Como migrar do SAP ECC para o SAP S/4HANA

Migração do SAP ECC para SAP S/4HANA
Por Enginebr
0 Comentário

O componente SAP ERP Central (SAP ECC) é um sistema de planejamento de recursos empresariais On Premisses que é comumente referido como “SAP ERP”. O software ECC integra informações digitais criadas em uma área de uma empresa com dados de outras áreas da mesma empresa em tempo real. 

Manter um roadmap de inovação constante não é fácil. É exatamente neste ponto que ter um ERP preparado para estes avanços faz toda a diferença. O SAP S/4HANA permite que a sua empresa opere de forma inteligente, com processamentos em tempo real, modelos de dados simplificados, automação, Machine Learning, análises preditivas e muito mais.

É com processos contínuos e integrando toda a cadeia de valor que empresas inovadoras se tornam capazes de criar o tipo de experiência que os clientes esperam nessa Nova Economia Digital. 

Uma gestão inovadora requer um sistema moderno de planejamento de recursos empresariais – um ERP. O sistema ERP da SAP é um núcleo inteligente como a espinha dorsal desses processos de negócios – implantado no local, na nuvem ou em cenários híbridos.

Em fevereiro e março de 2019, a SAPInsider realizou uma pesquisa para entender onde os clientes da SAP estavam em relação a migração para o SAP S/4HANA, a última e mais completa versão do sistema. Os resultados dessa pesquisa constataram que a maioria dos entrevistados (70%) está de alguma forma, caminhando para essa nova solução.

As organizações que concluíram a migração para o SAP S/4HANA descobriram que ele atende à maioria de suas expectativas. As organizações que adotaram uma funcionalidade mais padronizada foram capazes de reduzir as cargas de trabalho de conversão e obtiveram implementações mais rápidas do que as customizadas.

Lembra do SAP ECC? A inovação nos negócios está diretamente relacionada com a inovação dos processos de negócios. 

Isso significa que quando houver uma atualização em uma área do negócio, como vendas, um acionador atualizará informações em outras áreas relevantes da empresa, como inventário. As empresas que estão aderindo a transformação digital, em particular, consideram o SAP S/4HANA não apenas como uma única iniciativa, mas como parte de uma estratégia em torno de outros produtos SAP, pois juntos são capazes de integrar totalmente processos de negócios entre diferentes funções e trabalhar com inteligência.

O prazo final para os clientes, que já utilizam as versões anteriores do ERP SAP, migrarem para o SAP S/4HANA é 2025. Mas, essa não é a única razão para fazer o movimento. O SAP ECC desenvolveu módulos completos para vários setores e uma gama completa de funcionalidades, mas não é suficiente para recursos como tomada de decisões em tempo real, processamento de Big Data e outros aplicativos que fazem parte dos negócios hoje.

O ciclo de vida dos aplicativos está ficando mais rápido e os volumes de dados estão crescendo exponencialmente – e o SAP ECC provavelmente não será capaz de suportar a demanda por recursos que resultam disso. É possível construir certos modelos de Business Intelligence em torno do ECC e usar ferramentas fora do SAP, mas não aproveitar certas vantagens sem usar o S/4HANA ou participar do roadmap que inclui análises incorporadas.

Uma vez que você está no S/4HANA, a cada seis meses é possível acompanhar os novos lançamentos da SAP, que hoje opera em todo mundo com o software mais avançado em relação a gestão de empresas inteligentes.

Com base no conhecimento da Engine e muitos anos de experiência com a SAP, a transição deve acontecer em algumas etapas.

No início de um projeto, é necessária uma análise técnica e uma verificação do sistema: aqui tem que ser avaliada sua plataforma SAP, bancos de dados e sistema operacional existentes.

Em seguida, é hora de determinar as etapas necessárias (ou seja, manter os bancos de dados existentes ou passar para uma nova versão) e fornecer um plano de migração, um orçamento básico e um cronograma.

Mais do que uma análise técnica, você também pode optar por uma avaliação funcional, o que significa discutir como a migração para o S/4HANA pode ajudá-lo a melhorar seus negócios.

Em um segundo momento, a ideia é mapear seus processos e prioridades de negócios, definindo pontos problemáticos, onde o desenvolvimento personalizado será necessário. Então você pode começar o processo de migração – desde a fase de preparação e migração até a introdução do SAP Fiori e a determinação das funções do usuário.

Comece pequeno e pense grande: essa é a mentalidade para as migrações para o S/4HANA Quando o básico estiver ativo, você pode explorar novos recursos e domínios, como marketing digital, produção digital, contabilidade automática. Assim, você implantará o SAP S/4HANA para criar uma vantagem competitiva.

Os desafios dessa transformação, para CEOs, normalmente envolvem a revisão da estratégia corporativa; para CIOs, a constante entrega de inovação; para CHROs, entrega de valor ao cliente; para COOs, melhoria contínua da excelência operacional; e para CFOs, tomada de decisão rápida e assertiva.

Com tudo em dia, os números da migração para o SAP S/4HANA

A T-Systems montou um infográfico com alguns dos benefícios imediatos da transformação para o SAP S/4HANA. Entre eles:

  • 10% – 20% aumento da receita de novas ofertas;
  • 10% – 15% redução no prazo de entrega de pedidos;
  • 10% – 20% aumento na satisfação do cliente;
  • 75% menor o TCO (Total Cost of Ownership);
  • 50% redução de infra para dados;
  • 10% – 40% aumento de produtividade;
  • 10% – 30% aumento das entregas no prazo;
  • 60% – 70% redução no tempo de processo de fatura do fornecedor;
  • 10% – 15% redução dos custos de logística;
  • Até 10% redução dos custos de produção;
  • 25% de redução nos custos de transporte de estoque;
  • 9% recuperação anual da produtividade dos funcionários devido a falhas do sistema legado;
  • 20% redução de pessoal necessário para gerenciar operações internas;
  • 40% – 50% redução do tempo gasto no encerramento do pedido;
  • 25% – 30% redução de riscos e custos de conformidade;
  • 30% – 40% redução do fechamento contábil;
  • 265% ROI – considerado um período de 9 meses de payback

Na atual economia digital, as empresas não podem tomar decisões com base em insights obsoletos, por isso uma verdadeira solução de dados in-memory deve oferecer suporte ao processamento em tempo real de transações e análises de todos os dados de uma empresa.

O S/4HANA deve ser executado exclusivamente no SAP HANA, o banco de dados da SAP. Isso significa que o S/4HANA pode aproveitar ao máximo a capacidade de processamento do sistema, de forma mais rápida e eficiente. Isso tornará os processos de negócios mais ágeis e competitivos, melhorando o atendimento ao cliente e o suporte pós-vendas.

O sistema é uma solução ERP fácil de usar, intuitiva e de grande desempenho. Isso permite que as empresas criem insights de negócios sob medida para as suas demandas. Esses recursos dinâmicos incluem opções de planejamento e a possibilidade de simular transações com base nos dados e em tempo real.

A combinação de recursos analíticos de diferentes sistemas em uma única solução permite reduzir custos por meio do controle centralizado de dados. Além disso, o S/4HANA elimina a necessidade de analisar relatórios gerenciais de diferentes fontes, economizando tempo e recursos ao mesmo tempo que gera relatórios mais precisos e detalhados.

Por fim, a solução S/4HANA na nuvem expande as capacidades do sistema de modo exponencial e é o ambiente perfeito para florescer a inovação. O sistema representa um avanço revolucionário no mundo dos softwares de gerenciamento de negócios. Solução nova e aprimorada que se tornará fundamental para o sucesso de todos os processos administrativos e contábeis da empresa.

Quer aumentar a competitividade da sua empresa? Fale com nossos especialistas e confira todos os benefícios das soluções SAP para o seu negócio!