[FNQ, boas práticas, Liderança]
8 passos para alcançar a excelência em gestão
5 de Março de 2024
Por Décio Moreno*
Ter maturidade em gestão é um desafio contínuo para empresas que buscam a excelência. A maturidade traz uma série de benefícios, como já mostrei aqui neste artigo, que se traduz em vantagem competitiva. Mas para alcançar o seu maior patamar é preciso ir muito além do básico. Com base em recomendações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), trago aqui oito passos essenciais para sua empresa chegar lá! Confira:
- Tenha pensamento sistêmico: Compreenda as relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização e o ambiente com o qual interagem;
- Comprometa-se com as partes interessadas: Estabeleça pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto, médio e longo prazos;
- Promova o aprendizado organizacional e a inovação: Busque e alcance novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade;
- Adapte-se: Seja flexível e capaz de mudar em tempo hábil, frente a novas demandas e alterações no contexto em que sua empresa está inserida;
- Seja um líder transformador: Atue de forma ética, inspiradora e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas;
- Promova o desenvolvimento sustentável: A organização deve se comprometer em responder pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, e contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente;
- Siga a orientação por processos: A organização nada mais é que um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando a busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a contribuir para a organização;
- Gere valor: Alcance resultados econômicos, sociais e ambientais, com processos que os potencializem, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.
*Décio Moreno é diretor de Tecnologia da Engine.