• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    avaliação-da-contratação-do SAP-S/4-HANA

    [Inovação, ferramentas SAP]

    Perguntas a serem feitas durante a avaliação da contratação do SAP S/4 HANA

    28 de Março de 2024

    Aprofunde-se nas principais perguntas a serem feitas durante a avaliação da contratação do SAP S/4 HANA para a sua empresa

    Migrar para o SAP S/4 HANA é apenas uma questão de tempo para as empresas: cedo ou tarde, todas as companhias que já fazem uso de um sistema ERP SAP terão que realizar essa transição. 

    A SAP, desenvolvedora do software, anunciou que em 2027 o SAP ECC será descontinuado. Por essa razão, é fundamental que as empresas estudem desde já sobre a solução cloud e preparem muito bem o ambiente. Afinal, a adesão a um novo sistema exige alto investimento de esforço, orçamento e tempo, além de conhecimento e experiência.

    Nessas horas, ter um parceiro eficiente e especializado em SAP S/4 HANA é o que determina o sucesso do projeto. 

    No artigo de hoje, explicaremos o porquê, junto às principais perguntas que devem ser feitas antes do início dessa jornada.

    Porque criar o ambiente ideal para um sistema ERP na nuvem

    Implementar ou migrar para um sistema exige diligência: afinal, é analisando as necessidades de uma empresa que tomamos decisões mais assertivas e eficazes.

    Com o SAP S/4 HANA, as coisas funcionam da mesma forma. Não basta apenas o investimento financeiro ou a vontade de fazer dar certo: implementações complexas necessitam de um planejamento minucioso, para evitar problemas durante a sua execução.

    Há uma série de situações que podem travar o andamento de um projeto, desde atrasos no cronograma, lacunas estratégicas, inconsistência e incompatibilidade de dados até a falta de alinhamento estratégico. 

    Para evitar essas inconsistências e construir uma base segura, é importante ter um profundo entendimento de todas as urgências corporativas, sua estrutura, operações existentes, entre outras questões.

    Veja abaixo sete perguntas que precisam ser feitas antes de migrar para o SAP S/4 HANA, e entenda porque ter um parceiro SAP facilita a migração ou implementação.

    7 perguntas a serem feitas antes de migrar para o SAP S/4 HANA

       1. Quais problemas eu quero que o SAP S/4 HANA resolva e como isso se alinha com a estratégia de negócios de longo prazo da empresa?

    É fundamental analisar todos os desafios e problemas operacionais que você espera que o software resolva: melhor eficiência operacional, tomada de decisões mais assertiva, integração com sistemas e processos, preparo para um futuro digital, entre outras. Elenca todas essas questões, alinhando-as à sua estratégia de negócios.

       2. Quais os gargalos atuais da empresa?

    Em outras palavras, o que compromete o fluxo de trabalho e desempenho: a comunicação ineficaz? As lacunas no acesso a informações? A fragmentação de sistemas e dados? Desafios de conformidade e regulamentação? Problemas na gestão financeira e logística? Mapear esses gargalos é importante para entender o que o seu negócio precisa, e a melhor forma de solucionar cada questão.

       3. Nossa infraestrutura de TI atual está pronta para suportar o SAP S/4HANA? Precisamos fazer upgrades ou investir em novos recursos de hardware?

    A estrutura é um ponto importante quando falamos de sistema ERP, por isso, também é crucial descobrir se o que a sua empresa detém é suficiente para SAP S/4 HANA. Avalie se realizar atualizações é suficiente para o sistema, ou se será necessário investir em novos recursos.

       3. Como o processo de migração afetará as operações existentes da empresa e como podemos mitigar possíveis interrupções no negócio durante a transição?

    Lembre-se que não se trata de uma simples atualização, mas de uma transição integral para um ambiente novo. Isso significa que muitas modificações e códigos customizados  podem não ser compatíveis com a nova versão, o que exigirá de você uma inspeção abrangente para descobrir o que é compatível, o que não é, e o que pode ser convertido.

       4. Quais são os recursos de suporte e serviços disponíveis da SAP ou de parceiros certificados para ajudar na migração e na manutenção do S/4HANA?

    Migrar para o SAP S/4 HANA pode ser bastante complexo. Poder contar com recursos de suporte e serviços disponíveis da SAP ou de parceiros certificados, no entanto, torna a migração mais tranquila. Eles podem consistir em consultorias, serviços de implementação, atualização e migração de dados, treinamento, otimização e manutenção.

       5. Quais são os requisitos de treinamento para nossa equipe durante e após a migração para garantir uma adoção bem-sucedida do SAP S/4HANA?

    Para dominar o sistema, sua equipe terá que passar por programas de capacitação que irão prepará-la para aproveitar a solução. Eles podem envolver desde as áreas fundamentais até as mais específicas, treinamentos de dados, treinamentos em novas funcionalidades, solução de problemas, práticas e governança, atualizações, etc.

       6. Como podemos garantir a conformidade regulatória e a segurança dos dados ao migrar para o SAP S/4HANA?

    À medida que a empresa se prepara para migrar para o SAP S/4HANA, surge a necessidade de garantir a conformidade regulatória e a segurança dos dados durante esse processo. Realizar uma análise abrangente dos requisitos regulatórios é um passo assertivo para garantir que todas as políticas e procedimentos estejam alinhados com as leis e regulamentos aplicáveis. 

    Planeje sua jornada de transformação com especialistas SAP da Engine

    A Engine detém toda a expertise necessária para ajudar as empresas em sua jornada de transformação digital. Por meio de projetos SAP personalizados, ela apoia o crescimento das organizações, ajudando-as a construir uma gestão mais assertiva e eficiente.

    Dentre os principais diferenciais, a Engine oferece:

    • Equipe Multidisciplinar
    • Conhecimento especializado
    • Métodos ágeis
    • Cessão de Propriedade de Fonte
    • Banco de APIS e Fontes Próprios
    • Qualidade Assegurada
    • Processos e Procedimentos

    Com o SAP S/4 HANA, as empresas alcançam uma gestão mais centralizada, dados em tempo real, insights mais inteligentes e decisões mais assertivas que impactam todas as áreas, resultando em sucesso e crescimento.

    Deseja obter mais informações e migrar sua empresa para o SAP S/4 HANA com a Engine? Entre em contato conosco que nossos especialistas estão prontos para lhe atender.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄