O setor industrial vem enfrentando um longo processo de mudanças e percalços ocasionados pelos contextos internacionais que afetaram toda a cadeia produtiva global. Pandemia, guerra, escassez de insumos, pressão inflacionária são alguns dos fatores que dificultam a operação das empresas. Para enfrentar todas as dificuldades e alcançar os mais altos índices de competitividade, as organizações encontram na aceleração da jornada da transformação digital a resposta para maximizar suas atividades. Com um sistema ERP de nível mundial, capaz de entregar as melhores práticas da indústria, a empresa se torna apta a superar de forma ágil, flexível e integrada toda a complexidade e turbulência atuais.
O cenário da produção industrial no Brasil se apresenta notadamente implicado em incertezas. Conforme a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as grandes categorias econômicas acumulam quedas no ano. Até maio de 2022, a produção industrial apresentou queda de 2,6%, sendo que em 12 meses o acumulado foi de -1,9%. Em comparação a maio de 2021, os principais índices negativos que resultaram na queda da produção total da indústria foram de indústrias extrativas (-8,2%), metalurgia (-5,5%) e produtos alimentícios (-1,6%). Na conjuntura atual, o setor industrial situa-se ainda 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).
A atividade industrial em São Paulo é uma demonstração significativa desta conjuntura. O levantamento da FIESP com os resultados da indústria de transformação paulista de junho de 2022 revela que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada foi 80,4%, só que o acumulado do ano das Vendas Reais de Máquinas e Equipamentos está negativo em 16,8%
Em meio às contingências do momento, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avaliado pela FGV IBRE caiu 1,7 ponto em julho deste ano, sendo este o pior resultado relacionado ao indicador de percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios.
Este contexto foi confirmado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial – resultados setoriais (ICEI – setorial) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que está menor em 18 dos 29 setores industriais em julho de 2022, sendo que esta situação ocorreu em quatro das cinco regiões do Brasil e em todos os portes de indústria (pequenas, médias e grandes empresas).
O estudo Indústria 4.0 – Cinco anos depois realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou um crescimento da adoção de novas tecnologias na indústria do Brasil. Por outro lado, quando o assunto é efetivar a transformação digital, a situação é ainda incipiente. Se em 2016, 48% das empresas usavam alguma tecnologia digital, na recente pesquisa este número saltou para 69%. No entanto, dentro da perspectiva da efetivação da Indústria 4.0, com a integração das diversas tecnologias, a jornada da transformação digital da manufatura no Brasil continua num estágio inicial. Apenas 26% das indústrias utilizam de uma a três tecnologias, e somente 7% utilizam dez ou mais.
A perspectiva de retorno rápido a partir do aumento de produtividade é o principal interesse na jornada da transformação digital, segundo 72% das empresas pesquisadas. Em seguida, a Redução de Custos Operacionais e Melhora da Qualidade dos produtos ou serviços, foram citadas por 60% dos entrevistados como benefícios obtidos pela empresa com o uso de TI.
Diante de um cenário tão conturbado, a busca pela competitividade deve guiar as empresas nas suas ações e investimentos. A capacidade de operar em um ambiente que exige agilidade e flexibilidade para responder às demandas do mercado e reagir às imprevisibilidades na cadeia de suprimentos é essencial para a sobrevivência da organização. Uma forma de estar sempre pronto para agir tomando as melhores decisões é ter à disposição, de forma fácil e organizada, todos os recursos empresariais do negócio. Por isso, contar com uma solução ERP de excelência é fundamental para a empresa buscar sempre a maximização das suas atividades.
Reconhecido mundialmente como uma das melhores soluções para planejamento dos recursos empresariais, o SAP S/4HANA entrega o que há de mais inovador para impulsionar a jornada da transformação digital das empresas. Quando aplicado ao setor industrial, o sistema ERP da SAP baseado na nuvem é capaz de impactar todas as áreas da empresa, permitindo uma operação eficaz e integrada para propiciar à organização a conquista de seus objetivos de crescimento e lucratividade.
Com uma implantação modular, o SAP S/4HANA permite uma adoção bem planejada e com rápida execução de acordo com a real necessidade da empresa, independente do ponto de partida. Ao contar com um parceiro experiente, a empresa terá acesso a uma solução que entregue todos os benefícios de maneira ágil e com as melhores práticas da indústria embutidas em um pacote robusto, de maneira transparente.
A partir da implementação, a empresa passará a atuar em um cenário de grande agilidade e eficácia. A transformação nas etapas da manufatura começa no desenvolvimento dos produtos, com melhorias nos processos de engenharia, simplificando desde o design e prototipagem, a definição de materiais, até o planejamento do ciclo de vida do produto, reduzindo o tempo para lançamento no mercado. A partir daí, a produção será aperfeiçoada, com planos e cronogramas ajustados em tempo real, se antecipando aos gargalos e dinamizando a fabricação de forma balanceada em relação à capacidade produtiva e disponibilidade de insumos. Tudo com total controle, fácil acesso a dados confiáveis, relatórios gerados automaticamente e insights para aprimoramento e melhor tomada de decisão.
A gestão da cadeia de suprimentos também será altamente impactada com a série de ferramentas que a solução SAP S/4HANA disponibiliza para o negócio. Sendo capaz de monitorar o estoque de materiais e mercadorias em tempo real, de forma simples e intuitiva a partir de processos automatizados e machine learning capaz de prever o consumo, a empresa passa a operar reduzindo gastos e melhorando o atendimento aos clientes, com maior previsibilidade.
Aliar todas estas e demais funcionalidades com uma oferta simplificada, sem a preocupação com altos investimentos iniciais e gastos com hardware, segurança, manutenção, entre outros, é possível através de um modelo que transforme o negócio como serviço. Reduzir o TCO, transformando despesas de capital em despesas operacionais, aumentar o ROI com uma implantação rápida na nuvem são algumas das grandes vantagens que o eBaaS – Engine Business as a Service está pronto para entregar ao seu negócio.
Quer conhecer todos os benefícios do SAP S/4HANA que a Engine oferece com o eBaaS? Entre em contato com um de nossos consultores.