e de saúde, a indústria da saúde tem investido em remodelar a operação farmacêutica com softwares de gestão clínica, desenvolvidos para atender às especificidades do setor.
Com um software de gestão qualificado, como os desenvolvidos pela SAP e pela consultoria especializada Engine, Indústrias passam a consolidar sistemas anteriormente fragmentados, aprimorando o gerenciamento do estoque e da logística farmacêutica, o desenvolvimento de produtos farmacêuticos e o desenvolvimento de relatórios – tudo a partir de um mesmo software, levando os benefícios o digital para a gestão farmacêutica.
Big Data
Para elevar a qualidade do serviço farmacêutico, reduzir erros, implantar modelos de análise preditiva e elevar a qualidade da experiência farmacêutica, é preciso investir em uma base sólida e estratégica de dados. É por isso que o Big Data tem avançado cada vez mais dentro da Indústria da Saúde.
Com a expansão do uso de plataformas e serviços digitais, o número de dados coletado é gigantesco, e é preciso saber analisá-los para obter os melhores insights de mercado e comportamento do consumidor, a fim de aumentar a satisfação do cliente e melhorar a qualidade da operação interna.
Somado à IA, ainda, o Big Data pode ajudar a definir padrões e tendências dos clientes, com o objetivo de embasar e simplificar a tomada de decisão no negócio.
Motivos para investir em tecnologias na indústria da saúde
Já vimos que as tecnologias têm sido a porta de entrada para novos negócios na Indústria da Saúde. Mas, pensando agora em termos práticos, também podemos listar alguns bons motivos para investir na digitalização completa da Indústria Farmacêutica:
Capacidade de atuar em tempo real
Quando falamos em cuidados com a saúde, o tempo não é, necessariamente, nosso amigo. Um cliente que deseja comprar um medicamento de casa, via plataformas de saúde, não deseja esperar por esse tratamento por muito tempo. Quem está com dor de cabeça em casa, muito menos: ganha a fidelidade do cliente aquele player que atender à sua solicitação no menor tempo.
Aumento na produtividade
Segundo estudo da McKinsey, a implantação de tecnologias no segmento levou a um aumento de 3 a 5% na produtividade e um aumento de até 85% na precisão das previsões estabelecidas a partir do incentivo à inteligência de dados.
Essas são algumas das previsões dos especialistas do mercado para que os recursos do seu negócio sejam direcionados de forma inteligente, gerando resultados de alto valor para o negócio. Deseja acompanhar as tendências do mercado e elevar o nível competitivo do seu negócio dentro da Indústria da Saúde? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e encontre um consultor especializado para te acompanhar antes, durante e depois dessa jornada.