• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Inovação, ERP na Nuvem]

    6 tendências tecnológicas para 2021 que você precisa conhecer

    20 de Dezembro de 2023

    As principais tendências tecnológicas para 2021 serão soluções ágeis e versáteis para necessidades que se tornaram mais evidentes diante do complexo cenário da pandemia do Corona vírus.

    Se há uma lição que 2020 ensinou para empreendedores com ampla perspectiva de mercado é que, na era da transformação digital, nem mesmo as limitações geográficas podem impedir uma empresa de continuar crescendo. Onde há dificuldade, a tecnologia abre portas e traz oportunidades de negócios.

    Neste artigo, você verá uma série de soluções, ferramentas e comportamentos que estão integrando cada vez mais o cotidiano das organizações do setor industrial. Continue a leitura para conferir as 6 principais tendências tecnológicas para 2021!

    1. Independência de localização

    O distanciamento social foi uma medida de prevenção e contenção do Corona vírus que causou impactos significativos não apenas à sociedade, em si, mas a todo o comportamento de compra das atuais gerações de consumidores ativos.

    Houve um crescimento exponencial no número de transações comerciais online e de tecnologias de pagamento virtual, visto que o e-commerce se tornou uma das pedras angulares que sustentaram a economia em 2020. E tudo isso graças ao conceito de independência de localização. 

    Novas demandas trazem novos desafios. Novos desafios exigem soluções inovadoras. Sendo assim, é correto afirmar que algumas das tendências tecnológicas para 2021, em termos de superação dos limites geográficos, serão:

    • Cloud Computing — a tecnologia que fundamenta o processo de transformação digital que estamos vivenciando;
    • Malha de segurança cibernética — devido ao crescimento das operações no ambiente virtual e ao aumento da quantidade de dados armazenados na nuvem.

    O cenário do “novo normal” tem levado as organizações a priorizarem a digitalização dos processos e a atuação remota. Um exemplo disso é a Internet das Coisas (IoT) — considerada um dos pilares da Indústria 4.0 — e os ERPs que permitem o controle de operações inteiras e a comunicação à distância.

    2. 5G

    Este ano promete muitas novidades e a rede de dados 5G está entre as principais tendências tecnológicas para 2021. Mesmo em meio a controvérsias — em especial por causa da necessidade de adaptações estruturais por parte das operadoras de telefonia móvel — ao que tudo indica, o 5G se tornará uma realidade presente em um futuro muito breve.

    Essa tecnologia abrirá caminhos e possibilidades para que as indústrias implementem arquiteturas de dados escaláveis e em tempo real, o que será imprescindível para que os gestores tomem decisões mais dinâmicas e inteligentes por meio de múltiplos fluxos de dados. Além disso, conceitos de inovação já existentes no mercado serão impulsionados com a chegada do 5G, como a mobilidade autônoma e a Internet das Coisas (IoT).

    3. People Centricity

    O conceito de People Centricity (Centralização nas Pessoas) está diretamente ligado às funções exercidas pelos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

    Dito isso, algumas das tendências tecnológicas para 2021 que integram essa categoria são:

    • Computação para melhorar a privacidade — uso de ferramentas e soluções que aprimorem a experiência do usuário e protejam as suas informações pessoais;
    • Multiexperiência — uma combinação da experiência do cliente, do funcionário e do usuário em geral, que permitirá que as organizações otimizem os seus processos;
    • Internet of Behaviors (Internet de Comportamentos) — um conceito abrangente que tem como premissa o gerenciamento de dados no mundo físico e no virtual para influenciar o comportamento das pessoas.

    4. Logística inteligente

    Com cada vez mais empresas implementando tecnologias de automação e medidas que possibilitam a gestão remota — como a IoT e a Análise de Dados — as tendências tecnológicas para 2021 não poderiam deixar de fora o setor industrial.

    O Big Data tem aberto caminho para logísticas mais inteligentes e eficientes, otimizando todas as etapas da cadeia logística, isto é, do início do ciclo de produção, passando pelo armazenamento, até os processos de distribuição ao cliente final.

    Com o auxílio de ERPs, os gestores podem:

    • Dar prioridade ao “carro-chefe” da empresa;
    • Eliminar produtos com pouca lucratividade;
    • Agilizar tanto o recebimento de insumos quanto a entrega de produtos;
    • Melhorar o relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes;
    • Reduzir custos de produção, falhas humanas e desperdícios de materiais.

    Além disso, o uso de Inteligência Artificial tem ajudado as indústrias a se planejarem melhor em relação às novas demandas do mercado e a gerenciar o trabalho dos colaboradores que atuam no chão-de-fábrica.

    5. Cibersegurança

    Não é preciso ser especialista em ciência da tecnologia para notar a crescente migração dos dados do ambiente físico para o virtual. Embora a digitalização de processos traga uma infinidade de benefícios às empresas, não podemos ignorar o fato de que os ativos tecnológicos exigem medidas de segurança não-tradicionais.

    Dado o contexto, a malha de segurança cibernética tem se tornado uma das abordagens mais requisitadas da atualidade, especialmente quando se trata de garantir o uso e o acesso seguro de aplicações baseadas em computação na nuvem e informações distribuídas por dispositivos não controlados.

    O que queremos dizer é que, a partir do momento em que qualquer usuário pode acessar os ativos digitais de uma empresa em servidores remotos — como os dados corporativos sigilosos — a malha de segurança cibernética deixa de ser um assunto de responsabilidade restrita ao setor de TI e passa a ser uma questão de prioridade para a organização como um todo. Por isso, sem dúvida, essa é uma das grandes tendências tecnológicas para 2021.

    6. Ciência cognitiva e gamificação no RH

    Você sabia que há uma previsão de que, até 2025, a geração Millennial corresponda a pelo menos três quartos da força de trabalho global? Isso se deve principalmente ao fato de que as empresas têm dado prioridade à contratação de profissionais “nativos digitais”.

    Para lidar com essa nova demanda de talentos do mercado de trabalho, o RH também tem modernizado os processos de seleção e recrutamento. Não é coincidência que cada vez mais nos deparamos com notícias sobre conceitos de Ciência Cognitiva e Gamificação nas empresas.

    Tecnologias como essas que foram citadas têm contribuído com a melhoria no desempenho das equipes de RH, agilizando a identificação de candidatos mais promissores e atendendo às expectativas de Employee Experience da nova geração de profissionais.

    Plataformas digitais e ERPs que automatizam a triagem de candidatos, ainda nas etapas de seleção, já fazem parte do cotidiano de muitas organizações que acompanham a transformação digital. O próprio LinkedIn, que é conhecido como uma rede social que intermedia o contato entre empresas e profissionais, oferece recursos para encurtar o ciclo de contratação, como a pesquisa de vagas por palavras-chave e o recebimento dos “currículos digitais”, por exemplo.

    A Ciência Cognitiva e a Gamificação, neste contexto, estão entre as principais tendências tecnológicas para 2021 justamente por facilitarem o trabalho do RH na hora de avaliar as habilidades técnicas, as experiências profissionais, as soft skills e a capacidade de adaptação aos desafios cotidianos das empresas.

    O RH identifica quais candidatos têm maiores propensões a serem entrevistados por meio das pontuações correspondentes. Ou seja, a tecnologia ajuda a fomentar a objetividade e a diversidade no ambiente de trabalho.

    Conclusão

    Como você pôde contemplar neste conteúdo, os mercados ligados à transformação digital se adaptam com mais facilidade às mudanças que a sociedade passa diante de cenários desafiadores.

    Ainda que as principais tendências tecnológicas para 2021 tenham sido impulsionadas por fatores controversos e adversidades, o fato é que elas devem mudar tudo o que conhecemos sobre comunicação, transações comerciais online e comportamento de consumo nos próximos anos.
    Este artigo sobre as tendências tecnológicas para 2021 foi útil para você? Então não deixe de assinar a newsletter da Engine para receber dicas, conteúdos informativos e as principais novidades sobre transformação digital diretamente em seu e-mail!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄