+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Engine comprova a importância da comunicação entre a área de vendas e o PCP na Indústria Cosmética

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

cosmetico

Clique aqui para deixar os seus dados e teremos o prazer em entrar em contato com você!

O setor de cosméticos possui um forte dinamismo, que consiste em atividades focadas em pesquisa e desenvolvimento, produção industrial e comercialização. A estratégia de competição no mercado se dá pela diferenciação de produtos e patentes importantes, que exige dos gestores visibilidade correta dos custos, da efetividade de vendas e da segmentação do faturamento no mercado.

Compreendendo as características do modelo de negócio da Indústria de Cosméticos, a Engine atuou diversas vezes de maneira consultiva na implantação de ERP, garantindo as necessidades administrativas e o Compliance necessário para que a empresa possa atuar no mercado da melhor forma possível.

O planejamento de produção é uma das atividades que mais sofre adaptações dentro do setor. Especialistas reportam que as longas negociações e as variações do mercado provocam alterações consideráveis nos planos durante o mês. Com isso, a empresa se vê trabalhando com altos índices de estoque para atender às demandas que surgem.

A Engine implementou em seus clientes o planejamento de produção alinhado ao planejamento de vendas e às políticas de estoque. Essa integração no planejamento de materiais faz toda diferença, pois permite ao PCP executar múltiplos cenários e decidir qual seria aquele lhe possibilitaria maior comodidade.

A produção na Indústria de Cosméticos é um dos itens-chave para o sucesso da organização. Processos de produção bem estruturados permitem aos gestores a realização de suas decisões munidos das melhores informações. Por isso é importante que os profissionais tenham condições de registrar todas as documentações de formulações e processos fabris, a fim de saber qual o consumo dos materiais e, por fim, os tempos padrões de produção e até mesmo os gastos gerais de fabricação.

As técnicas de produção de cosméticos, apesar de utilizarem o modelo de produção por batelada ou processo, não são estabelecidas da mesma forma como em outro segmento, seja ele químico ou alimentício. As garantias e precauções para evitar contaminação cruzada são essenciais para o bom andamento da fábrica.

A solução de ERP da SAP, implementada pela Engine em seus clientes, possui o módulo de produção por processo, que possibilita o cadastramento das formulações e o cadastramento dos recursos. Com a abertura das ordens de produção e apontamento das mesmas, o controle tanto do custo, como o do consumo de matéria-prima. O sistema possui funcionalidades específicas para atuar na indústria, tais como fórmulas que possibilitam o ajuste de princípios ativos, de acordo com as variações do ambiente ou pela composição do material.

Um bom planejamento faz toda a diferença no que se refere a aquisições de materiais e serviços. Estabelecer um conceito de MRP junto aos nossos clientes tem trazido excelentes resultados e gerado agilizações nos processos de compras. O MRP gera requisições de compras que já chegam para os respectivos compradores, permitindo que estes saibam a todo momento quais são os materiais necessários para realização do plano de produção.

A experiência da Engine também comprovou a importância de uma completa comunicação entre a área de vendas e o PCP (área de planejamento de produção). Por isso, o PCP necessita de uma visão dos atendimentos realizados pelo comercial versus o que já foi produzido ou está em produção. Hoje o nosso modelo de referência possui relatórios e parâmetros que possibilitam essa visibilidade.

As experiências da Engine comprovam os seguintes benefícios e ganhos:

  • Aumento do Compliance e organização;
  • Redução do retrabalho e geração de informações manuais;
  • Processos organizacionais integrados;
  • Maior assertividade na realização das atividades de logísticas, como aquisições, direcionadas e previsibilidade de demandas;
  • Comunicação instantânea entre as áreas (base única de informações);
  • Aumento da segurança nos processos fabris com o controle por lote e movimentações pelo código de barras do material;
  • Agilidade na geração dos laudos e registro de resultados;
  • Processos estabelecidos com base em melhores práticas de mercado;
  • Agilização e simplificação nas auditorias externas e internas.

Clique aqui para deixar os seus dados e teremos o prazer em entrar em contato com você!

Veja também