Uma das principais dinâmicas de trabalho afetadas pela Covid-19 e seus desdobramentos, como longos períodos em isolamento e a necessidade de reduzir o número de pessoas por ambiente fechado, foi a prática tradicional do trabalho 100% presencial, sendo poucas as exceções que já praticavam o home office regularmente antes dos anos pandêmicos.
Antes, apenas 42% das pequenas e médias empresas brasileiras já tinham o home office como prática comum entre os funcionários. No auge da pandemia, em 2020, esse número subiu para 77%, registrando um aumento de 83%. Depois, com a flexibilização das restrições, quem ganhou força foi o trabalho híbrido, hoje utilizado por mais da metade das empresas do Brasil (56%), aponta estudo da Google Workplace.
Com essa mudança tão expressiva em um curto período de tempo, muitas empresas precisaram adaptar a operação e as dinâmicas de trabalho ao modelo home office, investindo em tecnologias que viabilizassem o acesso remoto ao sistema, automatizando diversos processos e permitindo que a flexibilização da rotina de trabalho dos colaboradores – não à toa, o modelo híbrido ou remoto tornaram-se prioridade para 36% dos entrevistados pelo mesmo estudo da Google.
Uma pesquisa intitulada Pulse of the American Worker (Pulso do Trabalhador Americano) constatou também que, nos Estados Unidos, 42% dos trabalhadores remotos afirmam que preferem procurar outra oportunidade do que aceitar uma empresa com modelo 100% presencial de trabalho.
A empresa também pode otimizar recursos com a flexibilização. A consultora McKinsey também realizou um estudo em agosto de 2020 e descobriu que, com o avanço dos modelos híbrido e remoto, as empresas planejavam reduzir o tamanho do escritório em 30%.
Apesar dos diversos benefícios, a transformação digital acelerada e praticamente obrigatória, devido às restrições impostas à época, fez com que muitas frentes da rotina de trabalho fossem ressignificadas, como a comunicação entre os times, agora 100% virtual e sem o estímulo dos ambientes de convivência oferecidos em um escritório, o que pode dificultar o trabalho em equipe. Agora, é hora de se adaptar.
Um estudo divulgado pelo Gartner mostrou que o índice de desempenho no modelo 100% presencial está na casa dos 30% (36%), enquanto o desempenho daqueles que podem incorporar uma rotina mais flexível atinge a marca dos 55%. Já que a queda de desempenho não é um problema comum entre as empresas que adotam o trabalho remoto, basta saber como administrar as novas relações de trabalho para garantir harmonia e sincronia entre os colaboradores de um negócio.
Para estimular uma dinâmica eficiente de trabalho entre as equipes da sua empresa, o primeiro passo é dar aos colaboradores as ferramentas necessárias para facilitar o contato, a troca de projetos e o desenvolvimento de tarefas em conjunto funcionarem. Por exemplo, com um software legado e processos manuais em excesso, torna-se muito mais difícil a flexibilização do trabalho.
Em artigo publicado na revista Forbes em 2021, a executiva Susan Tohyama, líder em Gestão de Recursos Humanos na Ceridian, enfatiza o quanto o investimento qualificado em tecnologias HCM (Human Capital Management) podem “ajudar a humanizar a experiência de integração remota. Isso os ajudará [os colaboradores] a se envolver com a cultura e se conectar com a sua equipe”. Exatamente o que precisamos para uma rotina descomplicada e harmoniosa entre os times.
Quando pensamos nas ferramentas necessárias, pensamos naquelas que podem centralizar a gestão de dados, talentos e outras informações relevantes do negócio em uma ferramenta única, hospedada na nuvem e fácil de acessar de qualquer lugar, em qualquer computador.
A SAP, reconhecida pelo Gartner em 2022 como Visionária no mercado de softwares de gestão, desenvolveu o SAP Analytics Cloud com o objetivo de aumentar a capacidade estratégica e operacional de empresas do mundo inteiro a partir da transformação do negócio. A solução potencializa a inteligência de dados, permitindo a análise preditiva, o planejamento a longo prazo e estimulando a tomada segura de decisões – tudo isso em uma ferramenta que unifica dados e colaboradores em um sistema simples e moderno.
Outra ferramenta que simplifica o trabalho entre times é o SAP Success Factors, que cuida da experiência dos colaboradores e simplifica a rotina de feedbacks.
Dessa forma, torna-se muito mais fácil a integração entre áreas, projetos e colaboradores de diferentes setores, permitindo a sincronização de tarefas e garantindo que todos estejam caminhando em direção ao mesmo propósito que impacte positivamente as metas mais importantes da empresa.
Quer estimular o trabalho em equipe no seu negócio? Comece investindo nas melhores tecnologias para isso. Entre em contato com os consultores especializados da Engine e solicite uma análise do seu negócio. Nosso papel é identificar quais as melhores soluções desenvolvidas pela SAP para atender às suas principais queixas e necessidades. Será um prazer atendê-lo e acompanhar a sua empresa nesta jornada de transformação digital!