Depois de muito estudar as principais necessidades de clientes de diversos setores e indústrias, a SAP desenvolveu módulos específicos para cada uma delas, incluindo soluções voltadas para vendas, distribuição, gestão financeira, RH e mais.
Líder no mercado de soluções ERP, a SAP está presente no mundo inteiro e garante o crescimento de pequenas, médias e grandes empresas através de plataformas simples e eficientes. A ideia de trabalhar em módulos surge para aumentar ainda mais os níveis de eficiência de cada software, contando com features específicas para sanar as principais dores e remover os principais gargalos no processo de armazenamento e gestão de dados na rotina dos colaboradores.
Depois de trabalhar com os módulos SAP S4/HANA, Michael Demmer, vice-presidente do Grupo Wieland, registrou 600% de aumento na performance de processos digitalizados, e aumentou em 2.5x o processo de fechamento do mês. Entre os módulos, ou “pacotes” disponibilizados pela SAP, temos as funcionalidades voltadas para as áreas de Contabilidade, Financeiro, Recursos Humanos, CRM e vendas. Entenda o principal papel de cada módulo dentro de determinadas áreas:
Importante para capacitar a atuação estratégica do negócio, o módulo denominado SAP CO ou SAP Controlling atua principalmente na gestão de custos e receita, aprimorando processos de planejamento, coordenação e produção de relatórios, além de otimizar o monitoramento dos fluxos de uma operação.
Desenvolvido para proporcionar o acompanhamento integrado e em tempo real do fluxo financeiro das empresas, o SAP FI estimula a transparência do negócio e permite a tomada rápida e, ainda assim, estratégica, de decisões. Ele atende às demandas organizacionais, além de Áreas de Negócios, Controle de Crédito e cuidados com compliance, com a manutenção regular da contabilidade financeira em relação às normas e regras. Outro módulo que facilita a gestão eficaz do fluxo de caixa é o SAP TR, complementar ao FI.
O SAP SD (Vendas e Distribuição), quando aliado a outros módulos como FI e CO, tornam o processo de administração muito mais transparente. O VD atua principalmente no gerenciamento de pedidos, preços e entregas.
Com suporte SAP para evolução do controle financeiro, a coreana KJF estabeleceu processos 15% mais eficientes de controle financeiro, permitindo que os colaboradores dedicassem a jornada de trabalho ao desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, o tempo de processamento de faturas na empresa caiu de 3 a 4 semanas para 2 a 5 dias, aumentando a agilidade dentro da operação, segundo relatório oficial divulgado pela SAP.
Com a transformação da gestão de capital humano, agora muito mais voltada para a experiência do colaborador, o SAP HCM surge com o objetivo de facilitar a gestão de dados internos, como histórico de funcionários, análise de desempenho e folha de pagamento. O suporte do SAP HCM otimiza a gestão organizacional, torna o processo de recrutamento mais simples e, ainda, estratégico; simplifica a gestão do tempo, a manutenção dos recursos e o acompanhamento de KPIs da área.
Hoje em dia, o oferecimento personalizado de produtos e serviços está entre as características que os clientes mais valorizam ao considerar consumir de uma empresa. Para atender a essa demanda e melhorar os índices de satisfação, é preciso garantir que os dados coletados nas transações sejam corretamente armazenados, organizados e analisados, a fim de proporcionar um estudo granular de cada tipo de cliente. Esse é o papel do SAP CRM, que aprimora desde o processo de captação de leads até o de definição da estratégia de marketing.
Com estratégias cada vez mais assertivas e compreensão cada vez mais profunda do seu público, as empresas clientes do SAP CRM tornam-se cada vez mais relevantes e competitivas dentro do mercado.
A empresa global Beiersdorf também se tornou um case de sucesso depois de escolher as tecnologias SAP para desenvolver o relacionamento com o cliente e acelerar as vendas. Depois da implementação, o aumento nas vendas de b2c aumentou em 300% só em 2021, registrando uma média de 1.100 pedidos feitos por mês.
Além dos mencionados acima, as soluções SAP também contam com os módulos SAP MM, desenvolvido especialmente para a gestão de suprimentos, planejamento da disposição dos depósitos e outros fatores relacionados à logística; o SAP PP (Planejamento de Produção), que trabalha a gestão de qualidade e distribuição de recursos para produção; o SAP QC, que desenvolve o controle de qualidade funcional para cada processo produtivo e, por fim, mas não menos importante, as soluções PM e ABAP, voltadas para estimular a manutenção de reparos técnicos e programação de aplicativos, respectivamente.
Isso significa que independente do setor em que atua, se o que você precisa é modernizar o seu negócio de dentro para fora, na SAP você encontrará uma solução adequada e desenvolvida especialmente para atender às suas necessidades. Para saber o que implementar e como fazer isso da melhor maneira, é só entrar em contato com os nossos especialistas. Estamos prontos para atendê-lo!