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    Transforme o nível operacional da sua organização com SAP

    20 de Dezembro de 2023

    Base: aquilo que serve de “apoio” ou de “fundamento”, segundo a definição encontrada no dicionário. É isso que o nível operacional de qualquer empresa representa: a base de tudo, que sustenta todo o resto da pirâmide. Isso significa que a excelência do trabalho operacional é determinante para que os melhores resultados sejam alcançados, impactando diretamente o trabalho de todos os outros níveis hierárquicos. 

    O nível operacional de uma corporação tem como principal meta a gestão, organização e administração de toda demanda funcional (ou seja, aquela demanda mais técnica e prática) responsável por manter o bom funcionamento do negócio dentro do direcionamento dado pelo planejamento dos setores mais estratégicos. Dentro dessa base, temos desafios que incluem a gestão do capital humano, a gestão de estoque e demanda, a operação de vendas, o atendimento ao cliente etc – demandas que, tradicionalmente manuais e burocráticas, podem se tornar muito mais eficientes após a transformação digital.

    Um exemplo de transformação que pode transformar a rotina e ainda acelerar o ROI é a adoção de um sistema integrado que, se bem implementado, potencializa a agilidade do nível operacional. Com a solução certa e o suporte de especialistas no período de transição, torna-se possível unificar todos os dados relevantes para a gestão e administração de informações: nível de demanda, do fluxo de estoque; informações sobre colaboradores e suas trajetórias profissionais desde o primeiro dia na empresa; fluxo de entrada e saída de caixa, entre outras tarefas operacionais importantes para a manutenção da estrutura do negócio.

    Principais indicadores de nível operacional

    Trabalhar na gestão do nível operacional significa trabalhar para manter o dia a dia da empresa em pleno funcionamento, sempre de acordo com as metas estabelecidas pelo board e garantindo que os níveis operacional e estratégico caminhem sempre juntos, na mesma direção, mesmo que sem contato direto. Para isso, é preciso estar atento às diferentes camadas que compõem um nível operacional, estabelecendo a análise regular de indicadores que quantifiquem e compilem dados úteis para dimensionar a capacidade produtiva daquela operação, o desempenho em vendas, a eficiência do controle de recursos, a capacidade de atendimento, entre outros dados. 

    Foi pensando em facilitar o trabalho dos diferentes times da operação e acompanhar de perto os indicadores de sucesso de cada área em tempo real que muitas empresas implementaram os módulos SAP em diferentes âmbitos do nível operacional. Líder do mercado, a empresa desenvolveu softwares flexíveis, capazes de atender à demanda de empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação – não à toa, a SAP é reconhecida mundialmente por usufruir das melhores tecnologias do mercado para aprimorar a agilidade organizacional das empresas com dinamismo e segurança.

    Entre os módulos mais escolhidos entre os clientes SAP que se encontram diante do desafio de estimular o crescimento saudável do negócio e desenvolver a sustentabilidade empresarial, estão:

    SAP Sales and Distribution (Vendas e Distribuição)

    Implementado com o objetivo de tornar mais eficiente a gestão de pedidos, da logística e outras pendências relativas ao setor comercial.

    SAP Controlling (Contabilidade)


    Você acompanha o valor do seu estoque em tempo real? Isso é importante para entender quais os custos de produção e o lucro relativo àquele produto ou serviço que você oferece. O módulo capacita os times, ainda, com dados obtidos durante a rotina da operação para que os colaboradores se sintam aptos a criar estratégias de lucratividade cada vez mais assertivas para o negócio.

    SAP Financial Accouting 

    Com este módulo SAP, é possível tornar o trabalho de FP&A muito menos burocrático e passível de erros, garantindo a estrutura necessária para uma gestão eficiente de recursos e finanças. 

    SAP Human Resource Management (HRM)

    Além de garantir o bom funcionamento da jornada de compra e oferecer a melhor experiência para os clientes, é importante zelar pela jornada profissional do seu colaborador, afinal, as taxas de retenção e de engajamento também são muito importantes para o crescimento sadio e o bom funcionamento do negócio. Com a implementação do módulo HRM, é possível estruturar o time de RH para oferecer planos de desenvolvimento cada vez mais individualizados, feitos com base nos dados de desempenho obtidos durante toda a trajetória do contratado dentro da corporação.

    Esses são apenas 4 dos 9 módulos funcionais oferecidos pela SAP em modelo ERP que incentivam diretamente o crescimento das empresas. O conjunto inteiro atende, ainda, a demandas de controle de qualidade, gestão de projetos e planejamento de produção e estoque. 

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