Cliente: Mondial
Mercado de atuação: Fabricação de eletroportáteis
Solução: SAP S/4HANA em nuvem
Objetivos: Adotar um ERP mais robusto e alinhado ao road map de crescimento da empresa.
Benefícios: 60% de redução nos custos de TI a partir da implementação do SAP S/4HANA e 30% de crescimento no faturamento mensal apenas seis meses após a implantação do sistema.
A Mondial, uma das maiores indústrias brasileiras fabricantes de eletroportáteis, escolheu a Engine Brasil, consultora especializada em transformação de negócios, como parceira para implantação do sistema SAP S/4HANA em nuvem.
Em janeiro de 2023, foi realizado o go live do sistema em todas as empresas do grupo. O processo foi definido como uma implantação de sucesso pela Mondial, que registrou 100% de operação durante toda a transição, sem interrupções ou perdas. Seis meses depois da implantação do sistema, a companhia já registrava um aumento de 30% em seu faturamento mensal.
“Estamos liderando uma revolução digital nos processos da Mondial, uma mudança de estrutura organizacional. Além do grande desafio de operacionalizar a implantação, temos uma significativa mudança de cultura, que envolve toda a equipe. Não tivemos nenhum dia de perda, continuamos a faturar, expedir e produzir, com 100% de nossa capacidade, e registramos, inclusive, um recorde de faturamento para o mês de janeiro”, afirma Joab Brito, head de TI da Mondial.
Segundo Brito, o sistema utilizado anteriormente já não atendia às necessidades da companhia. Com a aquisição da planta da Sony, em Manaus, a Mondial ingressou na produção de novas categorias, como micro-ondas e televisores, aumentando a complexidade da operação, da cadeia de fornecedores até a produção, do planejamento e do acompanhamento dos processos.
“O sistema anterior nos trouxe até aqui, mas precisávamos de um ERP mais robusto, que fosse nossa espinha dorsal, alinhado ao road map de crescimento da empresa. Escolhemos a Engine por sua experiência consolidada em SAP e por viabilizar a implantação como serviço, o que nos permitiu diluir o custo a longo prazo, com a garantia do menor impacto inicial possível à operação”, explica o diretor.
Como o SAP S/4HANA em nuvem da Engine permitiu que a Mondial atingisse seus objetivos
O modelo de negócio da Engine Brasil embarcou toda a estrutura necessária para a implantação, em software e hardware, como plataforma de serviço, em uma parceria de longo prazo com assistência integral.
“A Mondial nos escolheu para acelerar sua jornada de crescimento, para que possam viver o conceito de empresa inteligente com as melhores práticas de processos de negócios. A solução implantada oferece controle total do negócio, o que aumenta a confiabilidade da tomada de decisão e confere a oportunidade de avaliar cenários futuros. É uma solução de classe mundial, que embarca as melhores práticas do mercado e oferece suporte completo para os planos de crescimento da Mondial”, explica Fabio Barnes, CEO da Engine Brasil.
A empresa iniciou o desenho da solução a partir de uma análise de TCO (Total Cost of Ownership, ou custo total de propriedade), para avaliar os valores empregados na gestão da aplicação em uso e realizar um comparativo com a implantação do novo sistema. O estudo inicial da Engine Brasil revelou que a nova solução poderia reduzir os custos de TI da Mondial em até 60%, além de conferir maior previsibilidade financeira para o projeto.
A solução ainda possibilitou um novo patamar em governança e gestão de processos para a Mondial, que veio ao encontro do perfil de agilidade e transparência da indústria. O go live do projeto foi executado em etapas, para que a equipe se habituasse ao processo e ganhasse maturidade: na primeira fase, em outubro de 2022, quatro empresas do grupo Mondial iniciaram a operação com o SAP S/4HANA. Em janeiro de 2023, as demais empresas também migraram para o novo sistema.
A fase atual do projeto, que priorizou inicialmente o modelo standard do SAP S/4HANA com as melhores práticas para empresas de manufatura, como a Mondial, é de estabilização do ambiente, com definição de pontos de melhoria.
“Nossa intenção era não travar os processos, não ter pausa ou perda, e conseguimos até mesmo otimizar nossos resultados. Estamos em uma curva de aprendizagem importante para a companhia. Esperamos agora o aumento da produtividade e a melhoria dos processos. Visualizamos atingir um novo patamar nos próximos seis meses”, define o head de TI da Mondial.
“A ideia é que a Mondial ganhe mais robustez e flexibilidade, com um sistema que oferece maior amplitude de processos, com profundidade e automação, a um custo menor. Além da maior integração, a empresa passa a contar com várias operações inteligentes otimizadas e disponíveis ao alcance de um comando, o que facilita e agiliza a tomada de decisão dos gestores. A partir de agora, outros processos avançados podem ser agregados, somando ainda mais ao desempenho de cada uma das áreas”, avalia Barnes, da Engine Brasil.