+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

O que é Custo Total de Propriedade e por que sua empresa precisa disso para economizar

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Foi-se o tempo em que as empresas garantiam seus bons resultados por meio de altas margens de lucro. Um mercado cada vez mais global e competitivo como o de hoje exige das organizações uma gestão muito mais assertiva, produtiva e econômica; não adianta apenas vender muito, é preciso vender bem e administrar melhor!

Neste sentido, é imperativo avaliar cada passo do negócio por meio de métricas que dêem um norte a seguir. O Custo Total de Propriedade (TCO) é uma das métricas fundamentais que uma empresa inteligente deve utilizar, pois é por meio dela que é possível mensurar todas as variáveis que envolvem a compra de uma nova ferramenta. Ao utilizá-la, sua empresa poderá avaliar o sistema desejado e qual o seu valor ao longo do tempo.

O Custo Total de Propriedade (TCO) analisará o custo do ciclo de vida da ferramenta que sua empresa pretende adquirir, considerando o custo de aquisição e todos gastos necessários para manutenção deste produto, afinal um carro não se movimenta sem combustível. Mas o que é, efetivamente, o Custo Total de Propriedade? Como implantá-lo em sua empresa, por que fazê-lo e quais são suas vantagens? Por que sua empresa precisa do TCO para ter uma gestão ainda mais assertiva? É o que nossos especialistas respondem agora.

O que é custo total de propriedade (TCO)

Quando você compra um carro, não pode pensar apenas no valor que terá de desembolsar para adquiri-lo. É preciso levar em consideração outras variantes, além do seu desejo por um determinado modelo. O quanto o veículo é econômico ou não, sua manutenção, o quanto será gasto com seguro e até o valor de revenda precisam ser avaliados, para uma compra melhor, certo? É analisando o automóvel de uma forma mais ampla que você poderá avaliar se fará uma boa compra ou não.

Do inglês Total Cost of Ownership, o Custo Total de Propriedade (TCO) nada mais é do que uma métrica para avaliar de uma forma muito mais assertiva a compra de uma ferramenta, um sistema ERP, por exemplo. Ou seja, o TCO é utilizado pelas empresas para avaliar o valor agregado de um determinado investimento: o preço de compra de um ativo somado aos custos de operação.

É importante observar que um TCO não examina os riscos da decisão de compra daquela ferramenta. Seu papel é exclusivamente fazer uma análise do custo efetivo total, o que significa que o Custo Total de Propriedade examinará, com a profundidade necessária, o valor a ser pago além do preço inicial do produto. Empresas do mundo inteiro utilizam essa métrica em busca de mais assertividade e, claro, melhores resultados.

Por que o Custo Total de Propriedade é tão importante?

O que vale mais a pena, comprar um aparelho doméstico qualquer mais básico e barato ou optar por um modelo mais sofisticado e caro? O preço de venda significa muito, é verdade, e influencia fortemente na nossa decisão. Mas se você levar em conta, por exemplo, que um liquidificador mais simples vai durar dois anos e o mais robusto irá durar dez anos, tudo muda de figura, e o aparelho mais caro na verdade será muito mais econômico.

Utilizar o TCO na empresa é extremamente relevante porque ajudará a identificar o real valor do bem a ser adquirido, indicando seu custo total. Sua decisão de compra será muito mais assertiva e isso representará melhores resultados. Efetivamente, o Custo Total de Propriedade traz economia para a empresa.

O TCO é uma métrica fundamental, por exemplo, para mensurar investimentos em TI, um setor que demanda investimentos altos e constantes.

As principais vantagens de um TCO

O Custo Total de Propriedade:

  • Permite uma decisão de compra muito mais assertiva e voltada para melhores resultados.
  • Determina se aquela compra será efetivamente vantajosa para a empresa.
  • Permite avaliar quanto aquele investimento vai custar a médio e longo prazos.
  • Dá à empresa meios para decidir, por exemplo, se compra ou aluga um software.
  • Indica os impactos positivos e negativos da compra de um produto, uma máquina ou um serviço.
  • Demonstra os custos diretos, indiretos e não aparentes do investimento a ser feito.
  • Mostra o valor real de uma aquisição.

Fique por dentro das novidades do mercado. Clique aqui e assine nossa newsletter.

Como o Custo Total de Propriedade é calculado?

O Custo Total de Propriedade tem variáveis diretas, que são facilmente quantificadas, e indiretas, relacionadas ao usuário final e não quantificadas. O preço a ser pago pelo sistema é um exemplo de uma variável direta, assim como seu valor de manutenção é um exemplo de um variável indireta, mais complicada de ser quantificada. 

Assim, o cálculo de um TCO precisa ser tão metódico quanto estratégico. Sua empresa precisará seguir os seguintes passos:

  • Definição do objetivo: uma decisão de compra precisa ter um propósito, um objetivo estratégico. Será que sua empresa de fato precisa daquele produto? Qual será o seu uso, e por quê? Definir o objetivo da compra é o primeiro passo de um TCO.
  • Examinando as variáveis: quais são os custos diretos e indiretos daquela compra? Quanto efetivamente o produto custará? Se você está adquirindo um software, precisa levar em consideração o treinamento, o suporte e gastos de implantação, por exemplo, além das atualizações. 
  • Período de amostragem: é preciso considerar um período de amostragem para que o retorno do investimento seja analisado. Em geral, o período analisado é de seis meses ou um ano. 

Com o eBaaS, da Engine, sua empresa só tem a ganhar

O Engine Business as a Service (eBaaS), da Engine, é um sistema de gestão empresarial completo, embarcado das melhores práticas, acessível para todo tipo de organização, seja ela uma pequena, uma média ou uma grande empresa. Ele permite, por exemplo, a análise do desempenho de processos, comparando-os com padrões da indústria e recomendando de forma personalizada a adoção de novos modelos de negócios. 

O eBaaS oferece um Custo Total de Propriedade consideravelmente menor em comparação com outras opções, executando as cargas de trabalho em um data center de classe mundial, com os melhores custos operacionais do setor. O Engine Business as a Service, aliado ao SAP, oferece os componentes de uma empresa inteligente, com todos os serviços e ferramentas com os níveis de serviço, operações e tratamento de problemas. 

A Engine pode ajudar sua empresa a ser inteligente, mais eficiente, alcançando os melhores resultados. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas sobre suas necessidades, anseios e dores. Temos uma solução inteligente para o seu negócio. 

Veja também