Melhorias na produtividade, redução de custos a longo prazo, redução nas taxas de erro e retrabalho, melhoras nos índices de satisfação do cliente; enfim, uma verdadeira transformação da força de trabalho e da rotina do negócio – quando se trata de atingir os melhores resultados, os benefícios da automação são muitos. Mas você, que hoje está à frente de uma empresa, sabe exatamente quais ideias de automação são indicadas para assegurar o crescimento sustentável do seu negócio?
Escolher as automações certas é a chave para melhorar o desempenho, afirma Melissa Johnson, especialista em investimentos e parte do Conselho da Revista Forbes, em coluna para a revista. “Quando todos os seus processos e fluxos de trabalho estiverem em vigor, você poderá encontrar oportunidades de automação que permitem aos membros da equipe a liberdade de trabalhar nas tarefas importantes que precisam de atenção prática. Com esse aumento de produtividade, você pode garantir que sua empresa esteja sempre avançando e nada seja deixado para trás”, pontua.
Considerando que o objetivo é sempre descomplicar a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, expandir as oportunidades de negócio, reforçamos a importância do cuidado no mapeamento das ideias de automação e, é claro, na implantação das mesmas. Priorização e acessibilidade são algumas das considerações mais importantes, segundo a conselheira da Forbes.
Para te ajudar a pensar nas melhores ideias de automação para o seu tipo de negócio, nosso time considerou 7 maneiras de utilizar o digital que fortalecem o potencial de crescimento de uma empresa, impactando desde o dia a dia de trabalho até os principais índices de desempenho financeiro. Confira:
Já falamos anteriormente sobre a importância de gerar leads qualificados – confira 3 dicas aqui no blog. Mas, mais do que isso, é importante apostar em estratégias de nutrição para aquecer esses leads até que se sintam convencidos o suficiente para gerar, finalmente, a conversão.
Um estudo da Marketo, empresa Adobe, mostrou que aqueles que estão no topo do ranking da excelência em nutrição de leads acabam gerando até 50% mais leads qualificados, daqueles já prontos para venda.
Com a automação da coleta e da análise de dados, é possível acompanhar de perto a jornada de cada lead, observando desde o nível de engajamento e também os seus principais interesses. Assim, você pode gerar réguas de contato personalizadas e, ao mesmo tempo, automatizadas, garantindo a recepção e o acolhimento de cada novo usuário.
Se o seu negócio ainda não tem grandes verbas voltadas para a gestão do capital humano, o processo de recrutamento de novos talentos pode ser moroso e exaustivo.
O SAP SuccessFactors, especificamente no modelo Recruiting, é uma ferramenta que não só automatiza, como também aumenta os índices de sucesso nas novas contratações. É um software, como reforça a SAP, orientado para resultados.
Os índices de turnover estão aumentando em diversos países, mostrando uma fraqueza do mercado em desenvolver a força de trabalho com planejamento e estratégia. Para sanar esse problema, a Purolator, cliente SAP, escolheu o SAP Success Factors HXM Suite para implementar processos de acompanhamento do clima e da cultura organizacional. O resultado: um time 7% mais engajado em um ano.
Parabenizações, como data de aniversário do usuário, aniversário dele como cliente, número de compras já realizadas etc, são conteúdos interessantes para estreitar a relação com o cliente e só se tornam possíveis a partir do monitoramento inteligente de dados, ou seja, precisa de automação.
Uma das melhores partes da automação é poder redefinir todos os processos da operação, buscando resolver as lacunas deixadas pelo excesso de trabalhos manuais e aumentar a capacidade estratégica de todo o time. Com um novo sistema de gestão, tudo isso é possível.
Mostre para o seu cliente que, mesmo depois das primeiras vendas, você acompanha de pertinho a jornada dele. Para isso, vale utilizar a inteligência de dados no envio de lembretes de recompra ou até nas estratégias de cross marketing, oferecendo produtos ou serviços relacionados às necessidades que aquele cliente já manifestou.
Não deixe um cliente ansioso, esperando pelo seu retorno ou por uma resposta de confirmação. Utilize a tecnologia para automatizar esse fluxo e oferecer suporte rápido ao cliente final.
Quando se trata da automação de empresas, a SAP é líder do mercado desde a década de 70. Atualmente, o SAP S/4HANA tem mais de 2% de participação no mercado global, e pelo menos 51% dos usuários são pequenas empresas.
Gostou das ideias de automação? Entre em contato com os consultores Engine agora mesmo e dê o primeiro passo para transformar a sua empresa. Será um prazer acompanhá-lo nesta jornada!