+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Por que escolher a Nuvem

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

post_porque_escolheranuvemO conceito de Computação em Nuvem tem ganhado conhecimento no Brasil, e os benefícios conquistados com a sua utilização, amplamente discutidos no mercado. Desde a última crise econômica global, entre 2008 e 2009, as empresas passaram a investir em tecnologias, tal qual a Nuvem, que proporcionassem ganho de eficiência e competitividade, além de redução de custos e outras tantas vantagens. Vamos falar delas!

Para começar, a cloud computing (computação em nuvem) é inclusiva, permite que pequenas e médias empresas tenham acesso a soluções de tecnologia de ponta, antes inalcançáveis, por apresentar um custo mais baixo. As grandes corporações, por sua vez, também não ignoram o fato de poder gastar menos com mais ganhos.

Do ponto de vista financeiro, o modelo transforma Capex (despesas de capital) em Opex (despesas operacionais), já que o pagamento é efetuado mensalmente de acordo com o uso. No modelo tradicional, em que é preciso investir em hardwares e softwares, o dinheiro vem na frente e o resultado obtido pode não ser o esperado. Ao contrário da cloud, que acrescenta maior grau de previsibilidade de gastos e resultados.

Outra questão é que por ser um serviço, ou seja, já que não é preciso adquirir diretamente bens de tecnologia, não existe depreciação de ativos, além, claro, de eliminar todo o trabalho e custo de administrar o parque tecnológico, podendo a empresa focar em seu core business. Como consequência, o desenvolvimento de produtos passa a ser mais ágil e o “time to market” é consideravelmente melhorado.

Além desses benefícios, fatores como continuidade dos negócios, facilidade no uso, flexibilidade e facilidade de escalar são outros impulsionadores da Nuvem, que contribuem para a consolidação da tecnologia como solução de negócios no mercado brasileiro.

White paper frost & sullivan cloud computing

Veja também