Parafraseando o artigo Twenty Things That Matter At Work and How to Make Them Better, a produtividade de um colaborador, assim como sua permanência na empresa, está diretamente ligada a fatores pessoais, familiares e profissionais. Para diminuir o turnover e reduzir custos, é preciso garantir o equilíbrio entre essas duas áreas tão importantes para qualquer ser humano.
Nesse cenário, CIOs têm, em mãos, o importante papel de promover a transformação do negócio por meio de tecnologias que proporcionem aos Recursos Humanos (e aos tomadores de decisão, atuando junto ao CFO) as melhores ferramentas de gestão de talentos e processos, contribuindo diretamente com a redução de custos a longo prazo.
Por muitos anos, a relação entre empregador e funcionário foi unilateral, tendo as necessidades da organização como prioridade. Porém, na era da transformação e conectividade — e diante da evolução das relações trabalhistas — o profissional sabe que tem voz ativa e recursos suficientes para procurar por oportunidades que melhor atendam às suas expectativas e objetivos pessoais.
O alto índice de turnover que, antes, era um mero inconveniente para os CFOs, hoje é encarado como um grande empecilho para o crescimento do negócio, visto que a ausência de boas práticas de retenção de talentos leva o negócio à diminuição da produtividade e ao aumento de custos (desligamentos, processos seletivos, onboarding, dentre outros). Além disso, profissionais insatisfeitos com questões relacionadas à cultura organizacional (relações com gestores ou colegas de trabalho, remuneração, processos de trabalho e afins), quando têm suas necessidades amparadas por outras empresas, acabam somando forças ao time de talentos de seus concorrentes.
Integrado ao conjunto de serviços Engine, o pacote SuccessFactors® Human Experience Management Suite fornece a CIOs, CFOs e CPOs um poderoso repertório de soluções de gestão para o departamento de Recursos Humanos e Análise da Experiência dos Colaboradores.
Em termos simples, este hub permite que o departamento de RH e que CPOs ofereçam aos colaboradores todo o suporte necessário ao longo de suas jornadas dentro da empresa, além de proporcionarem aos tomadores de decisões tudo o que precisam para acelerar e alavancar o crescimento de seu negócio, como:
A flexibilidade das tecnologias simplificam os processos de RH, otimizam a entrega de serviços e facilitam rotinas, permitindo que a empresa forneça experiências personalizadas que contribuem para um melhor entendimento de como cada pessoa pode contribuir para o crescimento do negócio. Com o caminho mais claro diante de si, o talento se sente mais seguro para trazer novas soluções – mais eficazes – e faz com que ele queira ficar e contribuir com o negócio.
O portfólio completo de soluções para gestão de Recursos Humanos e treinamentos corporativos, por se integrarem nativamente ao S/4Hana, permitem implementações com ganhos de produtividade, além de evitarem integrações que, quando somadas, poderiam aumentar o Total Cost of Ownership (TCO).
Fluxos de trabalho e automação inteligentes ajudam o departamento de Recursos Humanos a realizar uma gestão de processos muito mais eficiente, e não somente transações básicas do cotidiano.
Esses processos diários, quando automatizados com inteligência, liberam os colaboradores de tarefas repetitivas e manuais (por exemplo, o preenchimento de tabelas de timesheet para controle de atividades), permitindo que foquem em atividades que realmente agreguem valor aos negócios.
Boas práticas de gestão do desempenho garantem suporte ininterrupto para os processos de treinamento e feedback, simultaneamente, o que ajuda a melhorar o reconhecimento dos talentos mais promissores, ao mesmo tempo em que gera insights para a criação de ações e estratégias de compensação e recompensas, motivando os colaboradores a elevarem sua performance.
Quando o RH conta com os recursos adequados para analisar as informações sobre os funcionários, é muito mais fácil prever riscos, planejar estratégias de potencialização da força de trabalho, reduzir custos de horas extras e informar decisões, por exemplo.
Uma interface intuitiva para o autoatendimento permite que os próprios profissionais solucionem grande parte dos problemas com que lidam em suas rotinas, já que podem registrar rapidamente suas faltas e/ou justificativas ou, ainda, obterem uma visão macro e instantânea das informações do RH.
O SuccessFactors® Human Experience Management Suite fornece um conjunto de soluções segmentadas para suprir demandas e eliminar gargalos com os quais o RH e os tomadores de decisões financeiras lidam diariamente.
Vale mencionar que a melhor maneira para se preparar para as rápidas mudanças comportamentais nos ambientes de trabalho é se antecipar diante das incertezas, tendo o suporte de fornecedores consultivos de tecnologia.
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