Líderes: como obter melhores resultados?

Líderes da Indústria
Por Enginebr
0 Comentário

A Engine ajuda nessa transição com o SAP S/4HANA. SAP, por definição, é o nome do software ERP, que desenvolve soluções para gerenciar operações de negócios e relacionamentos com clientes. O sistema SAP consiste em vários módulos totalmente integrados, que cobrem praticamente todos os aspectos do gerenciamento de uma unidade de negócio. É o software ideal para líderes.

O significado do acrônimo SAP é Systems Applications and Products in Data Processing.

Vejamos: cliente entra em contato com a equipe de vendas para verificar a disponibilidade do produto; a equipe de vendas se aproxima do departamento de inventário para verificar a disponibilidade do produto; caso o produto esteja sem estoque, a equipe de vendas se aproxima do Departamento de Planejamento da Produção para fabricar o produto; a equipe de planejamento da produção verifica com o departamento de estoque a disponibilidade de matéria-prima; se a matéria-prima não estiver disponível no estoque, a equipe de Planejamento da produção compra a matéria-prima dos fornecedores; em seguida, o planejamento da produção encaminha as matérias-primas para a produção.

Depois de pronta, a equipe de produção envia as mercadorias para a equipe de vendas; essa, por sua vez, entrega ao cliente; a equipe de vendas atualiza o financiamento com a receita gerada pela venda do produto. A equipe de planejamento da produção atualiza o financiamento com pagamentos a serem feitos a diferentes fornecedores de matérias-primas; todos os departamentos abordam o RH para qualquer questão relacionada a Recursos Humanos.

Esse é um processo comercial típico para qualquer empresa de manufatura. Algumas inferências-chave que poderiam derivar desse cenário seriam: muitos departamentos ou unidades de negócios; esses departamentos ou unidades de negócios se comunicam e trocam dados continuamente entre si. 

O sucesso de qualquer organização reside na comunicação eficaz e na troca de dados dentro desses departamentos, bem como de terceiros associados, como fornecedores, terceirizados e clientes. Com base na maneira pela qual a comunicação e os dados trocados são gerenciados, os sistemas corporativos podem ser amplamente classificados como: descentralizado e centralizado – também chamado de ERP.

O digital core do sistema de gestão da SAP permite que sua empresa tenha processos organizados e seguros, agilidade no acesso à informação, facilidade de uso e treinamento. Com o SAP S/4HANA sua organização terá uma base sólida que irá possibilitar o crescimento dos seus negócios e a sua expansão comercial, capturando dados de maneira simples e eficiente. 

O sucesso de qualquer organização reside na comunicação eficaz e na troca de dados dentro de departamentos, bem como de terceiros associados, como fornecedores, terceirizados e clientes. Com base na maneira pela qual a comunicação e os dados trocados são gerenciados, os sistemas corporativos podem ser amplamente classificados como: descentralizado e centralizado – também chamado de ERP.

Em um sistema descentralizado, existem dois grandes problemas: os dados são mantidos localmente nos departamentos individuais; e os departamentos não têm acesso a informações ou dados de outros departamentos.

São numerosos sistemas de informação díspares criados individualmente ao longo do tempo e difíceis de manter; a integração dos dados consome tempo e dinheiro; inconsistências e duplicação de dados; a falta de informações oportunas leva à insatisfação do cliente, perda de receita e reputação; alto custo de estoque, material e recursos humanos.

Essas são algumas das principais desvantagens para as quais precisamos de uma solução. Bem, a solução está em sistemas centralizados. 

Com o SAP S/4HANA, os dados são mantidos em um local central e compartilhados com vários departamentos; os departamentos têm acesso a informações ou dados de outros departamentos; os fornecedores podem enviar diretamente suas faturas sistema central da empresa, que pode ser acessado pelo departamento financeiro. Assim, os pagamentos são feitos no prazo e possíveis ações legais são evitadas. Por isso líderes precisam da modalidade.

A colaboração é capaz de reunir dados de procura e prognóstico de várias fontes em uma plataforma baseada na nuvem, ajudando a apoiar um melhor planejamento de promoção, previsão e monitoramento da oferta.

Esse conhecimento melhora a conectividade e fortalece a lealdade com seu cliente. Para os líderes, ao fornecer aos fabricantes ferramentas e plataformas orientadas para suas cadeias de valor e requisitos, as empresas podem se integrar com sucesso nos negócios de seu público a longo prazo, aprofundando ainda mais a compreensão de seus ativos.

Os produtos e serviços oferecidos pela Engine visam aumentar a competitividade e governança de médias ou grandes empresas, oferecendo soluções de automação e suporte tecnológico para que gestores e colaboradores foquem no que de fato importa: o fator humano.

Líderes: como escolher o ERP ideal para sua empresa?

Primeiro, os líderes precisam ter em mente que não existe uma resposta única para essa pergunta, pois tudo dependerá das necessidades da empresa. Assim, é preciso verificar algumas informações:

  • qual o objetivo do negócio;
  • quais as ferramentas necessárias para a empresa;
  • qual o investimento disponível;
  • necessidade de informações a qualquer hora e lugar.

A ideia principal, que deve nortear sua escolha, é obter vantagens como competitividade; escalabilidade; maior controle de processos e desempenho; visão mais ampla das alavancas de valor; maior retorno sobre o investimento, em menos tempo, e estar em conformidade com os requisitos mínimos de uma empresa inteligente.

Se você se interessou pelo tema e acha que a Engine pode te ajudar, não deixe de solicitar um diagnóstico gratuito do seu negócio!