A transformação digital, rumo à indústria 4.0, é um caminho sem volta e envolve empresas do mundo inteiro, não importa o segmento ou o tamanho. As empresas precisam vencer os desafios de se tornarem inteligentes e de atender plenamente aos anseios de um novo consumidor; e seus colaboradores são decisivos neste processo, pois a adesão do time é fundamental para uma mudança de cultura.
A liderança na transformação digital torna-se emblemática em todo esse processo. Afinal, é preciso conseguir a adesão do time da empresa, e o primeiro passo para que isso aconteça é conquistar sua confiança neste processo. Mas como ganhar a confiança da equipe para as mudanças tecnológicas? É o que respondemos agora neste conteúdo sobre liderança na transformação digital: como ganhar a confiança do seu time para as mudanças tecnológicas?
O mundo mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou, por que sua empresa não deveria mudar também? A verdade é que as mudanças que a era digital nos impõe não são uma questão de escolha, mas sim de adaptabilidade. E mais do que isso, de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.
A quarta revolução industrial, a chamada indústria 4.0, já é uma realidade no mundo inteiro, na busca de processos e produtos mais autônomos, eficientes e inteligentes. A conexão precisa ser absoluta e a comunicação em tempo real é mais do que urgente, pois possibilita uma produção e uma logística customizadas e muito mais produtivas.
As empresas precisam se adequar tecnologicamente a essa nova realidade, e é muito importante observar que não se trata apenas do uso de tecnologia de ponta, mas sim como utilizá-la à favor do negócio. As empresas precisam se transformar digitalmente, se adequando à indústria 4.0 e se tornando empresas inteligentes.
A transformação digital não depende apenas da tecnologia de ponta. Longe disso. É preciso saber como utilizá-la da melhor forma, e a adesão da equipe é absolutamente relevante nesse processo. A tecnologia traz modernidade, mas é a mudança de cultura que permite a verdadeira transformação digital e traz inovação.
Assim, a adesão da equipe é o que fará a diferença em todo o processo de transformação digital. Não adianta ter um ERP formidável, que permite obter informações específicas just-in-time, dos mais variados setores da empresa, mas não utilizar isso na tomada de decisão no dia a dia. A informação está ali, precisa ser consultada e, claro, utilizada.
A equipe precisa confiar no processo de transformação digital, entendendo que ele é benéfico para o negócio e para o exercício profissional de cada colaborador. Porque todos saem ganhando, indiscutivelmente. E a liderança na transformação digital tem esse papel imprescindível: conquistar a confiança e a adesão da equipe ao processo.
O investidor Warren Buffett tem uma frase que cabe como uma luva sobre a questão da importância da confiança da equipe diante da transformação digital. Ele diz: “a confiança é como o ar que respiramos – quando está presente, ninguém percebe; quando está ausente, todo mundo percebe”.
Perfeita a colocação! A equipe precisa confiar na empresa para exercer bem suas atividades profissionais. E sem essa confiança, não há sucesso porque não há adesão. Se a equipe não acredita no produto ou no serviço que vende, como haverá excelência? A alma de qualquer empresa está em seus recursos humanos, este é o seu maior valor.
Se o próprio exercício profissional depende da confiança da equipe na empresa, imagine quando há a necessidade de se realizar mudanças estruturais, como a transformação digital. Se a equipe não confia na empresa, não confiará nas profundas mudanças propostas pela transformação digital. E o processo não irá adiante, sem dúvida alguma.
A confiança elimina um possível embate entre a empresa e seus funcionários. Se eu não acredito na empresa, como confiarei nas suas propostas de mudança? Ao contrário, se eu acredito na organização, vou aderir e me esforçar para que qualquer mudança seja positiva e traga resultados contundentes.
Uma pesquisa promovida pela Interaction Associates, consultoria norte-americana especialista em desenvolvimento de equipes, demonstrou que empresas com mais alto nível de confiança têm 2,5 vezes mais probabilidade de ser líder em crescimento de receita. E é exatamente por isso que a liderança na transformação digital é tão importante: é seu papel conquistar a confiança – e consequentemente a adesão – do time!
Não há trabalho em equipe sem confiança entre todos aqueles que estão envolvidos em um processo. Um profissional não pode desconfiar de um colega de trabalho, bem como de um departamento da empresa. Se isso estiver acontecendo, é preciso resolver o problema.
Cabe ao líder estabelecer esse processo de confiança entre a empresa e o seu grupo de colaboradores. O líder faz a ponte entre o time e a empresa; é representante da organização, mas também faz parte da equipe. Disseminar um ambiente de confiança é vital porque sem isso simplesmente não conseguirá liderar seu time.
O colaborador precisa ter orgulho de participar daquele grupo, de representar aquele setor, de fazer parte daquela empresa. Se isto acontece, se dá muito mais, e sua produtividade será muito maior. Essa relação de confiança não brota do chão; é construída no dia a dia, e o líder sempre terá o papel de construir relações de confiança na organização.