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    [Liderança]

    Como acelerar o desenvolvimento de aplicativos na nuvem

    20 de Dezembro de 2023

    Foi notável nos últimos anos a expansão do digital dentro dos mais diversos setores do mercado e das indústrias. Com isso, ganhou força nas empresas a necessidade de acelerar o desenvolvimento de aplicativos na nuvem. 

    O crescimento da digitalização das empresas se deu de forma intensa em um curto período de tempo porque, diante de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, os ganhos em vantagem competitiva obtidos com a transformação digital são bastante significativos e, também, porque o cenário de isolamento impôs às empresas tradicionais a necessidade de uma virada digital mais rápida.

    É justamente por vivermos em uma era na qual as empresas se esforçam para, a cada dia, oferecer novas soluções para o público consumidor, que precisamos ter como prioridade a aceleração do desenvolvimento de aplicativos em nuvem. Como líderes, precisamos pensar em estratégias para garantir que o time to market de novos produtos e serviços seja cada vez mais curto, mas sem perder a segurança e sustentabilidade no processo de desenvolvimento e implementação.

    Agora, para tomar decisões seguras e assegurar o crescimento vertical e horizontal do seu negócio, é importante analisar o que dizem as tendências tecnológicas e os números do mercado. Uma pesquisa desenvolvida pela TIC empresas (Tecnologia da Informação e Comunicação), encomendada no ano de 2021, conseguiu dimensionar um período deste crescimento e medir que, entre 2017 e 2019, o armazenamento em bancos de dados subiu de 25% para 38% e, ainda, a ampliação da utilização de softwares em nuvem em ambientes registrou aumento de 7%, pulando de 20% para 27%.

    Outro material importante, agora divulgado pela Research and Markets, prevê que até 2025 o mercado global de computação em nuvem cresça US $832,1 bilhões. Podemos notar, portanto, que a nuvem está posicionada como uma solução de destaque para otimizar o  desenvolvimento de aplicativos. Quando feito na nuvem, esse processo se dá de forma confiável, com acesso rápido 24h, flexível e atualizado, com tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

    Desenvolvimento de aplicativos em PaaS

    Com certeza você já nos viu falar sobre SaaS, o Software como Serviço (Software as a Service), mas para abordar o desenvolvimento de aplicativos, hoje vamos falar do PaaS, ou seja, Plataforma como Serviço (em inglês, Platform as a Service). 

    Sucesso na rotina dos desenvolvedores, o PaaS é o resultado da mistura entre o IaaS, que oferece recursos de computação, com o SaaS, solução focada apenas em softwares.

    O crescimento desenfreado, sem o amparo de tecnologias modernas e sustentáveis, pode gerar o resultado inverso, sobrecarregar as áreas e frustrar os resultados. Por isso, é importante que CIOs tenham cada vez mais consciência sobre o poder da computação em nuvem para acelerar o desenvolvimento de aplicativos sem comprometer a estabilidade da empresa

    Baseado na nuvem, o ambiente de desenvolvimento de aplicativos desenvolvido pela SAP garante que os desenvolvedores tenham acesso a todas as ferramentas, servidores, infraestrutura e softwares necessários para criar e implementar novos aplicativos de forma rápida e segura – além de escolher se deseja obter os recursos via assinatura ou com pagamento mediante uso, o que pode colaborar para redução de custos e melhorias no setor de TI.

    Nas palavras dos especialistas da SAP, o PaaS “é um grande e totalmente flexível espaço, oferecendo rapidez, pagamento específico do que se usa e o mais absoluto controle e análise das informações”, mostrando que o modelo colabora também para estimular a inteligência de dados no processo de desenvolvimento de aplicativos.

    Divulgado oficialmente pela SAP, o case da BMW é um exemplo de uso bem sucedido do PaaS. O objetivo da empresa alemã de automóveis e motocicletas era promover o lançamento de duas novas linhas com uma campanha de marketing interativa para coletar dados e atuar na qualificação de leads. Com o PaaS, a BMW obteve uma solução que realizou a integração direta do Meta (canal no qual os anúncios são promovidos) com a rede interna da BMW, transformando 90 mil pessoas impactadas em 900 possíveis clientes. 

    A absorção do PaaS pelo setor de TI e os núcleos focados no desenvolvimento de aplicativos também é conhecida por potencializar a agilidade na gestão das tarefas, facilita o acesso e análise de documentos importantes para a definição de próximos passos, o aumento na criatividade relacionada às propostas disruptivas de inovação e permite também a exploração de novos modelos de negócio, abrindo espaço para novas fontes de receita.

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