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Qual o papel do AMS SAP na gestão de ERPs e como funciona? - Engine Br

Written by Enginebr | May 18, 2023 2:00:00 PM

Um receio comum entre os líderes é acabar perdendo a eficiência no negócio durante ou logo após a implementação de uma nova ERP (sistema com papel fundamental para assegurar o crescimento do negócio nos dias de hoje, mas que acaba também transformando a força de trabalho). Quando um cliente em potencial nos traz este receio, nós o apresentamos o AMS (Application Management Services).

Sabemos que a transformação digital, por ser uma mudança significativa e envolver todos os setores de uma empresa, pode resultar em dúvidas e outras questões internas relacionadas aos novos processos. É pensando nisso que a Engine, através do Application Management Services, oferece todo o suporte necessário para os clientes após a implementação de uma nova ferramenta SAP.

Após a contratação do novo software, o cliente que solicitar os serviços de AMS terá suas demandas atendidas em quatro fases: Transição, Estabilização, Operações e Encerramento. Para entender cada uma delas, continue com a gente.

Como especialistas em ambientes SAP, o nosso papel é atender a diversos clientes que solicitam mudanças, têm dúvidas ou precisam de ajustes nas plataformas para executar suas tarefas de forma adequada. O AMS, conforme aponta o site da SAP, funciona e processa mensagens de acordo com o Service Desk, ou seja: 

  • Aceitação/rejeição de mensagens (revisão do contrato, Service Level Agreement e key users, ou usuários-chave);
  • Monitoramento de mensagens (de acordo com o Service Level Agreement, o acordo documentado que define o nível dos serviços contratados);
  • Atribuição de mensagens aos consultores da equipa principal da AMS.

Entenda as quatro fases do AMS SAP

1 – Transição

Se você já tem algum software da SAP implementado nas operações ou no site dentro da sua empresa há um certo tempo e, ainda assim, sente a necessidade de um acompanhamento especializado para extrair o melhor da ferramenta, o AMS também é indicado para você. 

No gerenciamento de aplicativos e softwares modernos, a fase de transição é parte fundamental para o desenvolvimento de todas as funções, os processos e as ferramentas que são importantes para atender às metas do usuário.

Mas, como o próprio nome sugere, é ainda um período de transição – ou seja, é como uma preparação para certificar que a empresa tem a estrutura e os recursos adequados para lidar com novas tecnologias e metodologias.

Em todo esse período, é muito importante o envolvimento de funcionários em conversas e testes para entender de perto as principais dúvidas e necessidades daqueles que são os principais impactados por mudanças: os usuários finais das ferramentas. 

2 – Estabilização

Após a conclusão da etapa de transição, nossos especialistas estarão mais íntimos do seu negócio e suas principais demandas. Entramos, então, na fase de estabilização. 

A maior familiaridade dos consultores com a operação de uma empresa torna mais fácil o kick off das atividades pensadas ainda no período de transição e a finalização de toda a documentação relacionada para atender às dores que o cliente nos trouxe via Service Desk.

3 – Operações

Os processos acima podem ser realizados de forma totalmente remota, enquanto na fase de Operações é possível alinhar que a consultoria seja feita presencialmente por uma quantidade determinada de dias, garantindo suporte local aos usuários.

Para garantir a qualidade do AMS e, ainda, nos manter atentos para, como consultores, sempre identificar oportunidades de melhorias e aprimorações nos cenários SAP, as reuniões entre cliente/usuário e os consultores Engine são fundamentais para garantir o avanço dos serviços AMS.

4 – Encerramento

Como o nome diz, a fase de encerramento para o fim da relação entre consultor e cliente SAP, logo após a conclusão dos serviços mapeados ainda na fase de transição. 

Este é o momento de entregar a solução aprimorada para o cliente e garantir que a empresa está capacitada para administrá-la de forma independente e tomar decisões cada vez mais estratégicas para garantir os melhores resultados.

Dentro de todas as etapas do AMS SAP, o cliente acompanha tudo de perto, para evitar ruídos e manter as expectativas sempre alinhadas. Por isso, ao solicitar o AMS, o cliente passa a receber também um report de atividades com uma visão analítica dos avanços do projeto, pois, em um cenário no qual o objetivo é garantir o máximo de eficiência em cada uma das fases, a inteligência de dados é fundamental. Com ela, a tomada de decisões se torna mais segura e baseada em acontecimentos reais, não em especulações.

Vale lembrar também que, independente do segmento em que você atua ou qual o cenário SAP opera, existe uma estratégia de Application Management Services adequada para transformar o nível operacional do seu negócio

Para solicitar serviços AMS, basta entrar em contato com os especialistas Engine neste link. Após as primeiras conversas, você entenderá em detalhes quais são os caminhos para melhorar a sua experiência com os melhores softwares de gestão disponíveis no mercado, os SAP.  Vem!