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    [Inovação]

    Vantagens competitivas para empresas farmacêuticas

    20 de Dezembro de 2023

    As empresas farmacêuticas precisam se preparar para o maior desafio de sua história: o futuro. A tecnologia digital é irrefreável e o consumidor tornou-se um mutante digital. Lidar com tudo isso, alcançar mais excelência, inovar e garantir competitividade são os desafios. Em resumo: é preciso lidar com tudo isso e manter um alto nível de gestão, rumo ao que chamamos hoje de EMPRESA INTELIGENTE.

    Contar com sistemas que automatizem o atendimento às questões regulatórias sem dúvida é uma vantagem competitiva. Você não só reduz o risco de não cumprimento das normas de conformidade e dos acordos regulatórios, que acontecem especialmente por falha humana, como também se mantém atualizado quanto a alterações nas legislações que afetem o processo. 

    Bons exemplos devem ser seguidos e aprimorados. As principais causas de insucesso em implementações – que vão desde um simples e-mail até um ERP – está no excesso de customizações. Entenda: seu modelo e o seu jeito de trabalhar não estão errados, mas é sempre possível melhorar seguindo as boas práticas de mercado.

    Tenha uma metodologia confiável para o controle de rastreabilidade nas empresas farmacêuticas

    Uma metodologia eficiente e eficaz, que controle e otimize os processos, desde a cadeia de suprimentos à entrega do produto, aumenta a produtividade, reduz falhas, melhora a relação com todos os pontos da cadeia e, consequentemente, reduz custos. Busque mais agilidade no replanejamento de compra e venda, com eficácia na gestão do estoque. Adote soluções que integrem sistemas e ferramentas de vendas ao sistema de gestão e que ofereçam análises da rentabilidade dos produtos por: volumes, receitas, custos, vendedor, regiões, grupos e por clientes.

    Administre tempo e recursos com inteligência

    Quando você tem inteligência na administração de tempo e recursos, você aumenta a lucratividade pelo controle no do custeio produtivo e reduz o custo fiscal da operação. Como consequência, a empresa transforma os recursos investidos em valor com mais antecedência. Escolha soluções desenhadas para o seu setor, utilizadas por empresas das indústrias química e farmacêutica, que vivem o mesmo cenário que sua empresa vive e que já tenham passado pelos mesmos problemas que você enfrenta hoje. Soluções que sejam não só vantajosas nanceiramente, como também tragam retorno no curto prazo. Aproveite o tempo e dinheiro economizados para gerenciar toda a cadeia do negócio com antecedência, já pensando nas próximas inovações. 

    Empresas farmacêuticas sustentáveis 

    A sustentabilidade de empresas farmacêuticas não está restrita às vertentes sociais e ambientais. As questões financeiras e operacionais são essenciais. Adotar práticas sustentáveis, portanto, permite alcançar a excelência operacional e melhora a imagem da empresa. A sustentabilidade do negócio melhora a gestão da produção, reduzindo perdas e custos de estoque, a gestão da qualidade de produtos e o gerenciamento da demanda, aumentando previsibilidade e otimizando os desvios sazonais. Busque soluções robustas e escaláveis, sem impactos na infraestrutura e nos custos de TI associados, e que apresentem baixo risco e baixo impacto na revisão de processos e implementação de melhores práticas do setor farmacêutico.

    Soluções tecnológicas de gestão para a indústria farmacêutica

    Produção por processo

    O planejamento de produção, alinhado ao planejamento de vendas e às políticas de estoque, tem sido um diferencial nos nossos projetos. Afinal, ele permite ao PCP executar múltiplos cenários e decidir qual é aquele que lhe possibilita uma maior comodidade. Como resultado de boas reuniões de S&OP, tem-se um plano de vendas estruturado, que reflete imediatamente na configuração e sequenciamento de ordens de produção. Tudo isso de maneira dinâmica e sistemática.

    Nosso amplo conhecimento em segmentos de processos viabilizou o desenho de parâmetros dentro das soluções de gestão empresarial da SAP. Este diferencial permite o cadastramento das formulações e dos recursos, garantindo o controle tanto do custo, como do consumo de matéria prima. A implantação de funcionalidades específicas, tais como fórmulas que possibilitam o ajuste de princípios ativos de acordo com as variações do ambiente ou pela composição do material, aumentou consideravelmente o índice de apuração correta dos custos.

    Gestão da Manutenção

    A Engine atua ao lado dos clientes para obter o maior potencial do sistema de controle de manutenções. A elaboração de bons planos de manutenção e a criação das listas de engenharia dos equipamentos são fundamentais para a boa utilização do sistema. 

    Atualmente, nossos consultores têm auxiliado fortemente nos projetos na visão de negócio. Com isso, conseguimos direcionar os clientes às melhores práticas a serem seguidas.

    Gestão de estoques

    Com a automatização das movimentações de estoque e com o uso de coletores de dados no armazém, tivemos 40% mais rapidez nas contagens de inventário e mais de 80% nas movimentações entre as áreas. Os processos de estoque automatizados pelo Modelo de Referência Engine propiciou maior Compliance e mais confiabilidade nos saldos de estoque, passando no crivo de grandes auditorias de mercado e clientes.

    Vendas e Faturamento

    Na indústria farmacêutica há longos períodos de negociação. Isso porque os clientes mudam seus hábitos de acordo com as flutuações do mercado, o que dificulta a previsibilidade. Contudo, é fundamental uma interação ágil com a área de vendas e seus representantes. Por isso, a Engine criou um protocolo de integração. Ele possibilita que as empresas enviem e consultem dados do SAP de maneira rápida e com segurança.

    Finanças 

    Com o objetivo de reduzir o impacto do contraponto gerencial, a Engine obteve sucesso criando um engajamento da área financeira. Para isso, estabeleceu um fluxo de caixa com três visões: planejado, previsto e realizado. Sendo que no previsto já se tem a visibilidade das requisições de compras e pedidos emitidos aos fornecedores.

    Benefícios e ganhos:

    • Aumento do Compliance e organização; 
    • Redução do retrabalho e geração de informações manuais; 
    • Processos organizacionais integrados; 
    • Maior assertividade na realização das atividades de logísticas, como aquisições mais conscientes, previsibilidade de demandas; 
    • Comunicação instantânea entre as áreas (base única de informações); 
    • Aumento da segurança nos processos fabris com o controle por lote e movimentações pelo código de barras do material; 
    • Redução do risco de baixa qualidade devido ao controle de qualidade sistêmico; 
    • Agilidade na geração dos laudos e registro de resultados; 
    • Processos estabelecidos com base em melhores práticas de mercado; 
    • Validação dos sistemas garantindo a compliance com as RDC’s; 
    • Mais agilidade e simplicidade nas auditorias externas e internas.

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