+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Por que o data center deve conquistar um papel de protagonista na Indústria 4.0?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

data center

Com a chegada da quarta revolução industrial, companhias do mundo todo tentam entrar na era da Indústria 4.0. O processo de digitalização da indústria demanda uma rede física com dispositivos conectados, sistemas e plataformas com aplicações que têm tecnologia embarcada para comunicar e compartilhar inteligência uma com a outra, com o ambiente externo e com as pessoas. Isso deverá exigir um grande esforço dos envolvidos nesse procedimento, incluindo os data centers.

Os data centers, sob demanda operacional em crescimento, são essenciais dentro deste sistema evolutivo. Os data centers não serão mais restritos apenas ao setor de TI dentro do planejamento de uma empresa. Eles devem servir como espinha dorsal da produção industrial.

O data center deve passar a ver as aplicações como um todo, o que inclui a sua conexão com áreas como a de processos industriais e a de negócios. Esta nova finalidade de atendimento será impactante sobre os data centers, criando uma nova era de serviços gerenciados no portfólio de ofertas aos clientes.

Construir redes para lidar com novos dispositivos conectados é um outro desafio que deve ser levado em consideração. Tanto o requisito de largura de banda vai aumentar, como também a internet industrial vai exigir melhor latência e determinismo dos provedores ao lidar com máquinas de precisão que não podem falhar.

Os data centers deverão se beneficiar da sua evolução natural, que já atravessam há alguns anos através da infraestrutura de servidores, redes e storage. As redes SDN (Software Defined Network) são exemplos com as quais os centros de dados deverão obter mais rapidez, flexibilidade e um sistema mais confiável para seus backbones.

A procura pela indústria 4.0 começa a ter destaque no Brasil. E, embora a caminhada seja extensa, grandes indústrias já se movimentam com o objetivo de achar soluções tecnológicas que ajudem no crescimento da competitividade, da garantia de diminuição de custos e do aumento de eficiência, conectando várias plataformas sob a regência de um modelo digital.

Fonte: Computerworld

Veja também