Os especialistas em transformação digital são categóricos quando insistem que uma empresa inteligente depende muito mais do ser humano do que do uso máquina. Obviamente que a tecnologia mais avançada disponível, como Inteligência Artificial (IA), Big Data e Design Thinking, entre outras, vai fazer toda a diferença, mas precisamos estar preparados para utilizá-la à favor do nosso negócio.
Os desafios da Indústria 4.0 são inúmeros, e a transformação digital é apenas o primeiro passo para que uma companhia se transforme, de fato, uma empresa inteligente. A Engine, especialista em transformação digital, dispõe das ferramentas e conhece os processos, por isso preparou esse conteúdo para apresentar as 3 qualidades que toda empresa inteligente tem e que você precisa desenvolver.
Leia esse artigo até o final e saiba exatamente quais são essas qualidades e como sua empresa poderá, de fato, usufruir do conceito de empresa inteligente.
Ser uma empresa inteligente não é uma questão de opção, mas sim de necessidade. O mundo mudou, o consumidor mudou e os desafios da indústria 4.0 são urgentes, portanto sua empresa também precisa se adequar.
Uma empresa inteligente é aquela que dispõe de tecnologia de ponta, sim, mas que sabe o que fazer com ela. A empresa inteligente inova, recria processos internos, elimina gargalos e busca os resultados esperados, de forma mais produtiva. O que a diferencia das demais empresas é o uso que fará da tecnologia, mesmo que não utilize de recursos mais avançados disponíveis no mercado.
A inteligência está na gestão e na forma como se utiliza a tecnologia à favor do negócio.
Para se adequarem à indústria 4.0 e se tornarem empresas inteligentes, os negócios precisam se transformar digitalmente. Isso significa que a empresa deve deixar de ser analógica, passando a ser digital, ou seja, tornar todos processos digitais. A automação é um ideal a se perseguir.
Para se transformar digitalmente, a empresa precisa de tecnologia, é claro, como um sistema ERP de qualidade integrando os setores e automatizando funções, mas também necessita de uma mudança de mentalidade. É preciso inovar, rever conceitos e saber como e para o quê usar a tecnologia disponível.
Uma empresa estruturada por setores fechados, únicos, que praticamente não dialogam, é coisa do passado. Uma gestão moderna precisa ser compartilhada, e todos devem trabalhar com o mesmo foco, pelos mesmos objetivos e à favor dos resultados.
A área comercial, por exemplo, poderá atuar com muito mais desenvoltura e foco se souber detalhes sobre o pagamento dos clientes. Aliás, é impossível pensar em precificação e mesmo uma promoção sem trocar ideias com a área financeira e contábil.
A integração de toda a companhia é vital para uma empresa inteligente. Uma gestão compartilhada divide responsabilidades, encontra outros caminhos e oferece a todos uma visão holística do negócio. É fundamental para a área comercial, para a contabilidade, para o departamento de recursos humanos, controle de estoque, área financeira e daí por diante. É somente por meio dessa integração de todos os setores que a empresa poderá colher dados fundamentais para a tomada de decisões, com senso de urgência e assertividade.
É claro que a tecnologia tem sua parcela – grande, aliás – no processo de transformação digital das empresas. Uma empresa inteligente precisa digitalizar todas as suas operações porque isso trará flexibilidade, agilidade, automação e, principalmente, produtividade.
A automação dos processos, por meio de um ERP qualificado, permite uma reengenharia das operações, gerando economia em todos os setores. Atividades que eram realizadas manualmente passam a ser feitas de aforma automatizada, com um ganho de tempo fantástico e reduzindo drasticamente o erro e o retrabalho.
Neste sentido, um sistema SAP fará toda a diferença e se transformará, necessariamente, em uma vantagem competitiva.
De que adianta um carro zero quilômetro na mão se você não souber dirigir? No caso da gestão de um negócio, do que adianta ter acesso a uma série de relatórios, gráficos e análises e não saber o que fazer com os dados coletados? Para que coletar dados em tempo real e deixá-los inoperantes na nuvem ou mesmo no HD de um computador?
É essa coleta de dados just in time que fará toda a diferença para o seu negócio, apoiando as decisões gerenciais, oferecendo-lhes senso de urgência e, principalmente, assertividade. Na indústria 4.0, uma empresa inteligente e bem automatizada sabe de antemão, por exemplo, quando uma máquina da produção precisará de manutenção ou apresentará alguma inconsistência, e dessa forma é possível programar manutenção e acertos evitando a paralisação da produção. No caso de uma indústria alimentícia, por sua vez, a empresa pode identificar um lote estragado ou fora da validade, retirando-o de venda, evitando prejuízos incalculáveis, principalmente de imagem.
Dispor de dados em tempo real e saber analisá-los, tomando as devidas atitudes que eles indicam, é uma qualidade absolutamente fundamental de uma empresa inteligente.
A Engine é especialista e referência de mercado em transformação digital. A empresa oferece uma consultoria de gestão empresarial diferenciada, parceira SAP, especializada em soluções tecnológicas e inovadoras, que transformam seu negócio em uma empresa inteligente, adotando práticas de gestão de classe mundial que oferecem competitividade e governança.
A Engine é pioneira no modelo de negócio SAP as a Service, com dezenas de implantações em pequenas, médias e grandes empresas dos mais variados segmentos de mercado. Também são oferecidas consultorias de negócio e tecnológica, implementação, suporte e treinamento.
A transformação digital da sua empresa é possível e se torna uma realidade com a Engine. Clique aqui e assine gratuitamente a nossa newsletter, para que você mantenha-se muito bem informado sobre tudo o que diz respeito à transformação digital e ao conceito de empresa inteligente.