Sabemos que o isolamento social causado pela pandemia foi um marco histórico que transformou quase que por completo as dinâmicas das relações sociais. O mercado de trabalho, naturalmente, também foi impactado por essas mudanças, feitas em clima de urgência, que colocaram em evidência a necessidade de modernização das empresas, com a implantação, por exemplo, de novos sistemas de gestão.
Dos novos valores e prioridades que se estabeleceram na relação entre colaboradores e empresas, surgiu no mercado a estratégia de TCO, ou Talent Centric Organization, que visa colocar o colaborador no centro das estratégias, aumentar o engajamento, a produtividade e, assim, reduzir as perdas e os custos relacionados às crescentes taxas de turnover. Para isso, um sistema de gestão integrado é peça fundamental na estratégia, e vamos hoje entender o porquê.
Ainda sobre o cenário atual, um estudo desenvolvido pela Harvard Business Review indica que funcionários satisfeitos são 85% mais eficientes e 31% mais produtivos. Ainda que a relação entre a gestão do capital humano e taxas produtividade seja cada vez mais abordada pelos especialistas, o aumento de 56% nos índices de rotatividade foi registrado no Brasil só em 2022, principalmente nas empresas de tecnologia.
Carol Schultz, criadora do Powered By People, ressaltou em entrevista à forbes que a rotatividade pode custar muito mais caro do que o investimento na trajetória do colaborador: “substituir trabalhadores é caro e o crescimento é difícil quando você está sempre retrocedendo para preencher as mesmas posições”. Porém, sabemos que é difícil um gestor acompanhar de perto a jornada de cada colaborador. É aí que o sistema de gestão integrada entra como ferramenta para uma construir uma organização planejada e estratégica, que visa transformar a força de trabalho com tecnologia.
Bom, por onde começar? É o que você deve estar se perguntando. O primeiro passo é olhar para a rotina daqueles que fazem o dia a dia da empresa acontecer. Quanto tempo é aplicado a tarefas burocráticas e repetitivas? Qual o nível de trabalho manual exigido para a coleta de informações, gestão de dados e elaboração de relatórios? Com essas respostas em mãos, torna-se possível enxergar as melhores oportunidades de integração com um novo sistema de gestão.
Mas, não precisa se preocupar com mais uma demanda complexa na sua agenda: você não precisa mapear e responder todas essas perguntas sozinho. Nós, como fornecedores Gold SAP, temos o papel de ajudá-lo no processo a partir de uma consultoria especializada nos melhores sistemas de gestão do mercado.
Para se ter uma ideia, mais de 70% da receita de transações do mundo passa por um sistema SAP. E não acaba por aí: 98 das 100 marcas mais valorizadas do mundo são clientes dos sistemas SAP de gestão de empresas, segundo dados divulgados no site da SAP.
Na hora de estudar quais as oportunidades no seu negócio para um novo sistema de gestão, é importante olhar alguns pilares centrais:
Como é realizada a coleta de informações de dados dos funcionários e dos clientes da sua empresa?
Entender os feedbacks e a rotina de trabalho do colaborador no nível mais granular possível de dados é de suma importância para permitir um bom trabalho de gestão de pessoas, bem como oferecer as ferramentas adequadas de análise e coleta de dados para os funcionários também é um movimento necessário para a satisfação e engajamento deste colaborador na demanda que lhe é designada, pois com a tecnologia, olhar para os dados de ser uma tarefa essencialmente manual para se transformar um processo ágil, automatizado e organizado.
Buscar o menor time to market é importante para aumentar o nível competitivo do negócio, porém, sem um sistema de gestão moderno e integrado, torna-se mais moroso o processo de colocar um novo projeto na rua. Para melhorar o nível operacional e permitir que o time tenha como idealizar, pivotar e testar novos negócios, o braço tecnológico é fundamental.
O Walmart, por exemplo, revolucionou a relação com o seu cliente em 2022, trazendo ao mercado a possibilidade de realizar pedidos no mercado via comando de voz através de tecnologias como o Google Home. Isso só foi possível após a transformação digital e integração de informações e plataformas.
Como o próprio nome sugere, um sistema integrado estimula também a integração entre áreas, garantindo que todas estejam atuando em tarefas que, no fim, tenham em comum o foco no mesmo objetivo e o alinhamento ao planejamento.
Com um sistema integrado, a troca de informações relevantes para o desenvolvimento e manutenção das estratégias se torna muito mais simples e eficaz. Confira também outras táticas de gestão administrativa para potencializar a eficiência do seu negócio.
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