Para os gestores que já são experientes no “SAPverse”, é muito fácil esquecer dos tempos em que as ferramentas para gestão financeira eram escassas.
Contudo, hoje, diante da necessidade de mobilizar a transformação dos negócios, o uso de ERP na nuvem tem se mostrado cada vez mais importante, especialmente em negócios com potencial de crescimento escalável.
Para quem ainda tem dúvidas, como consta no próprio termo, um ERP na nuvem é um sistema integrado de gestão que funciona no ambiente digital da nuvem, isto é, de maneira totalmente virtual.
Todas as suas funcionalidades e seu banco de dados, são executadas em servidores na cloud e acessadas a partir de smartphone, notebook ou desktop, com toda a segurança de autenticação e criptografia.
À medida que a tecnologia de informação virtualizou e migrou para a nuvem com o passar dos anos, o número de softwares integrados à cloud cresceu exponencialmente, o que por um lado é positivo, visto que o aumento da oferta e competitividade barateia os custos para o consumidor final.
Contudo, para os gestores que prezam pela qualidade e confiabilidade desses sistemas, tornou-se necessário ter alguns critérios na hora de escolher a ferramenta ideal para o negócio.
ERPs fundamentados em tecnologias SAP dispensam apresentações, já que a empresa alemã é considerada, atualmente, como uma das marcas de maior relevância em termos de soluções baseadas em tecnologia e inovação para o meio corporativo, tanto por empresas que atuam no modelo B2B quanto no B2C.
A Engine, neste sentido, além de ser uma parceira estratégica da SAP — o que lhe permite atender a uma vasta gama de cenários e necessidades empresariais —, tem suas soluções inovadoras desenvolvidas para SAP S/4 HANA, ou seja, é um ERP na nuvem mais inteligente e que permite que as empresas que o utilizam usufruam de uma experiência mais positiva.
Em outras palavras, o SAP S/4 HANA com soluções Engine permite que os gestores adaptem a ferramenta tecnológica de acordo com as demandas da empresa, o que garante toda a agilidade necessária para que permaneçam rentáveis e na liderança do mercado.
Ao mesmo tempo, elas se mantêm preparadas para acompanhar as constantes mudanças no comportamento de consumo e, ainda, podem aproveitar as melhores oportunidades dos cenários econômicos globais.
O SAP S/4 HANA na nuvem com suíte de soluções da Engine, garante muitas vantagens à rentabilidade do negócio, já que atendem às mais diversas necessidades do cotidiano corporativo, em especial para indústrias e prestadoras de serviços.
Seus benefícios abrangem departamentos como tesouraria, controladoria, finanças e muito mais.
Gestores que acompanharam os primórdios da era da transformação digital muito provavelmente se lembram de como os custos com tecnologia eram onerosos para os cofres da empresa.
No entanto, foi-se tempo em que as despesas com licenciamento representavam uma fatia considerável do orçamento do negócio, pois soluções em SaaS, como já mencionado no artigo, são significativamente mais econômicas — em comparação aos custos de aquisição de softwares on premise .
Em termos práticos, você, como gestor financeiro, o que acharia mais rentável para a empresa: pagar mais de R$ 1 mil pelos direitos de uso de uma única ferramenta, ou apenas uma fração deste valor para ter acesso ilimitado a um universo de soluções integráveis?
Parte das responsabilidades de um gestor financeiro é analisar o desempenho de cada departamento da empresa a fim de quantificar em números concretos a rentabilidade do negócio, não é verdade?
Um dos grandes benefícios do SAP S/4 HANA na nuvem (que reflete diretamente nas finanças) são os recursos para agilizar a gestão de caixa. Com as soluções Engine, por exemplo, é possível coletar e analisar dados do departamento financeiro em tempo real, além de ter muito mais flexibilidade na hora de visualizar o fluxo de pagamentos e recebimentos.
Assim, todas operações financeiras da organização que envolvam cálculos (não importa o nível de complexidade) são gerenciadas e contabilizadas de maneira automática, e isso se estende muito além dos ativos e passivos bancários.
Qual é o gestor financeiro que não sonha em poder contar com uma ferramenta que, além de facilitar os processos de gestão e contabilidade automaticamente, ainda possibilita a visualização de cenários de risco com 100% de aderência dos principais instrumentos brasileiros de fiscalização financeira?
O SAP S/HANA fornecido pela Engine oferece recursos para que os tomadores de decisões estratégicas da companhia tenham uma visão muito mais ampla do negócio, visto que a ferramenta também faz atualizações automáticas diárias e em tempo real de indicadores financeiros, como Taxa Selic, taxas de câmbio, juros e demais índices econômicos.
O SAP S/4 HANA na nuvem, com suíte de soluções Engine, que tem um módulo totalmente dedicado à gestão de recebimentos, como um portal de boletos, que é capaz de reduzir consideravelmente a inadimplência na empresa, pois não apenas garante o cumprimento por parte dos clientes, como também otimiza processos e elimina o retrabalho, ao oferecer uma base de consulta e emissão de segundas-vias.
Para concluir, vale destacar que um bom ERP na nuvem proporciona inúmeros benefícios à rentabilidade do negócio, devido ao fato de ser uma robusta ferramenta orçamentária, fiscal, contábil e administrativa que pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar.
Quer descobrir como um ERP na nuvem pode contribuir com o aumento da rentabilidade do negócio? Então, entre em contato agora mesmo com o time de consultores da Engine para conhecer uma solução adequada às suas necessidades!