A indústria 4.0 já é realidade nas empresas, mas se engana quem ainda pensa que atualizar o próprio negócio consiste em adotar mais processos e gastos. Isso porque o ERP SaaS (Software as a Service – software como serviço) é um software que garante facilidade e agilidade no gerenciamento dos negócios sem adição de custos de TI ou mão de obra.
Antes das empresas SaaS, era muito comum empreendedores se queixarem do alto número de softwares necessários para o controle das diferentes funções de uma empresa. Com o modelo software como serviço, o uso da nuvem permite o acesso por um navegador web. Tendo o programa salvo na internet, todos os processos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora.
Com mais flexibilidade, segurança, agilidade e baixo custo de investimento, o ERP na modalidade SaaS tornou-se um aliado fundamental no crescimento das empresas. Mas, ainda assim, um estudo da McKinsey realizado em 2021 concluiu que apenas um número pequeno de empresas já atingiu a Regra dos 40%, um importante marcador de desempenho operacional, principalmente aos olhos dos investidores.
A regra evidencia que o principal desafio para os líderes é manter a empresa em pleno crescimento a partir de recursos e produtos concluídos e sempre atualizados. Para se encaixar na Regra dos 40%, espera-se de uma empresa SaaS que a taxa de crescimento, adicionada à sua taxa de fluxo de caixa livre, seja igual a 40% ou mais.
Porém, das 100 empresas públicas SaaS dos Estados Unidos analisadas no estudo com receita acima de US $100 milhões, a taxa média de crescimento da receita foi de 22%, enquanto o fluxo de caixa livre médio em 1 ano foi de 10% da receita, resultando em uma média de 30%.
Atualmente, a regra dos 40% é um dos principais indicadores analisados por potenciais investidores, conselhos e equipes de gerenciamento antes de selar contrato com uma empresa modelo SaaS, pois é uma forma de simplificar em um número o crescimento do seu negócio.
Para adicionar essa entre as suas principais métricas SaaS, é simples: a margem de lucro da empresa, somada com a sua taxa de crescimento, deve ser de pelo menos 40%. Dessa forma, é possível atingir a regra mesmo com uma margem de lucro negativa, caso as receitas marquem um crescimento de 50% ou mais. Esse é o principal benefício do novo indicador favorito dos investidores.
É importante ressaltar que a regra dos 40% é uma das principais métricas SaaS, mas que não substitui outras análises importantes de desempenho, por isso, não deixe de acompanhar constantemente o desenvolvimento de métricas como Life Time Value (LTV), CAC (Customer Acquisition Cost), ROI (Return Over Investment) etc.
Para realizar o cálculo, pense assim: se o seu crescimento for de 10% e a sua margem de lucro 30%, o resultado da regra dos 40% para a sua empresa é exatamente de 40%, um bom indicador. Se o seu crescimento for de 5% e a margem de lucro de 40%, a empresa marca 45%, superando a métrica da regra dos 40%, um ótimo indicador.
Caso o crescimento seja de -10% e a margem de 30%, a empresa estará em 20%, abaixo da marca dos 40%, um número que deve ser com melhor gestão dos recursos internos.
O estudo realizado pela McKinsey com 100 empresas dos Estados Unidos mostra que as empresas que atingiram ou superaram regra dos 40% foram recompensadas com EV (Enterprise Value – ou valor empresarial) mais alto em relação aos múltiplos de receita (valuation). E mais: quanto maiores os números atingido no indicador, maiores os ganhos!
Segundo a McKinsey, as empresas modelo SaaS que conseguiram atingir encontrar o seu lugar na regra dos 40% conseguem entregar bons resultados com consistência. E o que as corporações mais bem avaliadas no estudo têm em comum?
– Em relação às médias empresas, as mais bem sucedidas em uma das métricas SaaS mais relevantes apresentaram muito mais rigor operacional e transparência de desempenho;
– Nas estratégias, o foco da maioria consiste em direcionar recursos para os principais geradores de receita;
– As empresas realizaram gastos com base nos números de hoje em dia, ajustando objetivos de crescimento e fluxo de caixa livre com o ciclo de vida atual da empresa;
– Os líderes e C-Levels estabelecem metas de crescimento realistas para seus times;
– Os times focam na priorização de ações focadas na retenção de clientes;
– É feita a otimização dos gastos de entrada de produtos e serviços no mercado;
– Os benefícios do modelo SaaS são aproveitados para criar novos modelos de negócios o mais rápido possível.
Para otimizar o dia a dia da sua empresa e atrair o olhar dos investidores com a regra dos 40%, comece impulsionando o crescimento dos negócios com suporte da Engine, consultoria de gestão empresarial parceira Gold SAP. Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.