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    [Liderança]

    3 dicas para gerar leads qualificados no seu negócio

    20 de Dezembro de 2023

    Para garantir o crescimento constante estratégico de marketing, é sempre papel do CMO estar atento aos números do setor de vendas e se perguntar constantemente: será que o time está utilizando os canais da melhor forma para receber o tipo de leads mais qualificado para o nosso negócio? 

    Cada vez mais, empresas de diversos setores – de serviços de saúde à venda de automóveis – estão aumentando os investimentos para obter leads de vendas através dos canais digitais. Entre os anos de 2005 e 2009, os investimentos em publicidade digital aumentaram de US$12,5 bi para US$22,7 bi, segundo estudo publicado na Harvard Business Review. Mas não basta investir: os especialistas ressaltam que as mudanças no comportamento do consumidor impactaram totalmente a dinâmica de trabalho dentro das empresas, exigindo também uma mudança de mentalidade dentro do negócio e fazendo com que marketing e vendas sejam setores cada vez mais conectados, trabalhando de forma alinhada para garantir a melhor experiência do cliente em toda a jornada.

    Reunimos algumas das principais dicas dadas por estudiosos e pesquisadores para gerar leads mais qualificados para o seu negócio e garantir o aumento de vendas com estratégias integradas. Confira:

    1 – Não deixe o lead esfriar

    Uma das principais falhas das empresas que passam a investir nos canais digitais é a falta de agilidade para entrar em contato e garantir a conversão daquele usuário. Estudos elaborados pela Harvard Business Review indicam que entre as mais de 2.000 empresas auditadas pelos pesquisadores, apenas 37% conseguiram retornar o contato/cadastro do lead em apenas 1 hora, sendo que 24% demoraram mais de 24 horas e 23% não realizaram nenhum contato. Nesse cenário, o tempo médio de resposta entre as que conseguiram responder e ativar o lead ficou em 2 dias (42 horas).

    Com suporte da SAP, é possível acelerar a comunicação dos times para garantir a resposta rápida aos novos leads, permitindo que o negócio atue na velocidade exigida no ambiente da Internet. Lembre-se sempre: a boa tratativa do cliente que se interessa pelo seu serviço ou produto é fundamental para aumentar taxas de conversão e maximizar o ROI do investimento depositado nos canais digitais.

    2 – Tenha um banco de dados atualizado em tempo real

    A atualização em tempo real de todas as informações importantes para o negócio é importante para melhor a prospecção e a fidelização de clientes. Quem pode te ajudar nessa missão também é a SAP, oferecendo algumas das melhores tecnologias de sistemas integrados, como SAP Cloud for Customer, para que a análise dos dados seja realizada em tempo real.

    Assim, é possível identificar não apenas o contato de novos leads de maneira rápida, como também permite que a longo prazo o marketing entenda quais as melhores datas e horários para conversão e identifique quais são os canais que trazem os leads mais qualificados. O tempo de resposta às mudanças nas prioridades dos consumidores também se torna mais curto.

    3 – Aposte na nutrição dos seus leads qualificados

    Mantenha-se sempre em contato com o lead que foi para a sua base, seja via telefone ou mensageria, para garantir a nutrição da relação entre empresa e consumidor. Distribua conteúdo relevante do setor, busque saber a opinião do lead e use das informações obtidas nesses contatos para entender como fidelizar cada vez mais esse cliente e elaborar estratégias cada vez mais assertivas, que resultem em índices cada vez mais bem sucedidos de conversão.

    Clientes que fortaleceram as estratégias de aquisição e conversão de leads com suporte das tecnologias SAP conseguiram obter um olhar 360o da experiência do cliente e, ainda, tiveram 372% de retorno sobre o investimento depositado na SAP em apenas 3 anos, o que significa um ROI de mais de 120% a cada ano. A Moen, por exemplo, registrou aumento importante nas taxas de fechamento de vendas depois de modernizar o negócio com soluções SAP. 

    Os cases de sucesso, tradicionalmente divulgados no site da SAP, não terminam por aí: a empresa TopCon Positioning Systems consolidou 7 sistemas em 1 única solução SAP e, depois de trabalhar com o SAP Commerce Cloud, expandiu a base de usuários em surpreendentes 500%.

    Se você deseja obter os mesmos resultados para o seu negócio, o primeiro passo é capacitar o seu time com as ferramentas necessárias para que ele atue de forma mais direcionada e inteligente. Na Engine, você tem o auxílio de especialistas nessa jornada! É só entrar em contato com os consultores especializados da Engine e, após uma breve conversa sobre o cenário em que a sua empresa se encontra, você receberá um orçamento personalizado, com as soluções SAP mais indicadas para as suas necessidades. Estamos te esperando: será um prazer te ajudar a posicionar a sua empresa entre as mais competitivas e modernas do mercado.

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