Qual foi a última vez que você recebeu um feedback bem estruturado? Para 1 em cada e trabalhadores brasileiros, as avaliações de desempenho não fazem parte da cultura e da rotina da empresa em que trabalham. Os dados são da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), respondida por 150 mil funcionários de 300 empresas brasileiras e publicada em 2020 na revista no Uol Economia. O estudo indica, ainda, que 20% dos trabalhadores brasileiros sentem que não recebem feedbacks suficientes.
Mesmo com as constantes transformações na gestão de capital humano, que principalmente após a pandemia passou a ser uma área mais flexível e humanizada, os entrevistados no FEEX estabeleceram a pior avaliação à cultura de feedback, dentre outros tópicos relacionados à percepção do colaborador sobre sua chefia. Para o coordenador do estudo, Filipe Fonoff, isso acontece devido à cultura organizacional brasileira que ainda anda na contramão da crescente valorização de soft skills, priorizando promoções de cargo sustentadas por conhecimentos e habilidades técnicas, aponta matéria do Uol.
Ter um processo bem estruturado de avaliação de desempenho é importante não apenas para melhorar a performance dos colaboradores (afinal, no FEEx, 88% dos entrevistados disseram acreditar que as avaliações contribuem para o seu desenvolvimento.profissional), como também a agilidade organizacional, o controle das retenção e aumento da satisfação dos funcionários, métricas importantes para os Recursos Humanos e o employer branding do negócio.
E por que reforçamos a importância da estruturação qualificada dos processos de avaliação? Para que, através de análises aprofundadas de desempenho, seja possível dar o melhor suporte tanto ao desenvolvimento da empresa quanto do colaborador – a peça mais importante para o funcionamento dos negócios.
Já abordamos anteriormente no blog o fato de que colaboradores estimulados e engajados tendem a trabalhar melhor, afirmam estudos. Por exemplo, passa de 90% o número de colaboradores que afirmam compreender melhor o trabalho em empresas que realizam encontros regulares de avaliação de desempenho, aponta estudo da Feedz, publicada na Exame em 2022.
Outra pesquisa, esta desenvolvida pela Pulses (especialista em clima organizacional), mostra que sobe em 2,4 vezes o engajamento dos funcionários quando os mesmos se sentem satisfeitos com a frequência e qualidade do reconhecimento. E não acaba por aí: medição realizada pela GPTW (Great Place to Work) mostrou, ainda, que o índice de confiança entre colaborador e líder estão diretamente ligados à rotina de feedback, sendo de 78 o grau de confiança daqueles que receberam apenas 1 feedback no ano, queda significativa em relação ao índice de confiança daqueles que receberam 4 feedbacks ou mais, que atingi a marca de 90.
Mas como dar o primeiro passo para desenhar uma estrutura segura e qualificada de avaliação de desempenho? Entendendo a diferença entre feedback e feedforward.
Enquanto o feedback analisa períodos anteriores, ainda que recentes, com o objetivo de apontar eventuais falhas e pontos a melhorar, o feedforward desafia os líderes a descobrir o ponto forte de cada colaborador, ajudando-o a identificar as melhores oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, estabelecendo planos de desenvolvimento
soluções SAP importantes para conduzir rotinas de feedback e feedforwards.
A SAP desenvolveu algumas das melhores soluções do mercado para oferecer um sistema integrado e moderno de gestão de capital humano às empresas em transformação digital. Um exemplo de aplicação do SAP Success Factors Learning foi a estratégia de gamificação desenvolvida pela empresa americana LivingSocial com o objetivo de colher feedbacks dos colaboradores sem causar um momento tenso, como já mencionamos aqui no blog. O engajamento atingiu a marca dos 90%.
Outra ferramenta importante para dar suporte a líderes e gestores na estruturação de uma rotina de feedbacks e feedforwards é a SAP SuccessFactors HXM Suite, que em um software moderno e fácil de usar permite o acompanhamento da jornada de cada colaborador, facilitando a transparência nos processos de recompensa e valorização do trabalho, tornando o trabalho do RH mais estratégico e direcionado pelas principais necessidades dos colaboradores e índices de engajamento.
Com a SAP, a Whirlpool Corporation reduziu em mais de 20% os custos de operação do RH nos Estados Unidos a partir da padronização dos processos e de tomadas de decisões mais seguras, baseadas em dados.
A Purolator, outro case de sucesso da SAP, aumentou em 43% o engajamento nas pesquisas anuais de colaboradores e reduziu de 12,5% para 4,2% a rotatividade voluntária de funcionários. Além disso, o engajamento de funcionários subiu de 71% para 78%.
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