Processos engessados, projetos pouco inovadores, produtos com baixo valor agregado, colaboradores desmotivados e números estagnados são disfunções reconhecidas nas empresas que ainda não conheceram o conceito de agilidade organizacional e seus benefícios – pelo menos não de maneira prática.
Diante de um cenário no qual 93% dos executivos globais concordam que a agilidade organizacional é fundamental para a sobrevivência em um mundo e um mercado cada vez mais incertos, segundo a SAP, tem sido frequente a reformulação de organizações que, após certo tempo em operação, encontram-se diante do desafio de atuar nos mais enraizados problemas internos: aqueles que fazem parte da cultura empresarial, e às vezes chegam a passar despercebidos por alguns líderes e demais colaboradores, mas afetam diretamente os resultados e o desenvolvimento do negócio.
Atualmente, a agilidade organizacional, mais do que a capacidade de responder rápido às mais abruptas mudanças, é um conceito que reúne um conjunto de valores ligados à responsabilidade social corporativa, passando principalmente pelos seguintes pontos: valorização do indivíduo e das interações, responsividade, priorização da fidelização de clientes e investimento em softwares qualificados.
Para imaginar como funciona a uma operação com elevada agilidade organizacional, no campo tático, vale pensar em uma estrutura na qual, por exemplo, os setores de TI, vendas e marketing não atuam de maneira isolada, e sim com integração direta, reforçando o valor das interações e dos indivíduos e possibilitando que todos tenham visibilidade da a rotina e da prioridade dos outro times. Assim, fica mais fácil garantir que a empresa inteira esteja sempre alinhada, correndo atrás dos mesmos resultados.
Pense também em times mais autônomos, e em como eles podem acelerar o tempo de responsividade e de tomada de decisão de uma organização. Quanto mais ágil é uma equipe, mais capaz ela é de analisar e atuar sobre os problemas, acelerando a tomada de decisão e tornando-se mais independente em relação ao board. Essa confiança empodera os colaboradores e pode motivá-los bastante.
Impulsionando a agilidade organizacional, são notáveis os ganhos em termos de colaboração, comunicação, satisfação do cliente, mais eficiência e rapidez no desenvolvimento de produtos e soluções de valor, gerenciamento de riscos, projetos interdisciplinares etc. Mas como acelerar a agilidade organizacional, um processo de mudança tão profundo, sem causar um grande desconforto no meu time?
Não basta escolher uma metodologia ágil e de gestão de projetos e, então, esperar que os times passem a operar de forma mais regrada e rápida. Impulsionar o crescimento de uma empresa com cultura ágil requer uma mudança interna e delicada: a de hábitos e processos antigos.
A agilidade organizacional começa, principalmente, na área de gestão de pessoas – justamente por ser um trabalho longo e, inicialmente, bastante comportamental. Para mergulhar nessa transformação, deve-se ter em mente que uma mudança de cultura não se concretiza da noite para o dia. E para um processo eficiente, é importante que o RH esteja muito bem amparado: tanto pelos seus líderes, quanto por tecnologias que permitam o avanço estratégico da área com a automatização e modernização de processos antes manuais.
O SAP Success Factors HXM Suite, junto à ERP SAP S/4HANA, é um exemplo de software que atende às mais diversas frentes dos times de Gestão de Pessoas, oferecendo suporte completo para treinamentos, desenvolvimento pessoal, colaboração, gerenciamento de talentos e de remuneração.
Com o foco na qualidade de vida de todos os envolvidos na operação de uma empresa, tendência marcante das indústrias 5.0, o SAP Success Factors HXM Suite o oferecimento da melhor experiência corporativa para os talentos ainda na fase de Onboarding, gerando feedbacks e insights que são valiosos na hora de avaliar quais os principais os problemas culturais a serem trabalhados a partir da agilidade organizacional.
Uma vez consolidada a estrutura digital mínima para a viabilizar o ágil, vale a pena estudar também, entre os líderes e colaboradores, os perfis de destaque que podem ser escolhidos como “mensageiros” da transformação. E por que não levar a função das reuniões semanais ou mensais para além do repasse de resultados entre áreas convergentes e promover alguns encontros entre todos os times, fortalecendo a integração entre os mais diversos setores? Dessa forma, a propagação do conceito de uma mentalidade ágil pode ser cada vez mais natural, e a construção de uma relação mais próxima entre os colaboradores também.
Implementado o SAP Success Factors HXM, descomplica-se a visualização do quadro de funcionários. Surge, aqui, uma oportunidade para descobrir quais são as melhores tecnologias para acelerar os demais setores do negócio, concentrando o trabalho operacional na tecnologia e abrindo cada vez mais espaço para colaboradores estratégicos, que contribuam com boas inovações e projetos de valor.
Mas, não esqueça: a paciência é chave. Um mindset ágil, independente da metodologia escolhida para implementação, só estará enraizado em todas as camadas da empresa com o passar do tempo, e com a certeza de que líderes, gestores e investidores são, de fato, os grandes agentes dessa transformação. É questão de tempo e paciência para que se concretize a criação de uma força de trabalho pronta para o futuro, que trabalhe em contínuo desenvolvimento e colaboração.
Se isso é o que você almeja para o seu negócio, comece pela estrutura. Entre em contato com nossos especialistas e conheça todos os serviços e benefícios do SAP Success Factors Human Experience Management (HXM) Suite. Estamos sempre prontos para atendê-lo!