Blog

Quais são as tendências que líderes precisam estar atentos nos próximos anos? - Engine Br

Written by Enginebr | May 6, 2020 9:00:45 AM

Durante um período de contínua disrupção organizacional, líderes devem explorar como as rápidas mudanças podem servir como bússola e inspiração para ajudá-los a visualizar futuras oportunidades. Este resumo anual de tendências da Forbes analisa o que são os principais fatores de negócios a serem considerados nos próximos três a cinco anos.

Disrupções são cada vez mais constantes

As organizações devem continuar a monitorar tendências e disrupções e procurar maneiras de aproveitá-las para obter vantagens estratégicas. Uma ferramenta essencial é o processo de planejamento. Esse processo em si parece diferente agora do que no passado. Ele fornece uma estrutura necessária para os líderes usarem, considerando as disrupções atuais e futuras. O processo de planejamento permite que os líderes visualizem o futuro e desenvolvam uma estratégia de negócios para transformar novas tendências em vantagens comerciais.

Liderança adaptativa é necessária

À medida que as empresas evoluem para responder à disrupção, os líderes precisam elevar a qualidade de sua liderança. Os desafios que as empresas enfrentam são adaptativos: os líderes precisam mudar a si mesmos e a suas organizações. Estamos enfrentando problemas que não podemos resolver com o nosso pensamento atual. O Dr. Ron Heifetz, de Harvard, fala sobre liderança adaptativa como uma estrutura de liderança prática que ajuda indivíduos e organizações a se adaptarem a ambientes em mudança para que possam responder efetivamente a problemas recorrentes. Esta pesquisa foi considerada nas 10 leituras obrigatórias da Harvard Business Review.

As organizações precisam inovar quem são – e o que oferecem

As organizações precisam incorporar inovação em seu DNA. Isso significa que eles precisam se sentir confortáveis ​​em atualizar o que fazem e como fazem para atender às metas estratégicas em evolução. Além de elevar sua liderança, os líderes devem atualizar os sistemas, processos e crenças culturais gerais que sustentam suas organizações.

Esse nível de mudança pode significar uma revisão significativa de como as empresas operam. A inovação deve ser uma prioridade para transformar as organizações. A inovação eficaz exige a criação de uma responsabilidade clara, a designação de pessoas, a medição de resultados e a alocação de recursos financeiros. Atrair e reter as pessoas certas se tornará cada vez mais difícil com a mudança de requisitos de trabalho e o aumento das lacunas de habilidades. As organizações devem enfatizar o impacto que as disrupções terão em sua força de trabalho. Isso inclui o foco em tópicos como a criação de diversidade e inclusão reais.

A transformação digital impulsiona o valor dos líderes

As organizações devem se tornar mais eficazes para alavancar ferramentas digitais. As linhas entre os mundos físico, digital e biológico estão ficando cada vez mais entrelaçadas. Muitas organizações agora estão usando alguma forma de robótica, Big Data ou Inteligência Artificial. Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todos os aspectos de um negócio. As organizações mais bem-sucedidas quebrarão o código de implementação dessas ferramentas de maneira eficiente.

Novos líderes precisam saber que a resiliência humana permanece crítica

À medida que as organizações aceleram o ritmo da mudança, as pessoas geralmente ficam sobrecarregadas com o trabalho atual e o trabalho de transformação. As pessoas que possibilitam a mudança atingem um ponto de desempenho decrescente que afeta sua capacidade de entregar. Os empregadores devem fornecer ambientes de trabalho que maximizem o desempenho dos funcionários.

Um fator importante é a criação de um ambiente que garanta que os funcionários conectem o trabalho que realizam aos seus valores. Melhor ainda, quando possível, crie oportunidades para os funcionários que não interagem rotineiramente com clientes. Os funcionários também precisam possuir sua resiliência pessoal. Eles podem desenvolver resiliência garantindo que cuidem de sua saúde física, adotando uma prática de atenção plena que permita observar e gerenciar seus pensamentos e construindo conexões saudáveis ​​dentro e fora do trabalho.

Sustentabilidade é crítica para novos líderes

Continuamos a observar uma aceleração na volatilidade climática, altos custos para as empresas devido a eventos climáticos, perda de biodiversidade e danos ambientais. Enfrentar esta tendência exigirá que todos ajam. Em 2015, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, plano para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam desafios globais, incluindo os relacionados à pobreza, desigualdade, clima, degradação ambiental, prosperidade, paz e justiça.  Os objetivos se interconectam e são projetados para não deixar ninguém para trás. Eles foram assinados por 193 países. Essas ações são só um começo.