Fábricas inteiras estruturadas em sistemas inteligentes que gerenciam o nível das matérias-primas e solicitam novas entregas automaticamente. Máquinas equipadas com sensores que emitem alertas aos técnicos de manutenção quando suas peças precisam ser substituídas. Todos os processos internos de produção otimizados por meio de análises de dados relacionadas ao layout do ambiente de trabalho, à qualidade do produto, à produtividade humana e até mesmo ao feedback do consumidor. Estamos nos referindo à Indústria 4.0.
A Quarta Revolução Industrial — como também é conhecida — está revolucionando o modelo de trabalho. A forte presença de tecnologias avançadas de automação e Inteligência Artificial no chão de fábrica tem trazido uma série de vantagens para as empresas. No entanto, o capital humano tem sofrido com esses impactos, especialmente no que se diz respeito à substituição de suas funções neste contexto.
O líder, por sua vez, tem um papel crucial em todo este cenário, que parece ser inspirado em um conto futurístico. Por isso, neste conteúdo, você irá conferir tudo o que líderes precisam saber sobre a Indústria 4.0 e de que maneiras ela tem afetado o modelo de trabalho convencional. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
É um conceito que abrange a aplicação das principais inovações tecnológicas à manufatura, como Tecnologia da Informação, automação, Inteligência Artificial, Big Data e Análise de Dados, e suas principais vertentes. Em outras palavras, Indústria 4.0 é a modernização dos processos produtivos internos das fábricas por meio das tecnologias de última geração.
Se você está se perguntando sobre qual a diferença entre esse formato da indústria e o tradicional, a grande premissa da Quarta Revolução Industrial está na independência das máquinas. Há muito tempo as funções dos operários vêm sendo substituídas à medida que novos maquinários e ferramentas são desenvolvidas, mas, nunca antes as fábricas puderam ser inteiramente geridas sem nenhum operador humano no comando.
Neste sentido, a Indústria 4.0 é o salto evolutivo mais alto que a automação já deu na história, visto que estamos vivendo uma realidade na qual os robôs são capazes de desempenhar funções cada vez mais complexas. E isso não se limita somente ao nível operacional no chão de fábrica com atividades “braçais”, como apertar parafusos e soldar placas de aço, mas também das tarefas que, durante muito tempo, acreditávamos serem exclusivas do intelecto humano. Tudo isso se deve aos algoritmos que permitem que as máquinas analisem dados em uma velocidade humanamente impossível.
O crescimento de novas tecnologias, como manufatura aditiva, ERPs de gestão industrial, Internet das Coisas e Big Data, é o que tem fundamentado a Indústria 4.0. E, com isso, tem havido uma série de mudanças na forma de entender o funcionamento das fábricas e nos processos que fazem com que um produto chegue até o consumidor final.
A Indústria 4.0 tem características muito particulares. Veja a seguir quais são os aspectos que melhor definem essa revolução industrial:
Como já foi mencionado, os impactos da Indústria 4.0 se estendem muito além do chão de fábrica. Todos os departamentos relacionados ao desenvolvimento, produção, transporte e distribuição dos produtos são afetados de alguma forma.
É por isso que os líderes precisam dominar os conhecimentos sobre oportunidades e desafios ligados aos avanços tecnológicos no setor industrial, especialmente devido ao fato de que esses avanços estão transformando o modelo de trabalho.
Entre os impactos que a Indústria 4.0 está causando, podemos citar:
Como você pôde conferir neste material, tudo o que os líderes precisam saber sobre a Indústria 4.0, de forma resumida, é que essa revolução tecnológica, impulsionada pela transformação digital, está mudando os modelos de trabalho e o papel dos ativos humanos no setor industrial. Não se trata de substituição da mão-de-obra, mas sim da evolução da força de trabalho que, em vez de focar em tarefas manuais, está se voltando para funções que exigem destreza técnica e intelectual.
Você gostou deste artigo sobre o que os líderes precisam saber sobre a Indústria 4.0? Então não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre qual é o perfil de um gestor na Indústria 4.0!