A transformação digital das empresas, que precisam abandonar o modelo analógico para enfrentar os desafios da Indústria 4.0, é um caminho sem volta. Digitalizar a operação e automatizar processos são condições básicas para se alcançar uma maior produtividade e dar as respostas imediatas que o mercado exige.
Um novo sistema, que permita a inovação e esta automação e integre a empresa em uma só gestão, voltada para os resultados, é essencial. Mas a implementação deste novo sistema é mais um dos tantos desafios que as indústrias precisam encarar nesta nova realidade.
“A inovação e os desafios da implementação de novos sistemas nas indústrias” é o tema deste conteúdo preparado por nossos especialistas, um tema bastante atual e oportuno, ainda mais diante da necessidade da transformação digital das empresas. Quer saber mais? Basta continuar sua leitura.
A chamada Indústria 4.0 já é uma realidade no mundo inteiro, inclusive no Brasil. E os desafios são inúmeros: a automação e a utilização de dados em tempo real são base para se alcançar uma maior produtividade e contra o desperdício.
É preciso atender a um novo cliente, muito mais consciente e exigente, que quer ser reconhecido como um indivíduo único, busca soluções customizadas e cobra responsabilidade socioambiental das empresas que consome produtos ou serviços.
Na Indústria 4.0 os dados ganham relevância e permitem processos inteligentes. Máquinas, por exemplo, avisam da necessidade de manutenção antes mesmo de um problema acontecer e provocar uma parada na produção. Sistemas integrados são fundamentais, bem como a completa digitalização da empresa.
A organização passa a atuar como uma empresa inteligente, e assim promove uma produtividade muito maior, corta custos, elimina o desperdício e o retrabalho e, assim, alcançar melhores resultados.
É absolutamente impossível para uma empresa analógica estabelecer processos automatizados e inteligentes, bem como integrar a gestão como um todo por meio de um novo sistema. Esta automação e a coleta e uso de dados em tempo real, para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas, são a base para alcançar uma maior produtividade e dar as respostas urgentes que o mercado solicita constantemente.
A transformação digital é o processo de digitalização da empresa, quando ela deixa de ser analógica e passa a ser digital. Os dados passam a ser colhidos e armazenados em um novo sistema, por exemplo, e tudo fica à disposição a poucos cliques do mouse.
A transformação digital permite processos automatizados, trazendo agilidade, senso de urgência, economia, redução de custos, de erros, inconsistências e retrabalho e uma maior produtividade, além de estimular a inovação.
Falamos de Indústria 4.0 e de transformação digital porque este é o contexto onde hoje as empresas estão inseridas. É um caminho sem volta, assim como a busca pela inovação.
Inovar é criar algo diferente, buscar uma novidade, renovar ou inventar. Quando você busca uma melhoria para um produto ou um serviço que já existe, você está inovando. Inovar não é criar algo que ninguém jamais ousou fazer, mas simplesmente fazer diferente. Uma pequena empresa que passa a utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes está inovando, embora este aplicativo já seja utilizado largamente no mundo inteiro.
Os maiores desafios que a inovação traz são:
• Um melhor aproveitamento dos recursos existentes;
• Aumento do atendimento de excelência;
• Aumento da lucratividade da empresa;
• Diminuição de custos e do desperdício;
• Mudança na cultura empresarial da organização;
• Criar um ambiente propício a inovação e a criatividade;
• Aprender a lidar com o fracasso, utilizando-o como mola propulsora para a própria inovação.
Estamos pensando em tecnologia, processos inteligentes, transformação digital, maior produtividade e até em desafios da Indústria 4.0, mas como alcançar tudo isso sem um novo sistema, que integre a empresa e dê suporte a inovação?
Sistemas obsoletos não integram a empresa, e este é um pecado capital neste processo de transformação digital. Imagine, por exemplo, que você tem um sistema que faz a sua gestão comercial, outro para a logística e um terceiro que controla o estoque, e que todos não se integram. O resultado? As informações relevantes não são compartilhadas em tempo real e, assim, perde-se um tempo preciosíssimo para a consolidação destes dados e para a tomada de decisões.
Um novo sistema precisa estimular a inovação, tornar os processos inteligentes e trabalhar a favor da produtividade. Do contrário, não permite que a organização se torne uma empresa inteligente e alcance seus objetivos.
Claro que não é uma atividade simples implementar um novo sistema em uma organização, independente do seu tamanho e ramo de atuação, não é verdade? Se uma pequena empresa precisa se adequar àquela nova realidade, imagine uma grande indústria, com centenas ou mesmo milhares de colaboradores!
Antes de tudo, é preciso saber do que, exatamente, a organização precisa. Este levantamento é primordial e deve ser feito com todo cuidado, até mesmo para a empresa não levar gato por lebre. Tudo o que ela não precisa é investir recursos em um novo sistema que não atenda suas necessidades.
Levantadas todas as necessidades, feita a pesquisa de mercado e escolhido o fornecedor, é a hora da implementação, que precisa seguir alguns cuidados para que seja realizada com sucesso.
O mapeamento de processos é o primeiro processo a ser realizado. Esses processos precisam estar adequados ao novo sistema, até mesmo para que a inovação seja possível na identificação de oportunidades de otimização e melhorias. Ao lado do mapeamento de processos, também deve ser estabelecida uma metodologia de trabalho, que dará a direção da implementação.
É importante fazer um levantamento de que o novo sistema exige, em termos de funcionalidades, além de listar materiais obsoletos. É uma boa oportunidade para se eliminar arquivos, pastas e caixas, já que a empresa passará do analógico para o digital.
Toda equipe deve ser devidamente mobilizada, orientada e treinada, e isso é determinante par o sucesso da implementação do novo sistema. Por último, deve-se garantir um suporte com senso de urgência, que atenda as demandas do time. A palavra mágica de todo este processo é: planejamento.
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