SAP S/4HANA: como lidar com lado humano da transformação

SAP S/4HANA: como lidar com o lado humano da transformação
Por Fábio Barnes
0 Comentário

A mudança organizacional é um componente essencial de qualquer transformação ou implementação do SAP S/4HANA. Com muita freqüência, as organizações limitam seu escopo de mudança para se concentrar no treinamento do usuário final. 

Quando estamos próximos dos detalhes do dia-a-dia de uma transformação digital, assumimos que só precisamos treinar pessoas depois de descobrir os novos processos e tecnologias. 

Porém, enquanto passamos meses ou anos trabalhando nesses detalhes como parte de uma equipe de transformação, outros funcionários são deixados de lado. Eles precisam de muito mais do que alguns dias de treinamento antes da entrada na operação.

Existem vários problemas com essa abordagem. Primeiro, negligencia as muitas dimensões de mudança necessárias para mover os funcionários durante a transição. O segundo problema é que muitos esforços de gerenciamento são terceirizados para integradores de sistemas SAP que não necessariamente entendem o software. Por fim, a metodologia do SAP também não trata adequadamente o gerenciamento de mudanças organizacionais. 

Então, como uma equipe de projeto atende às complexas necessidades de gerenciamento de mudanças de qualquer transformação do SAP S/4HANA? Aqui estão algumas sugestões e itens a serem lembrados:

Gerenciamento do componente humano

A primeira etapa é reconhecer que o gerenciamento de mudanças organizacionais do SAP será a chave mais importante para o seu sucesso. Se você está muito focado na estrutura do banco de dados HANA ou em como reunir os vários módulos e sistemas no ecossistema SAP, está perdendo a coisa mais importante. Abordar as deficiências técnicas do S/4HANA pode ser importante, mas não tão importante para o sucesso como gerenciar o componente humano do seu projeto. Portanto, invista e se concentre nele adequadamente.

Integradores de sistemas não são a solução dos seus problemas

Muitas empresas falham em reconhecer que seu integrador de sistemas SAP não é uma bala de prata para atender a todas as suas necessidades, incluindo o gerenciamento de mudanças organizacionais. Lembre-se de que os integradores de sistemas e consultores da SAP são bons em configurar e criar o S/4HANA – e não em gerenciar as mudanças do SAP. Além disso, essas empresas são incentivadas a forçar a adoção do máximo de software SAP o mais rápido possível – mas não de uma maneira sustentável -, portanto, esse viés não é uma maneira eficaz de gerenciar mudanças. O problema é que muitas organizações ficam limitadas ao pensar que o integrador de sistemas pode (ou deve) lidar com mudanças organizacionais, quando não deveria. Eles têm problemas suficientes para descobrir como implantar efetivamente o S/4HANA, portanto, concentrem-se nisso.

SAP S/4HANA: Treinamento deve ser um dos componentes finais

É fácil adiar as atividades de gerenciamento até chegar à fase de treinamento do projeto. Este é um grande erro que está configurando sua equipe para o fracasso. O treinamento é apenas um dos vários fluxos de trabalho críticos de gerenciamento das mudanças SAP. O treinamento deve parecer quase uma formalidade – aquela em que os funcionários já passaram por momentos de “surtos” de compreensão de como seus empregos serão afetados, mas estão apenas aprendendo os detalhes de como o novo mundo será. Se eles estiverem ouvindo alguma dessas mudanças pela primeira vez, você estará sujeito a um duro baque.

SAP S/4HANA: Decida o que você quer para sua organização quando ela crescer

Muitas empresas realizam transformações do S/4HANA antes de estarem prontas. Elas ainda estão tentando descobrir como adaptar modelos de serviços compartilhados ou aprimorar as experiências dos clientes. Sobrepor qualquer tecnologia sobre essa base organizacional é uma receita para o desastre; não se iluda pensando que a tecnologia também resolverá esses problemas. É por isso que o design organizacional e outros componentes mais estratégicos e não tecnológicos do gerenciamento de mudanças são tão importantes para o sucesso. Claro, você pode abordar a tecnologia S/4HANA em paralelo, mas não espere muito para abordar os detalhes estratégicos que precisam ser definidos.