+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Em meio à Indústria 4.0, como acompanhar a evolução tecnológica de forma segura

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A chamada Indústria 4.0 já é realidade. Se você ainda não sabe o que essa expressão significa, vale a pena ficar atento: é uma revolução. O movimento colocou as fábricas em um nível de produtividade, eficiência e gestão até então nunca visto. Os processos estão cada vez mais conectados, as operações cada vez mais automatizadas e os dados cada vez mais na nuvem. São benefícios para toda a cadeia produtiva, no entanto estas mudanças ainda geram muita insegurança.

As preocupações são legítimas, mas elas não podem, por exemplo, atrasar a implementação de novos projetos. Diante disso, confira como é possível acompanhar a evolução tecnológica e, ao mesmo tempo, manter sua empresa segura.

Analise o cenário macro

Alguns setores como Tecnologia da Informação, Marketing, Vendas, RH, Gestão e Finanças, por exemplo, já lidam com a automatização das suas operações há mais tempo. Nestas áreas, a migração para um ambiente cada vez mais digital acontece de maneira natural. Porém, para o chão de fábrica este ainda é um assunto novo, que gera dúvidas e inseguranças.

No entanto, basta uma análise simples: a maioria das áreas da empresa já opera na nuvem e as informações não ficam vulneráveis. O faturamento de uma corporação, o estoque das lojas, dados dos funcionários, são alguns dos exemplos de informações sigilosas e importantes que já podem ser acessadas de qualquer lugar sem que a insegurança seja um impeditivo. Então, fique tranquilo, o modelo se replicará para o chão da fábrica.

Prepare os seus funcionários

Um dos medos mais comuns é o vazamento de informações. Mas, segundo pesquisa do Gartner, divulgada em 2015, os usuários são responsáveis por 95% das falhas de cloud computing, não a tecnologia. E os principais motivos para este tipo de erro são o despreparo, falta de treinamento qualificado e problemas no processo operacional.

Por isso, quanto falamos em segurança, é essencial que toda a cadeia (pessoas, processos e tecnologia) esteja funcionando em sintonia. Para que isso ocorra, invista na preparação dos seus funcionários; dedique tempo e dinheiro a isso.

Essa nova revolução tem um papel importantíssimo para o crescimento do País. A insegurança é natural, mas com processos bem estipulados, protocolo de segurança e treinamentos os benefícios serão cada vez maiores. Invista!

Fonte: Computerworld

Veja também