Você se lembra da última vez que colaborou com uma pesquisa de clima organizacional? Bem, ela é apenas uma das ferramentas que viabilizam a análise de dados importantes na gestão de Recursos Humanos. Mas, com as tecnologias corretas, a capacidade analítica dos times de RH é expandida, habilitando o time a propor ações efetivas para um ambiente de trabalho harmônico e sinérgico entre os colaboradores.
A falta de investimento na qualidade de vida dos funcionários pode gerar custos que, ainda que invisíveis na superfície, afetam diretamente a receita e o caráter competitivo do negócio. Em um estudo realizado pelo instituto Medallia com 600 gestores de RH entre março e julho de 2021, nomeado como Employee Experience Excellence: Key Practices that Differentiate Leaders from Laggards (Excelência na Experiência do Funcionário: Principais Práticas que Diferenciam Líderes de Preguiçoso), os resultados indicam que as empresas focadas em proporcionar a melhor experiência profissional para os funcionários têm 12x mais chances de crescer.
Com a boa estruturação dos dados de todos os funcionários, torna-se possível acompanhar de perto o desenvolvimento de cada profissional de maneira individual e, ao mesmo tempo, estudar a experiência dos colaboradores como um todo, bem como identificar os principais pontos fortes e pontos fracos da empresa.
Os KPIs são indicadores de desempenho, ou seja, são os objetivos que devemos perseguir para nortear e garantir a evolução constante na gestão de capital humano e responsabilidade corporativa. Diferente das métricas, que orientam a movimentação e o desenvolvimento geral de uma empresa, os KPIs são índices analisados a partir das métricas e de ações específicas. Entre eles, temos:
Analisando os índices de turnover, é possível compreender qual a porcentagem de funcionários que deixa o cargo por questões gerais, contabilizando as demissões mensais; quantos desligamentos acontecem em relação ao número de contratações e efetivações e, por fim, mas não menos importante, quantas demissões ocorrem antes de os colaboradores concluírem 6 meses de trabalho.
Se este índice for alto, o impacto na imagem da empresa é bastante negativo, e pode prejudicar a capacidade da empresa de efetuar novos recrutamentos de maneira bem sucedida e ágil.
Como o próprio nome sugere, o acompanhamento dos níveis de absenteísmo serve para medir a taxa de ausência dos colaboradores, de maneira geral e individual, e compreender quantos % das faltas são justificadas e quantas não são.
Quanto tempo, em média, a sua empresa leva para realizar uma contratação, contando a partir do dia em que a vaga é divulgada? Qual das etapas da seleção é a que mais demora para ser concluída? Tudo isso diz respeito ao tempo de contratação, e a análise desse indicador permite a compreensão da agilidade do time de recrutamento e a identificação dos pontos que podem tornar o processo mais lento e burocrático.
De acordo com os benefícios oferecidos, entenda o quão atraente é trabalhar na sua empresa em comparação às outras organizações do mercado. Este é um indicador importante para entender o nível de motivação dos funcionários e também o nível competitivo das vagas em relação às de outras empresas.
O índice NPS (ou Net Promoter Score) pode ser utilizado também por áreas como marketing e comercial, pois estimula o contato direto com a opinião dos clientes a respeito dos produtos oferecidos ou serviços prestados. Lembre-se: o nível de satisfação dos clientes impacta diretamente a receita e o desempenho do negócio. Inclua a análise do NPS na rotina do time como tarefa constante e minuciosa.
Tão importante quanto a satisfação do cliente é o nível de aprovação de cada colaborador, e a análise desse fator permite que o RH proponha novas ações, benefícios e realize movimentos cada vez mais objetivos a fim de proporcionar a melhor experiência de trabalho para os aos profissionais. Esse KPI também está ligado aos índices mencionados nos itens 1, 4 e 10.
Este indicador auxilia na análise do indicador 1 e representa características como estabilidade e a média de tempo para a efetivação dentro de uma empresa. A retenção de talentos está associada a fatores que colaboram com a satisfação do profissional, como benefícios, salário e ambiente de trabalho.
Em média, quantos colaboradores e oportunidades o seu negócio perde anualmente devido a acidentes de trabalho? Acompanhar este KPIs é de suma importância para aprimorar a experiência dos profissionais, garantir a segurança e identificar as principais causas desses acidentes.
Será que os seus colaboradores estão fazendo muitas horas extras? Identifique essa característica da rotina de trabalho a partir do acompanhamento desse tipo de KPI, facilitado pela gestão unificada do ponto de cada colaborador. Assim, é possível entender também os níveis de absenteísmo (item 2) e produtividade (próximo item).
Para estruturar as suas tomadas de decisões em termos de contratações, promoções e desligamentos, é importante implementar a análise constante dos níveis de produtividade e desempenho dos colaboradores, de maneira isolada, e também dos times, em conjunto. Dessa forma, fica mais fácil identificar o rendimento e eficiência dos profissionais diante dos recursos disponibilizados pelo negócio.
O acompanhamento e planejamento da força de trabalho fortalece a relação entre os colaboradores e aprofunda também a relação dos profissionais com o objetivo do negócio. Com a implementação bem sucedida de soluções SAP como Success Factors e SAP Analytics Cloud, o time de Recursos Humanos potencializa a capacidade estratégica e analítica, garante contratações mais bem sucedidas, atua com mais eficiência no controle da imagem da empresa e, ainda, identifica onde atuar para acelerar os níveis de inclusão do negócio.
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