[Inovação]
Resiliência Digital para Transformar Disrupções em Oportunidades
20 de Dezembro de 2023
A necessidade de responder coletivamente aos eventos globais que aceleraram o cenário de crise e incertezas levou à criação, pelo Fórum Econômico Mundial, de um consórcio para discutir maneiras e propor estratégias de ação para a recuperação e o crescimento econômico. A palavra que norteia as discussões é Resiliência. Com a intenção de entender como agir coordenadamente para alcançar o crescimento sustentável e inclusivo, a proposta do consórcio é fornecer às organizações orientações e objetivos comuns para superar as dificuldades de maneira estruturada.
Nesse aspecto, a resiliência digital já era entendida como uma das saídas para as empresas diante da vulnerabilidade do ambiente econômico. Muitas das possibilidades de aprimorar a eficiência das empresas para garantir a sua sobrevivência se mostram alinhadas à aceleração da jornada da transformação digital. A busca por maior produtividade está diretamente ligada a novas tecnologias como Inteligência Artificial, machine learning, robótica, automação de processos e Internet das Coisas.
Resiliência Digital Como Estratégia
Diante das inúmeras incertezas no ambiente de negócios, as organizações precisam reforçar os investimentos em transformação digital para buscar a melhoria contínua de seus negócios. Este é o momento de se estabelecer a resiliência na jornada da transformação digital para ampliar as capacidades de adaptação e de inovação. As imposições disruptivas do contexto atual revelaram sérios desafios tendo na adoção dos recursos digitais o meio fundamental para o aumento da competitividade.
Com base em uma estratégia de resiliência digital, as empresas desenvolvem de forma mais eficaz as capacidades de superar as incertezas e de se posicionar como criadoras de valor ao inovar de forma consistente. Nesse sentido, as organizações precisam se tornar digitalmente maduras abordando a transformação digital de maneira sistêmica, colocando-a no foco do seu planejamento. Com esse viés, ganha destaque o papel dos principais líderes da companhia como promotores da mudança de mentalidade organizacional ao inserir de forma criativa no processo de planejamento a estratégia digital com um olhar competitivo, visando formar um ecossistema corporativo coeso.
Para maximizar o impacto positivo dos investimentos em TI, é preciso viabilizar a inteligência digital, a assertividade para evitar custos desnecessários e, paralelamente, garantir a manutenção do foco com agilidade e a descoberta de novas oportunidades e como aproveitá-las plenamente. Assim sendo, além de melhorar o desempenho em todos os processos gerenciais, uma estratégia de resiliência digital garante a aceleração da inovação, impulsionando o crescimento transformacional em todas as áreas da organização. Essa mentalidade das lideranças é uma fonte inspiradora para todos os outros atores da companhia vivenciarem a mudança.
Como Garantir que a Estratégia da Resiliência Digital Seja Bem-Sucedida
Por se tratar de uma nova maneira de enxergar a operação do negócio, cabe à empresa tomar todos os cuidados para que a estratégia planejada seja bem executada. Para alcançar maior eficiência, é importante que a forma de operar da empresa ocorra em um ambiente que garanta a visibilidade total dos processos com a constante colaboração entre os setores, além de contar com a consciência de todos os envolvidos da importância de participar da adoção das novas tecnologias. Incutir uma cultura de proatividade e capacidade para responder às mudanças com dedicação e dinamismo. Incentivar a inovação e a criatividade para lidar com as dificuldades e problemas inesperados, sabendo gerenciar os novos cenários com agilidade.
Para manter a equipe engajada e apta a desempenhar suas funções da melhor maneira possível, a empresa deve garantir também o bem-estar dos colaboradores. Não há como ser bem sucedido na estratégia de resiliência digital sem a participação efetiva da força de trabalho e a sua capacidade de atuar para a mudança. Esse é um aspecto que colabora também para a empresa garantir os níveis de compliance exigidos para um ambiente sustentável a longo prazo.
Uma atuação pautada pela adaptabilidade exige a adoção de uma solução baseada na nuvem. Com maior flexibilidade, os colaboradores terão melhores condições de agir antecipando os problemas e tomar decisões baseadas em dados, com maior assertividade. A capacidade de ter sempre à disposição – em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo – os meios para responder às necessidades do negócio é um ativo que a empresa não pode abrir mão num contexto de disrupção.
Outro ponto de grande importância é contar com uma abordagem multicanal para a jornada do cliente. A partir de um sistema que seja capaz de acompanhar o consumidor em diversos pontos de contato, a empresa terá maior sucesso na captação e manutenção de clientes. Integrar ações online e offline de marketing, vendas e suporte para entregar sempre a melhor experiência. Num ambiente de extrema competitividade, atuar com uma mentalidade centrada no consumidor é fundamental.
No entanto, todo o sucesso da estratégia de resiliência digital está atrelado a uma crescente e constante preocupação com a segurança e a avaliação dos riscos. A empresa deve adotar as melhores soluções de cibersegurança para garantir a integridade dos processos. Apostar em uma abordagem baseada na arquitetura Zero Trust é uma maneira de mitigar os riscos atrelados a uma operação em rede e garantir a maior proteção dos dados. Apesar de ainda não estar amplamente difundida – em recente estudo, a consultoria Forrester apontou que apenas 6% das empresas fizeram uma implantação total desse tipo de solução –, a tendência é que esse conceito se torne o novo padrão, sendo adotado por 60% das empresas até 2025, conforme indica a consultoria Gartner.
Diante disso, cada vez mais as organizações devem compreender a necessidade da transformação do negócio de forma abrangente, envolvendo todos os aspectos dos processos da empresa. Para ter ao alcance as melhores práticas da indústria de forma rápida, segura e economicamente viável, optar por um parceiro que entregue todos os benefícios em uma solução como serviço representa um ganho significativo para o negócio. A Engine possui todo o conhecimento para colaborar com a estratégia de resiliência digital das empresas, implementando as soluções líderes de mercado da SAP.
Quer saber como tornar o seu negócio resiliente digitalmente? Entre em contato com um de nossos consultores.