+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Qual o melhor software de gestão para líderes da indústria de alimentos?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Processos organizados e seguros, com agilidade instantânea no acesso à informação. Qual empresa que busca a liderança em seu mercado pode abrir mão disso? A utilização de um ERP, um software de gestão empresarial, é fundamental para a competitividade das organizações, mas você pode se perguntar:

  • Qual é o melhor software de gestão para líderes da indústria de alimentos? 
  • Qual ERP adotar em busca de produtividade e automação de processos de forma integrada?

Neste conteúdo pensado para a indústria de alimentos, apresentamos o SAP S/4 HANA, uma ferramenta analítica de alto desempenho e uma verdadeira fonte de insights.

Por que é fundamental utilizar um ERP, software de gestão empresarial?

Há muito se foi o tempo em que a lucratividade de uma empresa se baseava apenas na sua margem de lucro. Com margens cada vez mais apertadas e consumidores mais exigentes, as empresas alcançam os resultados esperados vendendo muito, porém automatizando seus processos, eliminando desperdícios e por meio de altos índices de produtividade

Portanto, uma gestão detalhada do negócio é, hoje, fundamental para que as empresas se tornem competitivas. O ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial) é um software de gestão que controla todos os dados de uma empresa de forma fácil, confiável e integrada. Ou seja, por meio de uma única plataforma, todas as informações sobre o negócio são centralizadas, tornando o fluxo de dados corporativos mais fluido e fácil de compartilhar.

Isso significa que o ERP melhora os processos internos, integra setores como vendas, finança, estoque e recursos humanos, por exemplo, oferece meios para diagnósticos profundos sobre o negócio, dá suporte para o planejamento, promove a redução de custos e aumenta a produtividade

Hoje é possível para uma empresa abrir mão do uso de um ERP?

O nível de competitividade entre as empresas e os desafios que o mercado apresenta indicam que não! Abrir mão do uso de um ERP é, definitivamente, abrir mão da competitividade, o que impacta direta e negativamente nos resultados.

Na Engine, gostamos de dizer que o sistema ERP é o cérebro de tecnologia da empresa, controlando todas as áreas e garantindo uma unidade de trabalho. O corpo humano não pode trabalhar sem o cérebro, assim como uma empresa de alimentos não pode abrir mão de um sistema ERP.

SAP Hana: ferramenta analítica de alto desempenho

Uma indústria líder do segmento da alimentação (e, claro, de todos os demais setores produtivos), não pode abrir mão da combinação entre o fator humano e o tecnológico. É preciso contar com um ERP, como o SAP Hana – sigla para High Performance Analytic Appliance, ou seja, uma ferramenta analítica de alto desempenho.

A tecnologia Hana surgiu em 2011, com o objetivo de ser aplicada em sistemas analíticos, que processavam muitos dados simultaneamente, como, por exemplo, aplicativos Big Data. O SAP Business Warehouse foi o primeiro produto a utilizar o Hana, para gerar e analisar relatórios complexos. 

Dois anos depois, o SAP Hana evoluiu, transformando-se em uma plataforma, utilizando elementos da programação SAP nativa. A evolução se traduzia na dispensa dos bancos de dados tradicionais: o SAP Hana é um ERP que armazena temporariamente as informações em memória volátil (RAM), o que significa coleta de informações e reação em tempo real. Em poucas palavras, isso significa aceleração de processos e simplificação de infraestruturas de TI!

As funções analíticas são processadas de forma avançada, permitindo informação de qualidade para colaboradores e aqueles que têm acesso ao sistema. Mais uma vez, na Engine entendemos a ferramenta como uma grande fonte de insights!

SAP S/4 HANA, um software de gestão completo com base no SAP Hana

A tecnologia do SAP Hana está por trás do SAP S/4 Hana, o melhor software de gestão para líderes da indústria de alimentos. A ferramenta, que surgiu em 2015, faz a gestão de informações e dados de forma integrada e imediata, não só entre os setores da empresa, como com o mundo. Ela permite processos ainda mais simplificados, tornando-se a primeira solução absolutamente completa, desenvolvida e otimizada com base no SAP HANA

As vantagens de utilizar o software de gestão SAP S/4 HANA

Confira as vantagens de se investir nessa ferramenta:

  • Trata-se de uma plataforma aberta, o que permite o surgimento de aplicativos adicionais em busca de soluções inovadoras para demandas específicas. 
  • Permite a transformação digital do negócio, por meio de uma infraestrutura de TI ágil, aberta e absolutamente segura, em consonância com a nova economia digital.
  • Pode ser disponibilizado na nuvem ou on-permise.
  • É um sistema inteligente, compartilhando insights com o usuário de forma imediata.
  • Oferece apoio aos processos empresariais dos mais diversos setores da empresa.
  • Possibilita o monitoramento do desempenho, com análises de rentabilidade e reconhecimento de receita em tempo real.
  • Diminuição dos erros e do retrabalho.
  • Suporte na tomada de decisões mais assertivas

Os diferenciais do SAP S/4 HANA

O SAP S/4 HANA é um ERP just-in-time integrado de informação e gestão. É o melhor software de gestão para líderes da indústria de alimentos porque é a nova geração do ERP da SAP. O “S” de seu nome é uma referência ao simples (simplicidade) e o “4” significa que se trata da quarta geração deste ERP.

Um de seus diferenciais é a interface do usuário, moderna e enxuta, ou seja, mais limpa e fácil para quem o utiliza. Além disso, ele está pronto para o futuro, utilizando tecnologias inteligentes, como IA, Machine Learning e funções de análise avançadas. Com a utilização de UX de consumidor em todos os dispositivos, reduz erros e aumenta a produtividade. E graças ao banco de dados in-memory , há redução de 50% no footprint de dados.

A geração de relatórios no SAP S/4 HANA é cem vezes mais rápida, o que permite uma tomada de decisão mais assertiva, e isso pode fazer toda a diferença. A exibição de dados simplificada também é um diferencial, pois facilita a compreensão. 

O SAP S/4 HANA possibilita às indústrias de alimentos as melhores práticas do setor, em busca da excelência operacional, por meio de processos integrados, totalmente automatizados, transparentes e conectados ao mundo real.

Por que a Engine?

Não há dúvidas de que o SAP S/4 HANA permite processos mais organizados e seguros, com agilidade e facilidade de uso, permitindo o crescimento do negócio. Líderes de mercado precisam contar com as melhores práticas, aliadas ao que há de mais avançado em tecnologia. 

A Engine está pronta para apresentar um diagnóstico gratuito do seu negócio e coordenar a adoção do SAP S/4 HANA. Com mais de 25 anos de experiência em projetos de ERP e pioneira, desde 2012, na implantação de soluções de negócio SAP no modelo SaaS, a Engine já realizou dezenas de implantações em diferentes indústrias e segmentos de mercado, como, por exemplo, na indústria de alimentos.

Somos uma empresa parceira SAP e estamos em conformidade com as exigências em níveis da qualidade dos serviços prestados. Mais do que um ERP, entregamos melhores práticas e eficiência operacional, com segurança, confiabilidade e infraestrutura dedicada em data center de classe mundial.Venha conversar conosco e entender por que o SAP S/4 HANA e a Engine se encaixam perfeitamente em seu negócio.

Veja também