Entre os anos 2017 e 2022, a implementação da Inteligência Artificial cresceu significativamente dentro das empresas, colocando a tecnologia dentro da operação de pelo menos 50% dos setores do negócio, apontam estudos desenvolvidos pelos especialistas da McKinsey.
O mesmo se aplica para o índice de variedade de recursos em ambiente de Inteligência Artificial utilizados pelas empresas, que aumentou de uma média de 1,9 para 3,8 só no período de 2018 a 2022, informa a McKinsey. Entre as diversas soluções oferecidas em IA, a Automação de Processos Robóticos (RPA) está no topo da lista entre as mais procuradas pelas empresas para obter os melhores resultados, junto à automação dos principais serviços.
O estudo da McKinsey identificou, ainda, que alguns dos principais impactos gerados pela aceleração do negócio via Inteligência Artificial são registrados pelos setores de Marketing e Vendas; de Produto, com o suporte de ferramentas importantes para o desenvolvimento de novos produtos valiosos para o crescimento do negócio e, ainda, de Finanças, facilitando o planejamento estratégico da área. Isso mostra o quão versátil é a Inteligência Artificial. Se bem implementada, a tecnologia pode impulsionar os mais diversos setores de uma só empresa.
Mesmo com o avanço acelerado dos últimos anos, líderes de grandes empresas, em pesquisa à Deloitte, apontam ainda para o quão relevante será a Inteligência Artificial pela próxima meia década para melhorar resultados, impulsionar o acesso a novos mercados e a manutenção do caráter competitivo das empresas – não à toa, ultrapassa dá margem dos 90% o’número de entrevistados pelo estudo que afirmaram com veemência que a Inteligência Artificial é uma tecnologia fundamental para o sucesso corporativo. Apenas 1% disse não considerar a tecnologia relevante.
Agora, você deve estar pensando se capacitar a sua empresa com recursos em IA significa, necessariamente, um aumento drástico no seu budget direcionado para a área de tecnologia? E a resposta é: nem sempre.
É claro que a senioridade e o empenho de cada pessoa do time é importante para uma transformação digital bem sucedida, porém, o seu negócio não precisa desenvolver todas as tecnologias do zero para começar a buscar os melhores resultados com IA. Inclusive, essa é uma estratégia adotada por apenas 45% das empresas entrevistadas pela Deloitte. A grande maioria (65%) opta por adquirir as soluções em IA como um produto, um serviço, como oferecido pela SAP.
Para explorar o universo da Inteligência Artificial com segurança e estrutura adequadas, a empresa Accenture, por exemplo, procurou reestruturar a operação junto à SAP, adotando um sistema integrado que tornou o fechamento e controle de dados 70% mais rápido via soluções SAPS/4HANA. Isso porque, segundo o caso de sucesso divulgado pela própria SAP no site, após concluída a reestruturação da operação, a empresa finalmente se sentiu apta a explorar de forma mais profunda as diversas inovações oferecidas em Inteligência Artificial. Ou seja: o time deixou de ser majoritariamente operacional e passou a operar de maneira mais planejada e estratégica, um dos principais objetivos da implementação de um Software as a Service.
Na 5a edição de um estudo regular desenvolvido pela Deloitte, os líderes de empresa entrevistados apontaram quais os principais ganhos obtidos através da transformação digital e do investimento em tecnologias em Inteligência Artificial:
50% dos entrevistados registraram aumento na capacidade tecnológica e estratégica para investir em novos negócios, adentrar novos mercados e expandir serviços.
Como falamos, ferramentas como SaaS (Software as a Service) têm como objetivo principal organizar a rotina e o trabalho operacional dos colaboradores para garantir que o tempo de cada talento seja investido em projetos de valor para o aumento da competitividade do negócio. E para 33%, um dos principais impactos positivos se deu na agilidade dos processos internos, que com um sistema integrado e acessível para todos em tempo real, independente do dispositivo utilizado, tornou-se mais eficiente e produtivo.
Trabalhar com análises preditivas é muito importante para evitar oscilações inesperadas nos principais KPIs e no trabalho diário dos times.
Em 37% das respostas da pesquisa, a redução de custos foi um dos ganhos mais importantes com o uso de soluções em Inteligência Artificial. Ou seja: o que pode soar como um investimento significativo no início, mostrou acelerar o ROI dentro das empresas.
Se você deseja preparar o seu negócio através da transformação digital para poder potencializar resultados, conte com a Engine. Nossos especialistas, parceiros SAP há mais de 10 anos, têm todo o conhecimento necessário para te ajudar nessa jornada. Entre em contato pelo link e conheça as melhores tecnologias para o seu negócio!